O desenvolvimento de sistemas em camadas é uma prática que prioriza a implementação de aplicações em um formato bem estruturado, enfatizando a separação dos diferentes componentes de uma aplicação em partes lógicas.
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Porque esse artigo é útil O desenvolvimento de
sistemas em camadas é uma prática que prioriza a implementação de aplicações em
um formato bem estruturado, enfatizando a separação dos diferentes componentes
de uma aplicação em partes lógicas. Na primeira parte deste artigo discutimos
tais conceitos, além de iniciarmos a construção de uma aplicação multicamadas.
Para isto, foram codificados os tipos empregados na manipulação de informações
(DTOs), assim como definidas as classes da camada de Acesso a Dados. Nesta
edição estaremos finalizando este exemplo, através da implementação das camadas
de Negócios e de Apresentação (com esta última baseando-se na utilização do
framework ASP.NET MVC).
Quando o processo de implementação é conduzido
de uma forma organizada e em conformidade com boas práticas, a execução de
atividades de implementação acontece quase sempre sem maiores dificuldades;
tais aspectos ainda continuam válidos ao considerar tarefas que envolvam a
manutenção de funções pré-existentes.
Vários são os tipos de abordagens que
fornecem meios para conseguir uma maior qualidade no código que define um
sistema. Todas essas técnicas possuem em comum características como uma forte
ênfase no reuso de funcionalidades genéricas, além de priorizarem todo um esforço
em evitar a duplicação de trechos de código ao longo de uma aplicação. Um bom
exemplo de prática em conformidade com estes conceitos é o desenvolvimento de
aplicações em camadas.
Em termos práticos, uma camada nada
mais é do que uma parte lógica que agrupa classes e outras estruturas que
possuam um comportamento semelhante. Um típico sistema implementado sob este
paradigma pode contar com as camadas de Apresentação, Negócios e Acesso a
Dados; a comunicação entre tais camadas pode ser feita por meio de classes
conhecidas como DTOs (Data Transfer Objects), estruturas estas destinadas à
transferência de informações.
A camada de apresentação corresponde
à interface gráfica de um sistema. Dentro da plataforma .NET, diversas
tecnologias como ASP.NET Web Forms, ASP.NET MVC e Windows Forms podem ser
utilizadas na implementação desta parte de uma aplicação. Já a camada de
Negócios é acessada a partir de elementos da camada de Apresentação,
centralizando todas as regras de negócios de um software. Por fim, caberá à camada
de Acesso a Dados (invocada pela camada de Negócios) a interação com algum tipo
de repositório visando a manipulação e/ou o armazenamento de informações; o
comum é que esta parte do sistema seja implementada a partir do uso de um banco
de dados relacional, com o processo de comunicação ocorrendo através de
recursos como o ADO.NET ou algum mecanismo ORM (BOX 1).
Nesta segunda parte do artigo sobre
desenvolvimento de aplicações multicamadas estaremos finalizando o projeto
iniciado na última edição. Isto será feito a partir da implementação das
camadas de Negócios e de Apresentação (com esta última sendo construída sob a
forma de um site ASP.NET MVC).
BOX
1. ORM
Frameworks ORM (Mapeamento
objeto-relacional) permitem a representação de estruturas de um banco de dados
relacional sob a forma de classes. Alguns exemplos de mecanismos ORM bastante
populares no mundo .NET são o Entity Framework (o qual também integra a
plataforma .NET), o NHibernate (ferramenta gratuita baseada no Hibernate da
plataforma Java) e o Enterprise Library (solução open source também
disponibilizada pela Microsoft).
Concluindo a implementação da aplicação de exemplo
Na primeira parte deste artigo
iniciamos a construção de uma aplicação multicamadas, a fim de demonstrar os
diferentes conceitos que envolvem este tipo de abordagem. O sistema em questão
consiste, basicamente, em um cadastro para o gerenciamento de dados de
profissionais de Tecnologia vinculados a uma empresa hipotética.
Criamos uma solução chamada
TesteMultiCamadas, sendo que dentro desta já foram definidos os seguintes
projetos:
·
TesteMultiCamadas.DTO: Class Library em que
estão definidas as classes empregadas na transferência de informações entre as
diferentes camadas da aplicação;
·
TesteMultiCamadas.DAL: corresponde à camada de
Acesso a Dados.
Nesta edição finalizaremos a Solution
TesteMultiCamadas, através da implementação de dois projetos:
·
TesteMultiCamadas.BLL: camada de Negócios da
aplicação, contendo classes que fazem uso das estruturas de acesso a dados,
além de regras de negócio;
·
TesteMultiCamadas.MVC: camada de Apresentação,
sendo uma aplicação baseada no framework ASP.NET MVC.
Nota: A aplicação foi criada a partir do Visual Studio 2012
Professional, fazendo uso do .NET Framework 4.5, da versão 4.0 do ASP.NET MVC e
de uma base de dados gerada a partir do SQL Server 2012. A solução
TesteMultiCamadas poderá ser baixada a partir do site da DevMedia.
Implementando a camada de Negócios
A implementação da camada de Negócios
será feita a partir de um projeto do tipo Class Library chamado
“TesteMultiCamadas.BLL” (o termo “BLL” corresponde à abreviação do nome em
inglês desta camada, no caso “Business Logic Layer”). Para isto, clique com o
botão direto do mouse sobre a solução TesteMultiCamadas, selecionando em
seguida “Add” e, por fim, “New Project”.
Dentro da janela “Add New Project”,
marque o item “Class Library” da seção “Visual C#”, preenchendo em “Name” o
valor “TesteMultiCamadas.BLL”. Para finalizar clique em “OK”.
Antes de iniciar a codificação dos
tipos que farão parte da Class Library TesteMultiCamadas.BLL, será necessário
adicionar referências a esta biblioteca que apontem para os projetos
TesteMultiCamadas.DTO e TesteMultiCamadas.DAL. Dentro da janela Solution
Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre o item “References” de
TesteMultiCamadas.BLL e, a partir disto, acione a opção “Add References” no
menu que irá aparecer; localize então as bibliotecas TesteMultiCamadas.DTO e
TesteMultiCamadas.DAL, selecionando as mesmas e clicando em seguida no botão
“OK” (Figura 1).
Figura 1. Adicionando referências aos
projetos TesteMultiCamadas.DTO e TesteMultiCamadas.DAL
A primeira das classes a ser
implementada no projeto TesteMultiCamadas.BLL é o tipo OcupacaoBO (o sufixo
“BO” é uma abreviação de “Business Object”, nomenclatura em inglês utilizada
para designar classes empregadas na geração de objetos de negócios). Essa
estrutura tem o objetivo de retornar informações das ocupações que poderão ser
desempenhadas por profissionais de TI.
Para criar a classe clique, dentro do
Solution Explorer, com o botão direito do mouse sobre a Class Library
TesteMultiCamadas.BLL, escolhendo no menu de atalho a opção “Add”, subopção
“New Item”. Aparecerá então a tela “Add New Item”; preencha no campo Name o
valor “OcupacaoBO.cs”, gerando o arquivo em que constará a definição do tipo
OcupacaoBO.
Na Listagem 1 está a implementação da classe OcupacaoBO. Foi definido
neste tipo um método chamado ListarOcupacoes (linha 12), o qual devolve como
resultado de sua execução uma coleção com todas as ocupações cadastradas na
base de dados.
Como é possível observar, a operação
ListarOcupacoes aciona um método de mesmo nome a partir de uma instância da
classe OcupacaoDAO (linha 14), delegando a essa estrutura a tarefa de manipular
as informações armazenadas na base de dados de testes (BOX 2).
Listagem 1. Classe OcupacaoBO
01 using System;
02 using System.Collections.Generic;
03 using System.Linq;
04 using System.Text;
05 using TesteMultiCamadas.DTO;
06 using TesteMultiCamadas.DAL;
07
08 namespace TesteMultiCamadas.BLL
09 {
10 public class OcupacaoBO
11 {
12 public List<OcupacaoDTO> ListarOcupacoes()
13 {
14 return new OcupacaoDAO().ListarOcupacoes();
15 }
16 }
17 } ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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