Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo:

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.


Para que serve

Para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de um exemplo prático a aplicação das técnicas de refatoração para padrões Internalizar Singleton e Compor Método.

Em que situação o tema é útil

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.

Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo

A continuação do assunto refatoração para padrões leva a apresentação de mais duas técnicas: Internalizar Singleton e Compor Método. Antes de introduzir tais técnicas, é importante estabelecer quais os padrões de projeto envolvidos e quais as técnicas de refatoração que fazem parte do processo de aplicação destas técnicas de refatoração para padrões.

A refatoração para padrões Internalizar Singleton utiliza as técnicas de refatoração Mover Método (ler Nota 1) e Mover Atributo, e a técnica de refatoração para padrões Compor Método não utiliza nenhuma técnica de refatoração específica.

Internalizar Singleton difere das outras técnicas apresentadas nos outros artigos desta série sobre refatoração para padrões por não implementar um padrão de projeto. Sua missão é justamente contrária a esta tarefa, o que será abordado mais adiante. Por sua vez, a refatoração para padrões Compor Método envolve o uso de um padrão de projeto chamado Método Composto. Portanto, a partir deste momento, será apresentada a refatoração Mover Atributo e o padrão de projeto Método Composto, como subsídio para as refatorações para padrões que na sequência serão abordadas.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo