Do que trata o artigo

A tecnologia WPF (Windows Presentation Foundation) apesar de não ser muito nova começa a ganhar espaço entre os desenvolvedores .net para a criação de aplicações para a plataforma Windows, substituindo o desenvolvimento em Windows Forms.


Para que serve

Desenvolver softwares utilizando tecnologia WPF permite utilizar das mais recentes técnicas de desenvolvimento de software em .net, proporcionando produtividade, melhor separação entre as camadas da aplicação e ainda criar aplicativos com um visual mais elaborado .


Em que situação o tema é útil

Qualquer tipo de aplicação Windows pode ser desenvolvida com WPF, desde multimídia até aplicações de negócios, se você pretende iniciar um software Windows e deseja um visual elaborado e com flexibilidade ou simplesmente migrar sua aplicação Windows Forms para uma tecnologia que permita modificar visualmente o seu projeto aliado às mais recentes técnicas de desenvolvimento de software .net, o WPF pode ser uma alternativa interessante.

Resumo do DevMan

O WPF é a evolução do desenvolvimento .net para a criação de aplicativos que rodam sob o ambiente Windows. A tecnologia representa um grande passo, principalmente pelo fato introduzir uma nova forma de trabalhar com a manipulação de elementos e dados através de databinding e uma flexibilidade na criação de elementos visuais, que como resultado cria uma experiência mais interessante para o usuário final e para o desenvolvedor.

O Windows Presentation Foundation, conhecido como WPF, é a mais recente tecnologia da Microsoft para o desenvolvimento de aplicativos Windows para Desktop. Aplicativos desktops podemos entender que são aplicativos que são instalados nos computadores e não são online, ou seja, não rodam na internet.

Por muitos anos os desenvolvedores sempre criaram aplicativos desktop em ambiente de desenvolvimento Microsoft de forma muito parecida, com avanços, porém nunca tão significativos como com o surgimento da tecnologia WPF.

Essa mudança surgiu quando um projeto chamado Avalon, apareceu como sendo a nova interface do Windows Vista, logo depois, se tornou uma plataforma para o desenvolvimento desktop, chamado de Windows Presentation Foundation, e com a sua evolução constante, está se tornando uma tecnologia madura para a construção de aplicativos desktop, tendo uma grande adoção atualmente por parte dos desenvolvedores .net.

Você deve estar se perguntando, se eu for começar uma aplicação hoje, porque eu faria um aplicativo desktop em vez de web?

Os aplicativos desktop foram a base para a maioria dos aplicativos comerciais atualmente, vários fatores contribuíram ao longo dos anos para que essa tecnologia fosse adotada em vez de aplicativos web, como performance, segurança, maturidade das tecnologias e uma das mais importantes que é a usabilidade e a experiência do usuário final com o software. Até pouco tempo atrás os aplicativos desktop poderiam ser a melhor solução para essas questões, e atualmente , ainda pode ser, isso depende de uma série de fatores, como por exemplo, o nível de segurança que pretende obter, se a dependência da velocidade da internet é um fator diferencial na performance, qual tecnologia será utilizada para ter a mesma usabilidade no projeto, quais as regras de negócios sua aplicação precisa obedecer, entre outras.

A Tecnologia Silverlight surgiu tendo como base o WPF, e hoje é a tecnologia da Microsoft para a construção de RIA (Rich Internet Application), com essa tecnologia é possível construir aplicações Web que disponibilizam ao usuário final resultados muito próximos de uma aplicação desktop.

Com a versão 4 o Silverlight trouxe muitas recursos essenciais aos aplicativos comerciais, como por exemplo o suporte à impressão, novas capacidades de integração com aplicações em modo "Trusted Application", acesso a arquivos locais e COM Interop que permite acesso aos aplicativos instalados como o Microsoft Office e periféricos, entre dezenas de outras novidades que aproximam cada vez mais os aplicativos Web com os aplicativos Desktop.

Porém em muitos cenários não temos a necessidade de disponibilizar toda a aplicação de forma online, e ainda queremos um tempo de resposta do software rápido, além de que em alguns casos você pode achar mais interessante manter o software desktop dependendo de suas regras de negócios, e nestes casos onde você pode construir aplicativos desktop e disponibilizar somente partes online usando a tecnologia Silverlight.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo