Aplicações Mashup – Parte 01

Por:
Bruno Pinheiro Bastos e  Eduardo Bonfim Jerônimo


Introdução

 

Mashup é um termo recente, criado para definir a integração de diversos serviços distintos no intuito de fornecer um só serviço com todas as informações integradas. [REF7] propõe que, em termos de arquitetura, uma aplicação mashup é constituída pelos seguintes elementos:

·   provedores de conteúdo (ou de APIs);

·   mashup site;

·   aplicação cliente (tipicamente, um navegador);

 

Suponhamos, a internet é o sistema operacional. Ao invés de se criar um software que tenha recursos que interajam somente com as ações dos usuários, o software pode interagir também com outros softwares ao mesmo tempo através de APIs.

 

O surgimento do software interativo (ou da chamada “Web 2.0”) propicia novas e estimulantes oportunidades para professores criarem meios de ensino colaborativos e comunicativos para seus estudantes. Essa personificação da World Wide Web mantém potenciais de transformação semelhantes para professores e estudantes. [REF11]

 

Mashup é uma mistura de várias aplicações formando uma outra totalmente diferente.

 

Uma observação, que se faz de extrema importância para a computação, é o conceito de softwares interagirem com outros softwares. Com uma aplicação mashup é possível implementar aplicações que podem conversar com outras aplicações, ou seja, podemos fazer um site que por intermédio de APIs monte seu conteúdo extraindo informações de qualquer outro serviço hospedado na internet, e quando esses serviços forem atualizados a informação do site mashup é atualizada automaticamente.

 

Em teoria, software interagir com outro software, é uma das principais características da web semântica, que será uma extensão da web atual que tem como finalidade conseguir atribuir um significado aos conteúdos publicados na internet de modo que seja perceptível tanto por seres humanos como pelo computador. A intenção principal é fazer com que computadores conversem entre si e se entendam um com os outros. Não iremos entrar em muitos detalhes sobre a web semântica aqui, pois não é o nosso foco, mas faz-se importante a ciência dessa teoria já que o mashup tem como proposta inicial o que seria necessário para a web semântica.