Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Este artigo tem como objetivo ensinar como consumir métodos de um Web Service em sua aplicação Android. O artigo irá demonstrar em um exemplo prático como criar um projeto Android, utilizando a biblioteca KSoap2 afim de desenvolver uma aplicação hábil a consumir Serviços Web.

Em que situação o tema útil:

Com o crescimento constante do uso do sistema operacional Android em dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, novos horizontes estão surgindo para as aplicações Mobile. Com o uso de Web Services o desenvolvedor tem a capacidade de desenvolver aplicações complexas, aptas a integrar dados com outras aplicações.

Resumo DevMan

Neste artigo será desenvolvida uma aplicação Android que consumirá métodos de um Web Service. Para tanto será utilizada a biblioteca KSoap2.

Esta biblioteca leve e eficiente é uma implementação do padrão Soap. Ela fornece para dispositivos móveis a capacidade de consumir serviços web afim de integrar dados entre aplicações de diversos tipos.

A cada dia novos dispositivos moveis vêm sendo lançados. Smart phones, tablets e Black berrys estão ganhando notoriedade no cenário atual. Observando isto como uma oportunidade de crescer e se desenvolver em um mercado inovador e de futuro, grandes empresas vêm ganhando destaque após o lançamento de sistemas operacionais. Entre estas se encontra o Google com o Android que atualmente encontra-se na versão 3.0.

O Android é um sistema operacional completo desenvolvido em Java que gerencia todos os recursos e tarefas do dispositivo móvel. Por ser uma plataforma open source, o sistema operacional do Google vem sendo cada vez mais procurado por desenvolvedores de software e empresas que desejam investir no ramo de tecnologia móvel. Neste contexto, sistemas complexos começaram a ser desenvolvidos e diversos aplicativos foram lançados no Android Market.

Vislumbrando isto, este artigo visa ensinar a você como consumir métodos de um Web Service em sua aplicação Android a fim de integrar dados entre a sua aplicação Android e outras aplicações existentes. Utilizaremos a biblioteca KSoap2, que é uma implementação leve e eficiente de Soap para Android. Esta biblioteca foi desenvolvida em Java e pode ser obtida diretamente no site http://code.google.com/p/ksoap2-android/.

Muitos desenvolvedores vêm buscando na internet material sobre como utilizar a KSoap2 e com isto muitas dúvidas vem surgindo. Após a leitura deste artigo você estará apto a desenvolver uma aplicação Android capaz de interagir com Web Services utilizando esta biblioteca.

Solução

Neste artigo será desenvolvida uma aplicação Android para uma locadora de Dvds. A aplicação irá consultar via dispositivo móvel os Dvds disponíveis para aluguel na locadora sendo que o usuário terá a possibilidade de consultar Dvds por Título do Filme e Categoria. O consumo do Web Service será feito no momento em que o usuário clicar no botão Buscar Filmes. Neste momento a aplicação Android irá enviar os dados de pesquisa ao Serviço Web que por sua vez retornará ao usuário a lista de filmes disponíveis. A Figura 1 representa o fluxo dos dados entre a aplicação Android e o Web Service disponibilizado pela Locadora.


Figura 1. Fluxo de dados entre aplicação Android e Web Service

Ambiente de desenvolvimento

Para o desenvolvimento do exemplo exposto neste artigo utilizaremos a IDE de desenvolvimento Eclipse que é uma das mais populares para o desenvolvimento de software mobile, web e desktop. O Eclipse foi desenvolvido em Java e possui seu código aberto à comunidade de desenvolvedores. Uma das maiores vantagens no uso do eclipse é a possibilidade de configuração do mesmo através do uso de plugins para funcionalidades diversas. O Eclipse está disponível para download no site http://www.eclipse.org/download. Acesse está página e baixe a versão indicada na Figura 2 (ler Nota DevMan 1).

Figura 2. Download do Eclipse IDE para desenvolvedores java

Nota DevMan 1. Sistema Operacional

Este artigo sugere a configuração do ambiente de desenvolvimento baseado em Sistema Operacional Windows. Caso você tenha preferência por outro sistema operacional, basta efetuar o download para a versão de sua preferência.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo