Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre novidades.
Do que se trata o artigo
O artigo apresenta as modificações e aprimoramentos implementados na linguagem do Java 7, em uma abordagem comparativa, permitindo ao programador verificar as principais mudanças e vantagens, com o intuito de avaliar quais novos recursos poderão ser empregados em suas aplicações.

Em que situação o tema útil
Conhecer as mudanças nas sintaxes da linguagem Java permitirá ao desenvolvedor modificar aplicações existentes ou planejar novas aplicações utilizando novos recursos da linguagem, com o propósito de melhorar a organização e legibilidade dos códigos fonte, além do incremento do desempenho na execução dos sistemas.

Utilizando os novos recursos do Java 7
Este artigo explicará as mudanças implementadas na linguagem do Java 7, comparando-as com a versão anterior (Java 6). Os novos recursos serão apresentados e comparados com os antigos por meio de exemplos práticos. Tais recursos propiciam um código fonte mais legível e organizado, melhora o desempenho dos sistemas por diminuir trechos repetitivos, além de ser compatível com as sintaxes de linguagem das versões anteriores do Java.

Apesar da versão 7 do Java ter sido lançada em meados do ano passado, ainda há uma série de recursos interessantes, principalmente aplicados a mudanças na sintaxe da linguagem, que certamente muitos desenvolvedores desconhecem. Tais recursos podem tornar os sistemas mais intuitivos e rápidos, pois envolvem o aprimoramento e simplificação das sintaxes existentes bem como a utilização mais inteligente dos recursos envolvidos.

As mudanças aplicadas na estrutura da linguagem foram propostas pelo projeto chamado Project Coin. Este projeto faz parte do desenvolvimento do Java desde 2009 e tem a finalidade de aprimorar as sintaxes utilizadas na linguagem, promovendo pequenas mudanças para serem utilizadas de maneira opcional. O projeto é baseado em três importantes premissas: remover excessos de código para deixar os programas mais legíveis, incentivar o desenvolvimento de sistemas mais confiáveis e integração adequada com recursos legados.

O Project Coin ganhou destaque quando a Oracle, a partir da versão 6 do Java, decidiu permitir a participação de comunidades abertas no desenvolvimento de suas novas versões, abrindo caminho para a construção de novas versões focadas em uma arquitetura aberta. Já a partir da versão 7, o Java utiliza como referência o OpenJDK (verifique a página oficial na seção Links), migrando, desta forma, para um JDK (Java Development Kit) totalmente baseado em código aberto e possibilitando que comunidades e empresas possam contribuir em novas funcionalidades ou aperfeiçoamento das existentes.

Todas as mudanças que foram implementadas no Java 7 foram resultado de uma série de propostas levantadas pelos membros da comunidade do Project Coin. Após um processo de votação são escolhidos, dentre as propostas existentes, quais os recursos a serem disponibilizadas no lançamento de um novo JDK.

As mudanças aprovadas e que estão nesta última versão são: Uso de String em Estrutura Switch, Binário Literal, Underscore entre Literais, Tipos Genéricos Simplificados, Multi-Catch de Exceções Similares, Estrutura Try/Catch com Gerenciamento Recursos e, por fim, Simplificação de Métodos Varargs. Todas essas mudanças serão apresentadas e explicadas neste artigo, bem como um tutorial para a instalação do Java 7 para ambientes de desenvolvimento que ainda utilizam a versão antiga.

Além dessas, novas mudanças interessantes seguem na lista de propostas do Project Coin para terem oportunidades de vigorarem na próxima versão do JDK. Inclusive, se você tem alguma ideia que considere interessante e que possa ser útil para tornar mais eficiente a programação no Java, entre no site oficial do projeto, disponível na seção Links, conheça as propostas existentes e submeta a sua.

Utilizando o Java 7 no ambiente de desenvolvimento

Antes de apresentar os novos recursos do Java 7, será necessário verificar se a nova versão está presente no seu ambiente de desenvolvimento integrado.

Neste exemplo vamos explicar como configurar o JDK (Java Development Kit) e o JRE (Java Runtime Environment) no ambiente de desenvolvimento Eclipse, que é o ambiente mais utilizado pela comunidade. Apesar da escolha do Eclipse, este procedimento é similar para as outras opções de ambientes de desenvolvimento ou IDEs (Integrated Development Environment).

Dependendo de quando foi instalado a IDE Eclipse, é possível que já esteja configurado com a última versão do JDK e JRE, necessários para construir e executar os programas com Java 7. Para verificarmos a versão instalada do JRE, no IDE Eclipse, selecione Window > Preferences > Java > Installed JREs, resultando na Figura 1.

abrir imagem em nova janela

Figura 1. Versões do JRE instaladas no IDE Eclipse com versão 7 do Java.

Caso a Figura 1 conste o JRE 7 na coluna Name, significa que está configurada a última versão do Java e não é necessário realizar nenhum ajuste ou instalar nenhum recurso adicional. Se constar JRE 6, como na Figura 2, é necessário instalar a nova versão do Java.

abrir imagem em nova janela

Figura 2. Versões do JRE instaladas no IDE Eclipse com versão 6 do Java.

Para instalar a nova versão, é necessário acessar o site oficial de downloads do Java, disponível na seção ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo