Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 79. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ulação do fluxo de dados de voz em pacotes IP

 

Utiliza-se para transmissão o protocolo chamado RTP (Real-Time Transport Protocol, ou protocolo de transmissão em tempo real). O RTP utiliza o serviço de transporte UDP para transmitir os pacotes. O RTP é necessário porque na Telefonia IP uma taxa de transmissão constante é fundamental, enquanto que a perda de pacotes pode ser desprezada. Os pacotes IP assim obtidos são transportados pela rede, como qualquer pacote IP, sem qualquer distinção.

O “CD-VoIP”, aplicação construída como exemplo deste artigo, é um software que possibilita a conversa via IP entre dois computadores que possuem recursos de áudio (placa de áudio, microfone e caixas de som), conectados em rede e não é necessária a adoção de nenhum hardware especial na rede (como vemos a simplicidade na Figura 1). Ele apresenta uma possibilidade de uso dessa tecnologia em substituição ao sistema telefônico convencional, aproveitando uma rede de computadores já existente.

Para realizar uma chamada são necessários protocolos para executar algumas tarefas, como a localização do usuário, notificação de chamada, início e finalização de transmissão de voz e desconexão, feito através de protocolos de controle.

 

O Padrão H.323

Hoje a arquitetura mais difundida no mercado para transmitir voz sobre uma rede TCP/IP é o padrão H.323, proposto pela International Telecom Union (ITU-T). Esse padrão é uma pilha de protocolos que está focado na conexão e controle da chamada, que são separados da transmissão de conteúdo (voz) entre os computadores (Figura 2).

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo