Voltar
Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo entenderemos como Components funcionam no Angular. Partindo de um novo projeto, veremos como eles são criados, a sua estrutura e como implementar alguma lógica a partir deles.

Atualmente, o Angular é um dos mais conhecidos frameworks para desenvolvimento web. Criado e mantido pela Google, ele já tem uma longa estrada no mercado. Uma das partes mais importantes de um projeto Angular é o que chamamos de componentes, pois eles são a parte lógica da aplicação.

Estrutura de um Component

Os componentes são classes escritas em TypeScript que recebem o decorator @Component, assim como mostra o Código 1. Vamos analisar esse código juntos ao longo dessa seção, portanto não se preocupe em entendê-lo completamente agora. Atente-se apenas para o fato dele ser uma classe com um decorator, por enquanto.

@Component({  selector: 'cadastro',
   templateUrl: 'cadastro.component.html',
    styleUrls: ['cadastro.component.css']
})
export class CadastroComponent {
     
}
Código 1. Exemplo de um Component no Angular

Quando analisamos a estrutura de um componente, podemos dividi-lo nas seguintes partes:

  • Metadata: são definições que iremos informar ao Angular que a nossa classe é um Component, por meio de decorators, nesse caso @Component
  • Classe: assim como em qualquer linguagem de programação que utiliza o paradigma da orientação a objeto, possui suas propriedades e métodos

Um Component é um tipo de classe existente em uma aplicação Angular, eles são identificados com o decorator @Component. Neste decorator existem algumas propriedades mais utilizadas como: selector, templateUrl e style. Vamos especificá-las:

  • selector é como identificamos o nosso componente. Para todo o componente existe um elemento único associado que permite que ele seja adicionado em um documento HTML. Nesse caso, o nome do elemento desse componente é cadastro e deve ser escrito como <cadastro></cadastro>
  • TemplateUrl é o nome do documento HTML que será a parte visual do componente. Nele podemos ter código em HTML juntamente com todos os bindings e diretivas necessários para a exibição do componente no navegador
  • Template também usado para descrever a parte visual do componente, porém nesse caso podemos fornecer código HTML "hard coded", como texto
  • styleUrl é onde informamos quais folhas de estilo contêm o código CSS que será aplicado ao template do componente.

Com isso podemos concluir que a estrutura de um componente Angular deve ser formada por esses três elementos, template (HTML), estilo (CSS) e classe (TypeScript). Essas partes são organizadas em arquivos separados e unidas nos metadados do componente através do decorator @Component

No Código 2 vemos uma outra forma de descrever o template do componente usando a propriedade template, sem a necessidade de criar um arquivo HTML no projeto.

@Component({  selector: 'cadastro',
    template:'<input type="text"[(ngModel)]="nome" name="nome" id="nome"/>',
    styleUrls: ['cadastro.component.css']
})
export class CadastroComponent {
     
}
Código 2. Outro exemplo de Component usando a propriedade template ao invés de templateUrl

Como boa prática, o código HTML implementado na propriedade template deve conter poucas linhas. Caso este seja um código mais elaborado é recomendável colocá-lo em um documento HTML, utilizando a propriedade templateUrl para indicar a localização deste arquivo.

Podemos fazer referência ao Component CadastroComponent em outros componentes do projeto usando o seletor cadastro. Nesse caso basta colocarmos a tag <cadastro></cadastro> dentro do HTML do template.

Criando componente com o Angular CLI

Em um projeto Angular usaremos uma ferramenta chamada Angular CLI para criar componentes. Com ela nos preocupamos menos com a estrutura do componente, pois ela adiciona o mesmo ao projeto já com um código inicial automaticamente. Vamos ver como usar essa ferramenta na prática nesta seção.

Considerando que o Angular já se encontra instalado no seu sistema operacional, iremos em um terminal, no caso do Windows o cmd e no caso de Linux e MacOS o terminal, para criar uma pasta para um projeto de exemplo com o nome "artigo". Para isso usamos o comando no Código 3 para criação do projeto.

ng new artigo
Código 3. Comando para criação do projeto Angular

Durante a execução do comando, dependendo da versão do Angular CLI instalada em seu computador, podem aparecer algumas perguntas relacionadas a criação do projeto, conforme a Figura 1.

Perguntas que ocorrem durante a criação
do projeto
Figura 1. Perguntas que ocorrem durante a criação do projeto

Para este projeto, não precisaremos utilizar rotas, que tem a ver com a navegação entre as páginas do projeto. Portanto, na primeira pergunta informe N para não gerar um arquivo de rota. Como linguagem de estilo usaremos o CSS, então pressione a tecla ENTER sobre essa opção. Durante o processo de criação do projeto será criada uma pasta chamada "artigo" no diretório atual com toda estrutura do projeto.

No final da instalação pode aparecer uma pergunta se se deseja enviar informações para o time do Angular, como visto na Figura 2., mas isso é opcional. Para saber quais informações serão coletadas consulte a documentação Usage Metrics Gathering .

Se deseja enviar informações para o time
do Angular
Figura 2. Se deseja enviar informações para o time do Angular

Quando terminar, vamos entrar na pasta criada para executarmos o comando no Código 4. Esse comando vai iniciar a aplicação na porta padrão, 4200.

ng serve
Código 4. Comando usado para iniciar a aplicação

Se ao digitar ng serve não ocorrer nenhum erro, conseguiremos executar a aplicação. Digite "http://localhost:4200" em seu navegador para visualizarmos a tela com as informações sobre a aplicação, como mostra a Figura 3.

Aplicação aberta no browser
Figura 3. Aplicação aberta no browser

Localizando os componentes do projeto

No projeto criado já existe um componente criado por padrão, como podemos observar na Figura 4.

Estrutura do projeto criado
Figura 4. Estrutura do projeto criado

Analisando a Figura 4 podemos identificar dentro da pasta chamada "app" o arquivo "app.component.ts", criado automaticamente. Se o abrirmos veremos que a sua estrutura é igual a do Código 1, apenas um classe decorada.

Criação de um componente

Agora que temos o projeto criado vamos adicionar nele um novo componente. A maioria das aplicações Angular será composta de muitos componentes. Para criar um novo componente deveremos executar no terminal o comando visto no Código 5 dentro da pasta do projeto.

ng g component pagina
Código 5. Código para a criação do Component

O comando acima gerará um novo componente dentro da pasta "app" chamado pagina, dentro de uma pasta chamada "pagina". Esse componente será composto pelos arquivos "pagina.component.html", "pagina.component.css" e "pagina.component.ts", que contém a estrutura do Component presente no Código 6.

import { Component, OnInit } from '@angular/core'; 
  @Component({
    selector: 'app-pagina',
    templateUrl: './pagina.component.html',
    styleUrls: ['./pagina.component.css']
})
export class PaginaComponent implements OnInit {
   
    constructor() { }
   
    ngOnInit() { }
   
}
Código 6. Conteúdo do arquivo pagina.component.ts

O Angular CLI facilita muito a criação de um novo componente, pois além de criar os arquivos que o compõem, também registra o componente a nível de projeto. No Angular, todo componente precisa ser registrado em um módulo antes de ser utilizado. O Angular CLI, ao criar o componente, também configura a referência para ele no arquivo app.modules.ts, conforme Código 7, de modo que não precisamos nos preocupar com esse passo.

import { BrowserModule } from '@angular/platform-browser';import { NgModule } from '@angular/core';
   
import { AppComponent } from './app.component';
import { PaginaComponent } from './pagina/pagina.component';
   
@NgModule({
    declarations: [
      AppComponent,
      PaginaComponent
    ],
    imports: [
      BrowserModule
    ],
    providers: [],
    bootstrap: [AppComponent]
})
export class AppModule { }
Código 7. Vínculo do PaginaComponent no arquivo app.modules.ts

Como vimos, as referências aos componentes ficam dentro do decorator @NgModule na propriedade declarations. É nela que, a princípio, ficarão todos os componentes da nossa aplicação.

Utilizando um componente

Agora, utilizaremos o componente "pagina" para entender como ele pode funcionar em uma aplicação. Serão exibidos alguns textos no browser, porém o conteúdo do texto estará no arquivo pagina.component.ts e usaremos o recurso do binding do Angular para exibir na view.

No arquivo pagina.component.ts colocaremos as variáveis que receberão o título e o conteúdo do texto.

Conforme Código 8, criaremos duas variáveis do tipo string: uma chamada titulo e a outra chamada texto. Ambas terão o modificador de acesso public, já que usaremos em uma view (todo ou parte de uma página web) da aplicação.

import { Component, OnInit } from '@angular/core'; 
@Component({
    selector: 'app-pagina',
    templateUrl: './pagina.component.html',
    styleUrls: ['./pagina.component.css']
})
export class PaginaComponent implements OnInit {
   
    public titulo: string;
    public texto: string;
   
    constructor() { }
   
    ngOnInit() { }
   
}
Código 8. Implementação das variáveis no arquivo pagina.component.ts

Dentro do decorator @Component temos a propriedade templateUrl, onde nesse caso colocaremos o código HTML no arquivo "pagina.component.html".

No arquivo "pagina.component.html", implementamos um código que exibirá na tela o título e o texto, como veremos no Código 9.

<div id="header">    
	<h1><p class="textoTitulo">Artigo</p></h1>
</div>
<div id="titulo">
      <h2>{{titulo}}</h2>
</div>
<div id="texto">
      {{texto}}
</div>
Código 9. Implementação na view pagina.component.html

Para que os valores das variáveis possam ser exibidos na view podemos utilizar a interpolation (interpolação), que consiste em adicionar o nome da variável entre chaves duplas {{ }} dentro do elemento em que o valor da variável deve aparecer.

Colocaremos no arquivo "pagina.component.ts" o conteúdo do Código 10 com os valores das variáveis criadas para exibição na view.

 import { Component, OnInit } from '@angular/core';
   
@Component({
    selector: 'app-pagina',
    templateUrl: './pagina.component.html',
    styleUrls: ['./pagina.component.css']
})
export class PaginaComponent implements OnInit {
   
    public titulo: string;
    public texto: string;
   
    constructor() {}
   
    ngOnInit() {
   
      this.titulo = 'O que são Components no Angular?';
      this.texto = `Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, 
                    sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna 
                    aliqua. Nibh mauris cursus mattis molestie a iaculis at erat. 
                    Ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit ut aliquam 
                    purus. Egestas tellus rutrum tellus pellentesque eu tincidunt 
                    tortor aliquam nulla. In dictum non consectetur a erat nam at. 
                    Enim ut sem viverra aliquet eget sit amet tellus cras. 
                    Fames ac turpis egestas integer. Odio pellentesque diam volutpat 
                    commodo sed egestas. Augue lacus viverra vitae congue eu consequat 
                    ac. Et malesuada fames ac turpis egestas maecenas pharetra convallis. 
                    Sed lectus vestibulum mattis ullamcorper velit sed ullamcorper. 
                    Sollicitudin tempor id eu nisl nunc mi ipsum faucibus.`
      
    }
   
}
Código 10. Colocando os valores das variáveis no arquivo "pagina.component.ts"

Para conseguirmos visualizar o conteúdo da nossa view, visto que não configuramos uma rota no nosso projeto, teremos que fazer uma alteração no arquivo "app.component.html" na raiz da nossa pasta "app". Excluiremos o conteúdo já existente e colocaremos o seletor do nosso componente app-pagina para quando carregarmos a aplicação a nossa view possa aparecer, como mostra a Figura 5.

Colocando o seletor no arquivo
app.component.html
Figura 5. Colocando o seletor no arquivo app.component.html

Caso a aplicação esteja em execução, logo a nova página será exibida, do contrário, deverá executar o comando ng serve em um terminal dentro da pasta do nosso projeto.

Poderemos dar uma melhorada no visual da aplicação editando o arquivo pagina.compoment.css, onde colocaremos o código CSS do Código 11.

#header{   position: relative;
      width: 100%;
      height: 50px;
      background-color: darkgrey;
}

.textoTitulo{
      position: absolute;
      left: 12px;
      top: -25px;
}

#titulo{
      text-align: center;
}
  
#texto{
      text-align: justify;
}
Código 11. Inclusão da folha de estilos no pagina.compoment.css

Quando a página for executada novamente veremos a aplicação com um visual bem melhor.

Conclusão

Os componentes são uma parte importante de toda aplicação Angular, pois é neles que criamos a lógica por trás do funcionamento das views. Neste artigo vimos como eles são estruturados e como implementá-los em um projeto já criado. Também vimos como podemos configurar as variáveis criadas dentro de um componente e fazer com que os seus valores sejam visualizados em um template.