Além da IDE - Monte um ambiente completo de desenvolvimento de software
O artigo trata de ferramentas úteis no desenvolvimento de sistemas e de sua integração a um ambiente completo para este desenvolvimento, baseado na IDE. É o segundo artigo da série, abordando nesta parte as atividades de automação da construção
ArtigosJavaAlém da IDE - Monte um ambiente completo de desenvolvimento de software
O artigo trata de
ferramentas úteis no desenvolvimento de sistemas e de sua integração a um
ambiente completo para este desenvolvimento, baseado na IDE. É o segundo artigo
da série, abordando nesta parte as atividades de automação da construção (com
Ant e Maven), gerenciamento de dependências (com Ivy e Maven) e testes
unitários (com JUnit). Como parte central do ambiente de desenvolvimento são
utilizadas as IDEs Eclipse e NetBeans.
Para que serve:
As ferramentas
apresentadas servem para automatizar e facilitar as atividades de construção do
projeto (compilação, testes, empacotamento, documentação, etc.), gerenciamento de
dependências (frameworks e ferramentas existentes utilizadas pelo software que
está sendo desenvolvido) e execução de testes unitários.
Em que situação o tema é útil:
O tema é útil para
desenvolvedores em geral, em especial para aqueles com menos experiência e que
ainda não conheçam as ferramentas apresentadas ou não utilizem um ambiente de
desenvolvimento completo e integrado. Gerentes de projeto poderão também
beneficiar-se do conteúdo do artigo para avaliar ferramentas que poderiam
aumentar a produtividade de sua equipe.
Resumo DevMan:
Continuando a série sobre
a configuração de um ambiente completo para desenvolvimento de software,
apresentamos outras atividades comuns em um processo de desenvolvimento e
ferramentas que facilitam ou automatizam sua execução, aumentando, assim, a
produtividade do desenvolvedor. Começamos com a automação da construção, que
consiste em integrar em um processo único tarefas como compilação,
empacotamento, testes, implantação, etc. Para este fim, são apresentados o Ant
(Figuras 1 e 2, Listagem
1) e o Maven (Figuras 3 e 4).
Em seguida, descrevemos uma atividade bastante relacionada à construção
automatizada: o gerenciamento de dependências de um projeto. O Maven aparece
novamente como ferramenta pra este fim (Figuras 5 a 7), enquanto para os que
preferem o Ant é preciso integrar uma ferramenta externa, o Ivy (Listagens 2 e 3). Por fim, abordamos a
atividade de testes unitários, para a qual comumente, em projetos Java, se
utiliza o framework JUnit (Listagens 4 a 9, Figuras 8 e 9).
Esta é a
segunda parte de uma série de artigos sobre a construção de um ambiente
completo para desenvolvimento de software. Na primeira parte, publicada na
edição 92 de Java Magazine, foram abordados a IDE (peça central da maioria dos
ambientes de desenvolvimento), o servidor Web ou de aplicação (para implantar e
testar aplicações Web ou corporativas), o servidor de banco de dados relacional
(grande parte dos sistemas de informação atualmente utiliza-o para persistência
de objetos) e uma ferramenta para gerenciamento das bases de dados.
Para a continuação desta série,
há ainda uma extensa gama de ferramentas que podem ser integradas a este
ambiente de desenvolvimento, trazendo benefícios diversos aos desenvolvedores.
Já citamos muitas delas no primeiro artigo da série, como por exemplo:
ferramentas de construção (build), gerenciamento de dependências, testes unitários,
controle de versão, gerenciamento de falhas (bugs) e novas funcionalidades,
análise de desempenho, integração contínua, etc.
O foco deste artigo será nas
seguintes atividades/ferramentas:
Automação da construção: permite automatizar
tarefas relativas à construção (build) da aplicação, como
compilação, empacotamento, geração de documentação, etc. Serão abordadas
as ferramentas Maven e Ant;
Gerenciamento de dependências: controla as
dependências de um projeto, no caso do mesmo requerer diversos frameworks,
que possivelmente por sua vez dependem de outros frameworks, formando uma
cadeia de dependências complexa. Maven e Ivy são as ferramentas citadas
para esta atividade;
Testes unitários: consiste na elaboração de
testes específicos para cada método da aplicação e sua integração ao
processo de construção automatizada do sistema. A presença de testes
unitários pode auxiliar o desenvolvedor a descobrir mais rapidamente
quando uma alteração no sistema adicionou uma falha em módulos que já
foram testados. O foco aqui será o framework JUnit.
O projeto EngeSoft, iniciado na
primeira parte da série, continuará a ser utilizado nos exemplos deste artigo. Quando
for mais conveniente, projetos de teste poderão ser criados somente para
demonstrar determinadas abordagens. Também continuarão a ser usadas as IDEs
Eclipse 3.6 (Helios) e NetBeans 7.0.
Automação da construção (build automation)
Em projetos de desenvolvimento de
software de médio e grande porte é muito comum automatizar uma série de
atividades relativas à construção (build) da aplicação, como por
exemplo:
Compilação do código-fonte;
Empacotamento das classes compiladas;
Execução de testes unitários;
Implantação no servidor (no caso de aplicações
distribuídas);
Geração de documentação;
Etc.
Uma das primeiras ferramentas
deste tipo a ser amplamente utilizada foi o Make, criado em 1977 para
automatizar a compilação de arquivos de código-fonte em arquivos objeto e a
subsequente ligação de vários arquivos objeto (módulos do sistema) em um único
executável. O Make foi desenvolvido para o Unix e até hoje versões modernas da
ferramenta são utilizadas em sistemas Unix e Linux, tendo crescido em
versatilidade. Hoje o mesmo é utilizado não só para compilação, mas para as
mais variadas tarefas, como acessar repositório de controle de versão,
instalar/desinstalar o programa compilado no sistema, etc.
No entanto, atualmente as duas
ferramentas de automação da construção de projetos Java mais utilizadas são o
Ant e o Maven (veja Links), ambos desenvolvidos pela fundação Apache. De
maneira bastante resumida, pode-se dizer que o Ant é bem similar ao Make, porém
portável entre diferentes plataformas e com a configuração do processo de
construção via XML. O Maven vai além e provê diversas outras funcionalidades
(dentre elas destaca-se o gerenciamento de dependências, sobre o qual falaremos
em seguida), definindo-se como uma “ferramenta de gerenciamento e compreensão
de projetos”.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.