Nas duas últimas décadas, especialmente depois que a internet se tornou mais comercial, as informações têm aumentado em quantidade e em valor. Não bastasse isso, percebe-se que usuários e instituições têm investido grandes volumes de recursos financeiros para tornar essas informações acessíveis de forma rápida e dinâmica, isto é, disponíveis no momento em que se deseja e no dispositivo escolhido.

Ter acesso a essas informações no instante em que se deseja não é tão trivial quanto se imagina. Especialmente em instituições onde a informação é um ativo de grande valor, como as instituições financeiras e governamentais, por exemplo. Nessas instituições, perder informações pode trazer consequências incalculáveis, tanto do ponto de vista financeiro quanto político, ou seja, em termos de reputação.

Neste artigo serão detalhados dois conceitos importantes para garantir a prestação contínua de serviços de TI: Alta Disponibilidade (High Availability – HA) e Recuperação de Desastres (Disaster Recovery – DR). Define-se alta disponibilidade como os atributos de um sistema para prover serviços durante períodos definidos, em níveis aceitáveis ou acordados e mascarar interrupções não planejadas dos usuários finais. Na recuperação de desastres, por outro lado, o foco está em assegurar a capacidade de recuperação do sistema até mesmo na presença de falhas de múltiplos componentes. Portanto, são conceitos complementares.

Alta disponibilidade

De acordo com o Service Availability Forum, serviços ou aplicações de alta disponibilidade são aquelas que permanecem por 99,999% do tempo disponíveis (os cinco noves de disponibilidade). Considerando o tempo de um ano, com previsão de funcionamento de 7 dias por semana e 24 horas por dia, 99,999% significam que o sistema estaria desligado por 5 minutos e 35 segundos aproximadamente. É difícil atingir esse grau de alta disponibilidade, mas outros níveis – quatro ou três noves – também são aceitáveis. A ...

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