De que se trata o artigo

Temos visto ultimamente o desenvolvimento cada vez maior de aplicações para dispositivos móveis integradas a redes sociais e que fazem uso de câmeras. Neste contexto, este artigo apresenta como devemos proceder para acessar a câmera do iPhone e aplicar o filtro Sérpia (que simula fotos envelhecidas) em tempo de execução.

Em que situação o tema é útil

O entendimento deste artigo é útil para todos aqueles que tenham interesse no desenvolvimento de aplicações iOS que acessam a câmera do dispositivo. Além disso, é útil para entender como podemos processar as imagens em tempo real. Assim, você pode experimentar esta possibilidade desenvolvendo aplicativos com realidade aumentada ou qualquer outra coisa que você tenha em mente.

Usando a câmera do iPhone com Objective-C

Este artigo apresentará como manipular câmeras no iPhone. Inicialmente será feita uma discussão sobre a importância em conhecer este tipo de facilidade. Em seguida, é apresentado como desenvolver um projeto utilizando o xCode. Durante o desenvolvimento do aplicativo, veremos como aplicar um filtro na imagem em tempo real. Você entenderá que este tipo de recurso pode ser utilizado no desenvolvimento de diferentes tipos de aplicações voltadas para redes sociais ou realidade aumentada.

Atualmente, o sistema operacional iOS, presente em iPhones e iPads possui diversas APIs (Application Programming Interface ou, no português, Interface de Programação de Aplicativos) que o programador pode interagir/integrar com o sistema operacional e "tirar proveito" de todos os seus recursos.

Alguns dos principais recursos do sistema operacional da Apple para dispositivos móveis que o desenvolvedor pode explorar são: câmera, biblioteca de imagens, GPS (Global Positioning System), fazer ligações, enviar mensagens de texto, ou SMS (Sort Message Service, ou apenas Serviço de Mensagens Curtas), dentre outros. As possibilidades citadas são apenas as que são mais utilizadas e normalmente se encontram integradas a redes sociais como Facebook e Twitter.

Quem é desenvolvedor de aplicativos sabe que foto sempre é uma ótima ideia para se adicionar em aplicativos móveis, principalmente para iOS. A moda é sempre criar aplicativos para compartilhar fotos em suas redes sociais, essa atualmente é a sua maior utilidade. O detalhe é que hoje as imagens, para atraírem usuários, precisam ser modificadas através da aplicação de filtros. Isso atrai interesse de uma grande quantidade de usuários além de disponibilizar entretenimento para quem utiliza.

Esse artigo mostrará como fazer para acessar diretamente a câmera do iPhone utilizando as bibliotecas (frameworks) que a Apple disponibiliza no iOS. Além disso, também veremos como aplicar um filtro na imagem. O filtro a ser aplicado será o Sérpia e você verá a aplicação do filtro em tempo de execução. Os principais aplicativos que acessam dados brutos da câmera desenvolvidos são integrados com as redes sociais.

Assim, este artigo apresentará o que devemos fazer para criar um novo projeto usando o XCode, ambiente de desenvolvimento da Apple. Esse ambiente de desenvolvimento é atualizado de acordo com as atualizações do sistema operacional dos computadores Apple, como MacBook Pro, Air e outros. Esse sistema operacional é chamado genericamente de Lion, em sua última versão chama-se Mountaim Lion X. Além disso, o XCode também é atualizado quando existem novidades no iOS, hoje na versão 5.1.1. Todos sabemos que a Apple deve lançar oficialmente o iOS 6 no mesmo evento do lançamento do novo iPhone. O iOS 6 já está em seu terceiro beta para desenvolvedores e o ambiente de desenvolvimento também sofreu atualizações. Atualmente o XCode está na versão 4.4.1.

O Projeto

No projeto que iremos desenvolver, teremos acesso diretamente os dados disponibilizados pela câmera do iPhone (ou iPad) e, em seguida, vamos mostrar como se aplicar um filtro na imagem em tempo real. O fato de vermos o resultado da imagem alterada pelo filtro antes de gravá-la já é de grande benefício para o usuário. Para isso, precisaremos usar um framework nativo do próprio iOS (framework AVFoundation) para acessar os dados brutos da câmera de forma a permitir o processamento das imagens em tempo real. Quando falamos em dados brutos, significa dizer que iremos acessar o que a câmera está “vendo” antes de qualquer intervenção do usuário. Iremos mostrar os dados brutos da câmera em um UIImageView, provando que é possível fazer isso.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo