O artigo trata das
novidades trazidas pela versão 3.1 da API Servlets, componente básico do
desenvolvimento de aplicações Web em Java. Dentre as novas funcionalidades da
API, o artigo mostra exemplos de uso de operações de entrada e saída não
bloqueantes em requisições assíncronas, melhorias de segurança e upgrade de
protocolo.
O tema é útil para
qualquer desenvolvedor Web Java, em especial àqueles que utilizam diretamente a
tecnologia Servlets. Programadores que usam apenas as funcionalidades
oferecidas por frameworks Web podem se beneficiar indiretamente das novidades
da API, pois as mesmas serão utilizadas pelos desenvolvedores dos frameworks para
melhorá-los, e também aumentar seu conhecimento do funcionamento interno do seu
framework favorito, tornando-se um desenvolvedor melhor.
Após o advento da Internet na
década de 1980, a década de 90 presenciou o surgimento de tecnologias de
programação para a Web (como o CGI em 93, PHP em 94, ASP em 95, etc.) que
permitiam que as páginas não fossem mais apenas documentos estáticos. Por meio
desta tecnologia, páginas Web poderiam ser produzidas dinamicamente combinando
dados fornecidos pelos usuários, obtidos em bases de dados e outras fontes. A
criação de aplicações Web dinâmicas permitiram a proliferação de sites de
comércio eletrônico, motores de pesquisa, redes sociais, etc.
A Sun Microsystems, criadora da plataforma Java e principal
responsável pela evolução da tecnologia Java até sua aquisição pela Oracle em
2009, entrou na onda das aplicações Web dinâmicas em 1997 com o lançamento da
versão 1.0 da tecnologia Servlets. Os Servlets são componentes de software
(objetos Java) gerenciados por um container,
muitas vezes chamado de servidor Web Java, que estendem as funções básicas do
servidor com funcionalidades específicas de uma aplicação.
Nota: Servlets não são restritos à plataforma Web e podem responder
a requisições advindas de outros protocolos que não o HTTP (Hyper Text Transfer
Protocol), protocolo utilizado pelos navegadores Web. No entanto, seu uso mais
comum é em servidores Web, respondendo a requisições HTTP.
A Figura 1
ilustra o funcionamento básico de um Servlet: o servidor Web recebe uma
requisição HTTP de um navegador que está acessando um endereço específico
dentro de uma aplicação (ex.: http://localhost:8080/MinhaAppWeb/servlets/helloWorld).
Na configuração da aplicação Web em questão (que se encontra no arquivo WEB-INF/web.xml) este endereço específico está
associado com uma classe Java que estende a classe abstrata javax.servlet.http.HttpServlet.
O container, então,
cria uma instância dessa classe, chama o método apropriado (que pode executar
alguma lógica de negócio da aplicação) e envia uma resposta ao container. Finalmente, o
servidor envia a resposta de volta ao navegador (no exemplo, a mensagem “Hello,
World!”).
Figura 1. Funcionamento de um Servlet num ambiente
Web.
Desde sua primeira versão em 1997, a API Servlets já evoluiu
bastante até sua versão atual, 3.1, lançada este ano como parte da plataforma
Java EE 7 e definida pela JSR 340 (veja o Box
1 e a seção Links). Esta versão
traz como novidades principais a capacidade dos Servlets de utilizar operações
de entrada e saída (I/O) não bloqueantes ao responder requisições assíncronas,
suporte ao mecanismo de upgrade
do protocolo HTTP e algumas melhorias na segurança. Em um vídeo sobre Servlet
3.1 no blog The Aquarium (veja Links) um
desenvolvedor da Oracle declarou que a nova versão da API facilita o
desenvolvimento de aplicações Web escaláveis, aumenta a produtividade dos
desenvolvedores e vem atender requisitos de aplicações corporativas.
Box 1. Java Specification Request
JSR – Java Specification Request ou Pedido de Especificação Java – é um
pedido de especificação de uma nova tecnologia (ou nova versão de uma
tecnologia existente) dentro da plataforma Java. Cada especificação é
desenvolvida e posteriormente aprovada para revisão pública e para publicação
final dentro do JCP – Java Community
Process ou Processo da Comunidade Java. O JCP é o meio pelo qual a
comunidade Java (empresas, organizações sem fins lucrativos e desenvolvedores)
propõe, desenvolve e publica padrões para tecnologias relacionadas a Java.
Utilizando uma aplicação de exemplo, este artigo apresenta
as principais novidades da API Servlets 3.1. Primeiro, no entanto, é preciso
instalar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de uma aplicação Web.
Instalação das ferramentas
No desenvolvimento da aplicação de exemplo, foi utilizada a
versão 7.3.1 da IDE NetBeans (versão mais recente durante a escrita deste
artigo), que já vem com o servidor GlassFish
Open Source Edition (versão 4.0) embutido. Visite a página de
downloads do NetBeans (veja Links) e
obtenha a versão Java EE mais recente e específica para o seu sistema
operacional.
Em seguida, execute o instalador obtido no site e siga os
passos do assistente para concluir a instalação, abrindo a IDE ao final do
processo. Ao executar o NetBeans pela primeira vez, confira se o servidor
GlassFish já foi configurado ou adicione-o à IDE caso contrário. Para tal,
dentro do NetBeans, abra a aba Services (no
lado esquerdo) e verifique se o item GlassFish Server
encontra-se abaixo do item Servers. Se
encontrá-lo ali, sua IDE já está pronta para implantar aplicações Web no
servidor. Caso contrário, siga os passos abaixo:
1. Clique
com o botão direito no item Servers e escolha Add Server...;
2. Selecione
a opção GlassFish Server e clique em Next;
3. Em
Installation Location, aponte para o diretório
no qual foi instalado o GlassFish e clique Finish.
Após verificar/efetuar a configuração do GlassFish dentro do
NetBeans, verifique se tudo está funcionando corretamente clicando com o botão
direito em GlassFish Server, escolhendo a
opção Start, aguardando que o servidor seja
iniciado (acompanhe na aba Output, na parte
inferior da IDE) e abrindo o endereço http://localhost:8080
em seu navegador Web. Se tudo estiver funcionando corretamente, você deverá ver
a mensagem “Your server is now running”. O console de administração do GlassFish também deve
estar disponível, acessível por meio do endereço http://localhost:4848.
Caso você prefira utilizar outra IDE, pode obter o GlassFish
separadamente na página de downloads da Java EE 7 (veja Links). Caso você já possua o JDK 7 instalado, obtenha a versão Java EE 7 SDK Bundles without JDK,
do contrário opte pela versão Java
EE 7 Development Kit Bundles with JDK. Escolha a versão adequada
ao seu sistema operacional, instale o servidor seguindo os passos do assistente
de instalação e memorize o diretório no qual o GlassFish foi instalado para que
possa integrá-lo com a IDE de sua escolha. Tal integração encontra-se fora do
escopo deste artigo. Caso o leitor tenha dificuldades em fazê-la, sugerimos
utilizar a IDE NetBeans seguindo as instruções supracitadas.
Aplicação de exemplo
Instalada a IDE e o servidor, podemos começar a implementar
nossa aplicação de exemplo. Nesta seção, será implementada uma funcionalidade
simples utilizando recursos já disponíveis na versão anterior da API Servlets,
a 3.0. Para mais detalhes sobre as novidades trazidas pela API Servlets 3.0, a
edição 81 da Java Magazine possui um artigo específico sobre o assunto.
Criação do projeto e página inicial
Para desenvolver uma nova aplicação Web no NetBeans, clique
em File > New Project e, dentro da
categoria Java Web, escolha a opção Web Application e clique em Next. Na tela seguinte, dê um nome e especifique a
localização do seu projeto em seu sistema de arquivos (você pode, também,
aceitar a localização padrão sugerida pela IDE) e clique novamente em Next. Finalize o assistente prosseguindo até a
última tela sem alterar as opções default já preenchidas pelo próprio NetBeans e
clique em Finish.
Em particular, o campo Context
Path na terceira tela do assistente indica parte da URL (a ser
adicionada na frente da URL do servidor) que deve ser usada para acessar sua
aplicação Web depois que ela for implantada no GlassFish. No exemplo
desenvolvido para este artigo, foi dado o nome exemplo-servlets-31
para o projeto e sua URL de acesso no navegador ficou, portanto, http://localhost:8080/exemplo-servlets-31/.
Seu projeto será criado e estará disponível na aba Projects (na parte esquerda da IDE). Na árvore do
projeto, abaixo de Web Pages, o NetBeans
criará como padrão a página index.html com um
conteúdo genérico a ser substituído pelo da sua aplicação. Substitua este
conteúdo pelo código mostrado na Listagem
1. Como pode ser visto na listagem, a página inicial possui um título (tag <h1
/>) e uma lista de links para exemplos (tags <ul
/> e <li
/>). Por enquanto temos apenas um exemplo: “Calcular tamanho
(síncrono)”. Desenvolveremos este exemplo nas subseções seguintes.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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