Por que eu devo ler este artigo:De que se trata o artigo

A Arquitetura da Informação na Web torna possível realizar uma navegação intuitiva e fácil. Para o alcance da organização ideal nas páginas de um website, o desenvolvedor deve conhecer o usuário, o contexto, o conteúdo e efetuar o planejamento do ambiente das informações. A estruturação bem feita da página permite reduzir sua complexidade e garantir a satisfação do usuário.

O artigo trata do uso da Arquitetura da Informação na Web com o objetivo de estruturar e organizar os websites para os usuários encontrarem as informações que procuram com mais facilidade. Ao utilizar padrões, é possível criar uma estrutura consistente e de simples manutenção.

Em que situação o tema útil

A Arquitetura da Informação na Web pode ser utilizada em qualquer website com o objetivo de estruturá-lo melhor. Assim, todo o conteúdo disponibilizado poderá ser acessado de forma simples e objetiva, trazendo para o usuário economia de tempo, já que não se perderá na imensidão de informações irrelevantes para a pesquisa em seu caráter particular. Dessa forma, ela melhora a qualidade das visitas ao website, tornando-as, além de tudo, mais práticas e agradáveis.

Resumo DevMan

Arquitetura da Informação na Web significa estruturar e organizar informações de modo a permitir, ao usuário, a efetivação de suas necessidades sobre as informações buscadas. O Arquiteto de informações é o profissional responsável por esse trabalho de pesquisa, design e implementação. É fundamental o conhecimento sobre o usuário, o contexto e o conteúdo para a construção de um ambiente bem planejado.

Autores: Adriana Pèret Teixeira Guimarães, Luísa Pèret Moraes e Paula Pèret Moraes

A web auxilia imensamente as pessoas na busca de informações. Elas esperam que as engines de busca encontrem respostas às suas perguntas e não vejam somente a informação, mas interajam com a rede mundial de computadores. Segundo Shedroff (1999), a informação refere-se aos dados organizados, transformados e apresentados, de modo a dar-lhes significado e sentido. É necessário organizá-la para que o usuário tenha mais facilidade para encontrar o que procura.

O termo “arquitetura” foi utilizado com “informação” pela primeira vez no início dos anos 70 por Richard Saul Wurman e contribuiu para esclarecer as pessoas sobre os problemas causados pela ansiedade por informação; daí a necessidade de sua organização e estruturação, condição indispensável no processo de criação dos websites. Quanto mais informação, maior a necessidade de se utilizar a Arquitetura da Informação. Com ela, os sistemas web fazem mais sentido para o usuário e possibilita que ele se depare com um ambiente menos complexo, onde as informações estão dispostas de maneira clara e de fácil acesso. As buscas tornam-se, então, mais ágeis e eficientes.

Quem executa a Arquitetura da Informação é o arquiteto da informação. Esses profissionais tornam o complexo claro e fazem a informação ser entendível para os outros seres humanos. Se conseguem fazer isso com sucesso, são bons arquitetos da informação. Porém, um especialista é necessário apenas se o projeto for muito grande e complexo. Esse papel pode ser executado por webdesigners, escritores ou qualquer outro profissional envolvido. O que importa não é o título, e sim a realização dos princípios com competência.

A Arquitetura da Informação não foca a funcionalidade ou o gráfico do website, mas estrutura e categoriza os conteúdos, de modo que facilite o encontro e o uso das informações. O arquiteto deve, então, determinar a organização, navegação, rotulagem e conteúdo. Deve, também, ter especificada uma missão e visão do site, além de mapear como será seu crescimento.

Um website bem planejado e mapeado faz com que o usuário não fique perdido em meio ao imenso número de informações disponíveis. O planejamento também beneficia os desenvolvedores, que terão um conteúdo mais organizado para trabalhar e dar manutenção, além de não precisarem alterar a estrutura diversas vezes.

Existem três conceitos importantes e necessários para a utilização da Arquitetura da Informação. São eles o usuário, o conteúdo e o contexto, representados na Figura 1.

Arquitetura da Informação é tudo sobre o encontro das necessidades das pessoas
Figura 1. Arquitetura da Informação é tudo sobre o encontro das necessidades das pessoas, conteúdo e contexto.
...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo