Vantagens das Views – Temos muitos motivos e vantagens para usarmos Views em nossos projetos. Abaixo cito três que podem fazer a diferença:

·         Reuso – As Views são objetos de caráter permanente. Pensando pelo lado produtivo isso é excelente já que elas podem ser lidas por vários usuários simultaneamente.

·         Segurança – As Views permitem que ocultemos determinadas colunas de uma tabela. Para isso, basta criarmos uma View com as colunas que acharmos necessárias serem exibidas e as disponibilizarmos para o usuário.

·         Simplificação do código – As Views nos permitem criar um código de programação muito mais limpo na medida em que podem conter um SELECT complexo. Assim, criar Views para os programadores a fim de poupá-los do trabalho de criar SELECT’s é uma forma de aumentar a produtividade da equipe de desenvolvimento.

 Alterando uma View – O comando ALTER VIEW é o mais utilizado já que, como já foi escrito anteriormente, o CREATE VIEW só é usado na 1ª vez. Seguindo o exemplo da View criada anteriormente, vamos alterar nossa View para que exiba apenas os produtos que o valor unitário seja maior que 499.00. Para isso, devemos usar o seguinte código, exibido na Listagem 03:

Listagem 03 – Alterando uma View


ALTER VIEW vwProdutos   

AS   

  SELECT   IdProduto    AS Código

         , Nome         AS Produto

         , Fabricante

         , Quantidade

         , VlUnitario   AS [Valor Unitário]

         , Tipo

    FROM        

           Produtos

    WHERE

           VlUnitario > 499.00

 Seu resultado pode ser visto na Figura 03:


Figura 03 – Produtos em que o Valor Unitário é maior que 499.00

 Excluindo uma View – Para excluirmos uma View é bem simples: é só usar o comando DROP VIEW, como podemos ver abaixo, na Listagem 04:

Listagem 04 – Excluindo uma View


DROP VIEW vwProdutos

 A exclusão de uma View implica na exclusão de todas as permissões que tenham sido dadas sobre ela. Dito isso, devemos usar o comando DROP VIEW apenas quando desejamos de fato retirar a View do sistema. Em caso contrário podemos usar o comando ALTER VIEW para alterarmos o código da View da forma que acharmos mais conveniente.

 Fonte de Consulta: Apostila de SQL Server, da Impacta Tecnologia.

 Assim finalizo o artigo. Muito obrigado a todos!

 Um abraço, e até o próximo artigo.

 Wellington Balbo de Camargo

 wellingtonbalbo@gmail.com