Neste artigo abordaremos as particularidades do desenvolvimento de aplicativos para o Android OS da Google. Mostraremos de maneira práticacomo é feito a criação de interfaces gráficas e o modo como as informações trafegam na aplicação.
ArtigosMobileAndroid na Prática - Revista Mobile Magazine 37
Neste artigo abordaremos
as particularidades do desenvolvimento de aplicativos para o Android OS da
Google. Mostraremos de maneira prática e exemplificada como é feito a criação
de interfaces gráficas e o modo como as informações trafegam na aplicação.
Em que situação o tema é útil:
O artigo é útil para o profissional
que está interessado em desenvolver aplicativos para o Android, sabendo que
muitas oportunidades poderão acontecer devido à boa aceitação do produto no
mercado da mobilidade.
Resumo DevMan:
O Android é um sistema
operacional para dispositivos móveis que atrai usuários e desenvolvedores no
mundo inteiro. Esse artigo aborda os recursos dessa plataforma referentes à criação
de interfaces gráficas a partir de arquivos XML em junção com a classe Activity,
além de demonstrar como os dados são trafegados entre as telas usando a classe
Intent.
O profissional que desenvolve aplicações utilizando Java ME e
que começou a se aventurar no mundo do Android ficou sem dúvida deslumbrado com
as possibilidades que esta plataforma oferece.
Para construir interfaces gráficas no Android podemos criar
os componentes separadamente em um arquivo XML, e deixar a parte do
comportamento desses componentes para o código Java. Já no Java ME, geralmente
os componentes são criados e os comportamentos são tratados na mesma classe,
usando as famosas bibliotecas gráficas LCDUI (Limited Connected Device
User Interface) ou LWUIT (LightWeight User
Interface Toolkit). Existe também o framework J2ME Polish,
que pode ajudar muito o desenvolvedor nessa etapa do código, mas o seu uso não
é tão comum por se tratar de um framework que não é open source.
Em termos de persistência de dados, o Android faz uso de uma
poderosa ferramenta, o SQLite, que funciona como um SGBD e chama atenção por
ser leve e muito confiável. No entanto, se você não tem tanto conhecimento em códigos
SQL, pode fazer uso do Db4o, um banco de dados Orientado a Objetos que é de
fácil integração com o Android (para mais informações sobre o Db4o, consulte a
seção Links).
No Java ME fazemos uso do sistema de RMS (Record Management System) para armazenar nossos dados. O RMS é uma
estrutura muito simples projetada para funcionar em dispositivos limitados.
Armazena apenas array de bytes (byte[]) que ao serem salvos receberão um int que servirá como identificador desse registro. Por trabalhar
apenas com bytes, é necessário que o desenvolvedor se preocupe em serializar e
desserializar os dados que serão salvos, tarefa que pode ser evitada graças ao
framework open source Floggy. Ele encapsula o contato da aplicação com o RMS,
deixando o código mais simples e agilizando a vida do profissional que trabalha
com Java ME. Para mais informações sobre o Floggy, consulte a seção
Links.
Além
dessas diferenças, o Android possui recursos do Java 5, como:
for each, coleções, generics, uso de reflexão, entre outros.
Sua arquitetura favorece o compartilhamento de informações e funcionalidades
entre aplicações, isto é, você consegue fazer uso de recursos de outros
aplicativos no seu próprio sistema, sejam eles nativos do Android ou não.
Para
exemplificar, imagine que você queira implementar um aplicativo que simule um
álbum de fotografias. O objetivo é capturar fotos e fazer vínculos dessas
imagens com informações dos seus amigos. No Android faríamos desse modo:
para recuperar as informações dos amigos, usaríamos a base de dados da
aplicação nativa do Android responsável por manter os contatos do celular, ou
seja, a agenda. Dessa maneira teremos uma funcionalidade extremamente confiável
com o mínimo de esforço, pois estamos usando a base de dados de um sistema já
implementado e testado. Agora nos resta desenvolver a funcionalidade de captura
de imagens via câmera, ou poderíamos novamente fazer uso de outro aplicativo do
Android, o responsável pela captura de fotos.
Veja
que todos os requisitos críticos do nosso sistema podem ser atendidos por
aplicativos externos ao nosso. Assim, conseguimos poupar trabalho e código, reduzindo
o tempo de entrega do projeto e os pontos que poderão acarretar em bugs no
sistema. Esse artigo visa demonstrar de maneira prática como usufruir dessas facilidades
providas pelo Android.
Criando interfaces gráficas no Android
O Android proporciona uma forma muito interessante de se
criar interfaces gráficas. Podemos criar layouts com inúmeros componentes a
partir de arquivos XML e deixar a parte de tratamento de eventos para as classes
Activity. Dessa forma, o código melhora muito
em termos de arquitetura, pois a aplicação ganha um nível extra de
desacoplamento na parte referente a interfaces gráficas (ver Figura 1).
Figura 1. Ciclo de vida de
uma Activity.
O Android possui uma classe que se chama Activity. Embora seu conceito seja mais
abrangente, podemos pensar nessa classe como uma tela no sistema. Portanto, em
alguns momentos, podemos nos referir à classe Activity
usando a palavra “tela”.
O Android trata as activities como se estivessem em uma pilha,
chamada de activity stack (pilha de atividades). Logo, a tela que está
interagindo com o usuário é a que está no topo dessa pilha, podendo existir várias
outras activities abaixo dela em estado parado ou pausado. Desse modo, uma
Activity que for chamada e ficar em contato com o usuário ocupará o topo da pilha
e a Activity que estava interagindo anteriormente ficará logo abaixo da nova.
Uma Activity possui um ciclo
de vida (apresentado na Figura 1) que
deve ser entendido pelo desenvolvedor para que ele consiga ter controle total
da tela que será exibida. É através dos métodos do ciclo de vida que
conseguimos, por exemplo, iniciar os componentes da tela momentos antes de sua
exibição para o usuário, ou eventualmente executar ações como persistir dados
antes que ela seja finalizada.
Basicamente o ciclo de vida indica as fases em que uma Activity vai passar. Essas fases são definidas
como:
•
Parada: A Activity não
chegou a ser executada. A tela ainda não
foi exibida;
•
Ativa: A Activity está
executando, ou seja, a tela foi criada e está
sendo exibida para o usuário;
•
Interrompida: A Activity foi interrompida por outra. O que
aconteceu foi que a sua tela estava em contato com o usuário, no entanto aconteceu alguma ação fazendo com que ela ficasse em
segundo plano. Um exemplo clássico seria
alguém ligar
para o usuário
enquanto ele estivesse interagindo com a aplicação;
•
Destruída: A Activity foi finalizada. Isto indica que a tela
foi destruída, que seu
ciclo de vida chegou ao fim.
O desenvolvedor consegue ter o controle destas fases através
de métodos. São eles que definem ações que serão executadas quando acontecer
alguma fase da Activity, como por
exemplo, persistir dados quando a tela for interrompida. Vamos à descrição de
cada um deles:
•
onCreate(BundlesavedInstance): É chamado quando a Activity é criada. É nesse método que os
componentes que a tela vai utilizar são inicializados. Pode ser que algum tipo
de processamento útil para a Activitytambém ocorra aqui. Em outras palavras,
é como se fosse o construtor da Activity.
Repare que o método onCreate() recebe como
parâmetro um objeto da classe Bundle.
O Bundle é uma classe do Android muito utilizada para carregar dados que serão
trafegados entre as telas. Pense nele como se fosse um pacote. Nesse momento
este objeto Bundle traz informações
da última vez que esta tela foi exibida, caso o desenvolvedor tenha passado algum
dado através do método onSaveInstanceState();
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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