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Usando os components Decision Cube

Tomada de decisões no Delphi

Tomada de decisões. Ouvimos essas palavras sempre que entramos em um ambiente corporativo. Para a parte gerencial de uma empresa, os sistemas de informação exercem um papel muito importante, pois é com a ajuda desses sistemas que as empresas vão, por exemplo, investir mais fortemente em determinada área ou atualizar seus estoque com maior inteligência.

Para que nossos sistemas possam efetivamente ajudar essas empresas devemos fornecer informação com qualidade. Nossos clientes não desejam mais saber simplesmente qual é o produto que mais vende, eles querem saber, por exemplo, quais tipos de produtos foram mais vendidos em uma determinada área, em determinado mês e para que faixa etária. Uma maneira para conseguirmos extrair esse conhecimento do banco de dados se baseia no uso da ferramenta OLAP (On-Line Analytical Processing ou Processamento Analítico On-Line). Importante salientar que essas técnicas são normalmente aplicadas em bases de dados históricas, ou seja, não é considerado o presente da empresa na tomada de decisões, pois os dados podem ser modificados e os resultados retornados pelas consultas não serão verdadeiros.

Encontramos no ambiente Delphi um conjunto de componentes para o uso dessa tecnologia que estão na paleta de componentes “Decision Cube”. Os chamados cubos de decisão ganharam esse nome, pois exibem os dados de forma diferente da que vemos normalmente, que é uma visão com apenas uma dimensão (grid). Com o uso desses componentes podemos agrupar e projetar os dados existentes no database com muita facilidade usando uma visão com múltiplas dimensões.

Com apenas uma consulta no banco de dados usando os componentes “Decision Cube” podemos ter vários resultados interessantes. Em uma situação normal entraríamos em parafuso. Explico: digamos que nosso cliente queira visualizar os totais dos pedidos (sumário) considerando a data em que eles foram realizados (agrupamento pela tabela de saída). Após realizarmos essa modificação, nosso cliente pede uma outra mudança, ele também gostaria de visualizar os totais dos pedidos agrupando agora por vendedores. Após realizarmos outra atualização, ele diz que gostaria de uma visualização dos dados que mostrasse os pedidos agrupados pelo país de origem do cliente. Para piorar a situação agora o cliente deseja agregar as datas de saída dos pedidos e o país de origem dos clientes, tendo como sumário o total dos pedidos para essas combinações (data de saída/país de origem dos clientes).

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