Por que eu devo ler este artigo:Com o advento do recém-lançado Delphi XE6, novos recursos foram adicionados ao contexto da ferramenta. Logo, como já é de praxe a cada nova versão do IDE, tais novidades acabam por proporcionar novos desafios aos desenvolvedores, além de contribuir para um enriquecimento natural de todo o processo construtivo envolvido.

Dentre os atrativos apresentados de forma exclusiva neste release está um recurso atrelado à RTL (Run-Time Library) denominado App Tethering que, em suma, provê a habilidade de interação entre aplicações Delphi, de qualquer segmento (Desktop ou Mobile), que partilhem de um mesmo ambiente local ou remoto.

Na prática as probabilidades para este cenário são inúmeras, o que torna o aprendizado deste recurso de grande valia a partir deste momento.

App Tethering é a denominação dada a um novo recurso introduzido na mais recente versão do Delphi, a XE6, cujo intuito principal é proporcionar uma interatividade mais direta entre as aplicações dos mais variados tipos, desenvolvidas sob o contexto do IDE.

Seguindo pela perspectiva habitual da própria ferramenta, todo o panorama principal deste recurso é então refletido em componentes, disponíveis na Tool Palette do ambiente.

Por esta razão, o uso destes se torna imprescindível para a plena incorporação do recurso na aplicação, o que viabiliza, neste momento, somente construções nativas.

Em vista disso, a atividade inicial do artigo é contextualizar o leitor por meio de uma abordagem explicativa dos principais conceitos que permeiam o cenário “tethering” para, em seguida, ilustrar por meio de demonstrações reais a aplicação destes na prática.

No seu exercício cotidiano, uma aplicação Delphi provida de app tethering está habilitada a operar em três pontualidades essenciais.

A primeira delas se dá pela localização efetiva de outras aplicações que também façam uso de app tethering, as quais estejam operando no mesmo contexto de execução. De forma específica, tal contexto se refere ao dispositivo ou aos dispositivos conectados, onde a “aplicação 1” está sendo executada juntamente das outras aplicações.

O segundo ponto de operação deste tipo de aplicativo se dá pela execução de ações remotas, instantaneamente publicadas por uma determinada aplicação tethering e invocadas remotamente por outras.

Por fim, seguindo por esta mesma linha, o terceiro ponto faz referência ao compartilhamento de dados e informações, na forma de recursos, entre as aplicações (VCL Forms e FireMonkey HD, VCL Forms e FireMonkey Mobile, etc.). Aqui, atualmente é provido o suporte tanto a tipos de dados (data types) tradicionais quanto a streams.

Em meio à tecnologia, como é de se esperar, todo cenário envolvendo interatividade requer determinados pontos de atenção no que diz respeito ao transporte de informações. No caso do recurso de tethering provido pelo Delphi, a resposta para toda sua interatividade citada é “nada em especial”.

Isto porque, tal artifício é suficientemente independente de qualquer meio de transporte ou protocolo específico. Nos bastidores, grande parte da incumbência destas questões, tal como a conexão em rede local (LAN), fica por conta da RTL, tornando-se transparente ao desenvolvedor.

Em meio à comunidade, as aplicações Delphi que fazem uso do recurso de app tethering são tratadas simplesmente como “aplicações tethering”, termo este que será adotado deste ponto em diante.

Units

No Delphi, toda nova incorporação acaba por representar o acréscimo de novas entidades ao âmbito do IDE. Três dos casos mais corriqueiros se fazem pela adição de novas classes, novas units ou ambas, ao framework da ferramenta.

Para o recurso de tethering, quatro é o número de units inclusas, cada qual com uma porção de classes relacionadas a um determinado fim. Nominalmente elas ficam sob o escopo System, na nova subdivisão Tether, conforme a seguir.

System.Tether.AppProfile

System.Tether.AppProfile.pas é o nome físico da unit que contempla, entre outras coisas, a declaração da classe TTetheringAppProfile, que dá origem ao componente homônimo disponível no novo grupo Tethering da Tool Palette do IDE.

No aspecto prático, seu uso é imprescindível para o ideal provimento do recurso de app tethering para uma aplicação, uma vez que irá representar o perfil (Profile) da mesma neste contexto. Em sua estrutura, há ainda a declaração de diversas outras classes, cada qual direcionada a um segmento específico e que, de forma direta ou indireta, estarão presentes durante toda a ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo