Este artigo apresenta um tutorial para a construção de uma pequena aplicação corporativa em Java EE. Para isso, empregou-se o uso intensivo dos assistentes de código presentes na IDE NetBeans 7.
ArtigosJavaAplicações corporativas multicamadas – Parte 3
Aplicações corporativas
multicamadas – Parte 3 Este artigo apresenta um
tutorial para a construção de uma pequena aplicação corporativa em Java EE.
Para isso, empregou-se o uso intensivo dos assistentes de código presentes na
IDE NetBeans 7, além das facilidades de integração que a ferramenta traz com o
servidor de aplicação GlassFish 3.
Em que situação o tema é
útil Para quem programa em Java
EE, a integração entre NetBeans e GlassFish permite a criação de aplicações
corporativas com qualidade e menor tempo, fatores essenciais para a
produtividade em projetos dessa natureza. Aos desenvolvedores novatos, a
utilização dos assistentes de código reduz a curva de aprendizado das
particularidades e complexidades envolvidas na plataforma.
Este terceiro artigo
encerra a série que abordou o desenvolvimento de aplicações corporativas,
focando as tecnologias Java EE. Uma aplicação corporativa representa um
software que normalmente lida com grandes bases de dados, está integrado a
outros sistemas, e gerencia informações que agregam valor aos processos de
negócio das organizações.
Tais aplicações devem
estar baseadas em tecnologias que viabilizem a segurança de acesso simultâneo
de muitos usuários, a possibilidade de escalabilidade para aumento de carga de
processamento, tempo de resposta aceitável para múltiplas requisições, tratamento
de tolerância a falhas, entre outras preocupações.
Para quem constrói,
envolve lidar com sistemas de alta e média complexidade, que interagem com
diversas tecnologias e se integram com outros sistemas, muitas vezes antigos e
difíceis de manter e evoluir – os chamados sistemas legados.
A plataforma Java EE
fornece tanto a infraestrutura de execução para as aplicações corporativas, em
servidores que seguem a arquitetura de sistemas multicamadas, bem como o ambiente
de desenvolvimento baseado em componentes de software, por meio da
especificação Enterprise JavaBeans (EJB), permitindo a reutilização de partes
que compartilham as mesmas funcionalidades em diferentes aplicações.
Neste contexto, o objetivo
deste artigo é apresentar um passo a passo para a construção de uma aplicação
corporativa na plataforma Java EE 6, demonstrando os principais conceitos
vistos nos artigos anteriores. Elaborado na forma de tutorial, você aprenderá a
criar uma pequena aplicação, chamada CotacaoAppEE, construída com um componente
Enterprise JavaBeans (EJB do tipo session
bean) na camada de negócio, e a camada cliente baseada na web, em
JavaServer Faces (JSF).
Para acelerar o
desenvolvimento do aplicativo, serão empregados alguns recursos que automatizam
a geração de código por meio do NetBeans 7. O uso de ferramentas que fornecem suporte
à engenharia de software, integradas em ambientes de desenvolvimento, chamados IDEs
(Integrated Development Environment),
como é o caso do NetBeans, melhora a produtividade e reduz o tempo de
construção do software. A opção pelo NetBeans vem do fato da ferramenta
apresentar facilidades de integração com serviços que estão relacionados à
plataforma Java, como a implantação automática no servidor EJB (neste projeto,
o GlassFish), a presença de assistentes para gerenciamento de serviços do GlassFish,
a conectividade com o gerenciador de banco de dados (JavaDB), a simplificação
no uso de componentes da camada web, entre outros.
O foco deste tutorial é
mostrar como a tecnologia Java EE, aliada com o uso eficiente de um ambiente de
desenvolvimento (IDE) e das técnicas de arquitetura de software (no caso,
padrões de projeto), traz para simplificar a construção de aplicações
corporativas. Portanto, o código escrito para os exemplos atende a esse propósito,
de apresentar o essencial para tornar as ideias compreensíveis. Em
consequência, algumas preocupações ficaram de fora, como é o caso do tratamento
de erros, os aspectos da estética (layout) das páginas, o refinamento da
lógica, e explicações detalhadas sobre os componentes empregados.
Para desenvolver este tutorial,
é necessário realizar o download do IDE NetBeans 7.2 com os seguintes
servidores: GlassFish 3.1.2 (EJB), Tomcat 7.0 (web) e Java DB (banco de dados).
Tais servidores virão junto com a distribuição Java EE do NetBeans, e podem
também ser adicionados como pacotes, via Gerenciador
de Plug-ins, a partir da opção Ferramentas,
no menu principal da IDE.
A aplicação exemplo
CotacaoAppEE é um
aplicativo que apresenta a cotação diária de moedas estrangeiras em moeda
corrente (Real), permitindo que o usuário receba por e-mail a cotação de uma
determinada moeda. A cotação da moeda é recuperada a partir do último valor inserido
no banco de dados para cada moeda cotada. Com o intuito de testar o aplicativo,
disponibilizamos um arquivo de script
SQL que, ao ser executado, adicionará alguns dados no banco de dados. Para esta
aplicação não foi implementada a funcionalidade de atualização diária dos
valores de cotação das moedas, portanto, considere como uma futura melhoria esse
requisito funcional.
Do ponto de vista da
arquitetura de software, a aplicação foi projetada em camadas seguindo as
diretrizes da plataforma Java EE, com a presença da camada cliente (web), a
camada de regras de negócio (contêiner EJB – vide Nota do DevMan 1), e a camada de armazenamento (servidor de banco
de dados relacional). A localização e execução dessas camadas estarão no mesmo
servidor de aplicação, fato que norteou a decisão por componentes EJB com
acesso local pela camada cliente, o que aumenta a eficiência quanto ao tempo de
resposta de chamadas aos serviços.
Nota do DevMan 1. Contêiner EJB
O contêiner EJB
(Enterprise JavaBeans) é um dos principais módulos de um servidor Java EE. É
responsável pela implantação e gerência dos componentes de negócio da aplicação
corporativa. Ele implementa vários recursos, como suporte às transações
distribuídas, segurança de autenticação e autorização, acesso remoto aos
componentes, persistência, integração entre aplicações, entre outras.
Na perspectiva do processo
de desenvolvimento, o modelo de construção de uma aplicação corporativa não
difere muito de um software tradicional. Das atividades previstas no processo,
as de engenharia de requisitos são as mais críticas para o sucesso do projeto,
o que envolve a própria concepção e entendimento dos requisitos do software.
Nesse aspecto, é fundamental na modelagem da solução, levantar e identificar os
“conceitos” que descrevem os objetos, as propriedades e relações do modelo do domínio
(dos dados) do sistema; tarefa esta que é realizada nas etapas iniciais com o
levantamento das necessidades, e aprimora-se com a análise e o projeto da
aplicação.
Para o estudo de caso apresentado
neste tutorial, CotacaoAppEE possui apenas três classes conceituais do modelo
de domínio, que são Moeda, Cotação e o Acompanhamento da Cotação, representadas no diagrama de classes
(UML) exposto na Figura 1. A partir
desse modelo identificamos as entidades de negócio essenciais para o projeto
arquitetural seguindo a plataforma Java EE.
Figura 1. Diagrama de classes do modelo conceitual.
É importante destacar que
o processo de modelar o domínio provavelmente será mais complexo do que parece
ser neste exemplo. Dependendo do tamanho da aplicação, podem ser necessárias
várias iterações no refinamento do processo de construção do modelo.
Estratégias para criar as entidades
Por definição, aplicações
corporativas manipulam dados que são armazenados em grandes bases persistentes.
Para uma aplicação Java EE, isso se traduz nos objetos de persistência,
chamados entidades, que serão
tratados pelo mecanismo de mapeamento objeto-relacional (JPA).
A
identificação dos objetos de persistência exige um conhecimento no domínio do
negócio, representado pelo modelo conceitual (como diagrama de classes do
domínio), ou da capacidade de criar o esquema do banco de dados, e até mesmo
interpretar um esquema pré-existente, quando se tratar de um sistema legado.
Essas estratégias são facilitadas pelo uso de ferramentas que podem gerar
automaticamente as entidades e as correspondentes tabelas de banco de dados.
A primeira estratégia é
partir do próprio modelo de classes, considerando as regras de orientação a
objetos, como identificação de classes e atributos, associações entre classes,
herança e polimorfismo. Com o modelo de classes pronto, aplica-se o mecanismo
de mapeamento objeto-relacional da JPA. Em seguida, gera-se o esquema do banco
de dados da aplicação. A essa abordagem chamamos de top down, pois parte do modelo conceitual (orientado a objetos) para
o esquema de banco de dados.
Na segunda estratégia,
chamada de bottom up, ocorre o
inverso da abordagem anterior. Parte-se de um esquema de banco de dados pronto
(ver ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
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Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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