Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 101. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

; mso-yfti-firstrow: yes">

Neste artigo veremos

·         Orientação a Objetos;

·         Criação de Eventos;

·         Criação de um notificador para nossas aplicações.

Qual a finalidade

·         Desenvolver um pequeno framework que exiba de forma agradável ao usuário mensagens de validação.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Formulários para entrada de dados.

 

Resumo do DevMan

         Com cada vez mais aplicações no mercado, tornar nossa alternativa mais atraente e funcional passou a ser ainda mais importante. Alertar o usuário de possíveis erros é uma premissa importante no desenvolvimento de qualquer aplicação. Veremos nesse artigo como implementar algumas classes para a exibição de erros de forma funcional e visual.

 

Ao observarmos a evolução dos aplicativos Windows, incluindo o próprio sistema operacional, vemos uma dedicação especial dos desenvolvedores para os recursos visuais. Por recursos visuais quero dizer a própria aparência em si e também a experiência do usuário no que diz respeito à usabilidade. Porém, nem só de visual vive uma aplicação. Seja Win32 ou Web, uma aplicação precisa prever possíveis erros do usuário e notificá-lo, como um CPF ou CNPJ incorretos. Dessa forma teremos sempre um sistema visualmente atraente e ao mesmo tempo inteligente a ponto de prever erros e/ou falta de parâmetros em determinadas partes do sistema.

Neste artigo vamos desenvolver um pequeno framework de notificação de erros que tem como objetivo melhorar essa experiência do usuário, provando que um bom sistema precisa ir muito mais além do que o visual.

 

Funcionamento e estrutura básica

Para desenvolver o exemplo, tomei idéias do validador do .net ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo