
idi-font-style: normal">UDDI Services), registro UDDI (UDDI Registry), nó UDDI (UDDI Node) e UBR. É comum usar o termo “serviços UDDI” quando queremos referenciar um serviço privado, mantido internamente por uma empresa. Já o termo UDDI Business Registry ou UBR é encontrado citando uma implementação pública, registrada no corpo gestor UBR Operator Concil.
Mais adiante veremos que já existem diversos UBR (de empresas como Microsoft, IBM e outras), disponíveis para acesso, inclusive algumas versões para testes. Veremos também as regras de relacionamento entre esses UBR’s para garantir a unicidade e disponibilidade das informações registradas.
Padronização ou a subsistência
Vivemos um momento em que todas as tecnologias que surgem tendem a possuir uma especificação aberta, submetida a um órgão de padronização ou mantida por um consórcio, e de preferência, baseada em padrões já existentes e amplamente aceitos. Certamente o maior exemplo dessa tendência é a plataforma .NET.
Quem diria, há algum tempo atrás, que faria parte da estratégia comercial da Microsoft criar uma plataforma de desenvolvimento com especificação aberta e em grande parte submetida a um órgão internacional de padronização.
Com o projeto UDDI não foi diferente, essa foi uma preocupação constante. Afinal, não é coerente pensar em criar algo que possa revolucionar o eBusiness se ele não tiver um amplo apoio de grande parte da comunidade internacional. Isso certamente não seria alcançado caso o projeto fosse baseado em tecnologias proprietárias ou estivesse no controle de uma empresa em particular, ou seja, o projeto estaria condenado à subsistência.
A especificação UDDI segue rigorosamente essa linha, sendo mantida por um consórcio aberto, do qual fazem parte as maiores empresas de tecnologia do mundo. Não existe muita burocracia para ingressar no grupo, até pessoas físicas podem participar. É claro que há regras e níveis de participação, onde pessoas físicas, por exemplo, não têm direito a voto.
Tal qual aos Web Services, a arquitetura proposta pela especificação UDDI é toda baseada em padrões abertos e amplamente aceitos. São basicamente três pilares:
· XML: usado para a definição das interfaces dos serviços e definir estruturas de dados;
· SOAP: é quem, acima do XML, define todo o formato das mensagens (requisição+resposta) da API prevista;
· HTTP: protocolo padrão de comunicação adotado.
...