Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 88. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem

Clique aqui para ler esse artigo em PDF. imagem_pdf.jpg

Novidades

Versões de Delphi

Saiba qual versão do Delphi seus projetos precisam

 

Para escrever este artigo foi necessário recordar o meu passado, buscando toda a caminhada em programação e em especial com o Delphi. No início de minha faculdade (1996) aprendi Algoritmos. Como era difícil entender o tal Português Estruturado onde precisávamos imaginar o comportamento dos programas. Junto com Algoritmo aprendi a programar em Turbo Pascal 5 e tudo ficou mais fácil, pois podíamos testar na prática.

Ao mesmo tempo, eu e meu colega, estávamos assumindo o setor de informática em uma escola. Era necessário escolher um IDE (Integrated Development Environment) e uma linguagem de programação para informatizarmos a escola bem como lecionarmos no curso técnico em processamento de dados que existia na época.

Lembro da primeira vez que vi o Delphi 1. Parecia mágica arrastar componentes, configurar propriedades e codificar eventos. Isso tudo no tempo do Windows 3.11.

Mesmo assim a tarefa de escolher era difícil, pois afetaria até o currículo do curso. Muito se pensava na seqüência que o IDE teria. Junto com o Delphi analisávamos outros produtos como o V.O. (Visual Object) que não existe mais e também o Fox Pro. Acabamos escolhendo o Delphi e fazendo um treinamento já no Delphi 2. Bem, no final, até hoje utiliza-se Delphi nessa escola e olha que já se passaram 11 anos.

Acredito que para escolher uma ferramenta de trabalho, devemos levar em consideração vários fatores e, principalmente, o histórico do produto. O modismo da atualidade não deve ser considerado. Todo novo produto deve ter um tempo de aceitação e comprovação de suas funcionalidades. O tempo ideal, não sei. O que sei é que se uma empresa tem um produto bom, com mais de 10 anos, terei a confiança de utilizar qualquer produto dessa empresa.

Nessa caminhada a Borland, visando ações estratégicas fez algumas mudanças como podemos citar o caso da Inprise e agora a CodeGear. Nesse último, achei correto dividir as empresas que possuem focos diferentes. Só não achei justo o novo nome ficar com os produtos de desenvolvimento, visto que eles são os mais antigos e que mantiveram a Borland até os dias atuais.

No passado, sabíamos que deveríamos utilizar sempre a última versão do Delphi que era a mais atualizada tecnologicamente. Tínhamos diferença entre Professional, ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo