Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 18. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Trabalhando com TUpdateSql e CachedUpdates – Parte II

 

Na edição anterior, vimos como melhorar o desempenho de nossas aplicações utilizando o componente TUpdateSql junto ao recurso CachedUpdates. Aprendemos como é sua funcionalidade com os componentes de acesso às tabelas, TQuery’s, TTable’s, TStoredProc’s e o conceito de CachedUpdates, que, só para lembrar, é a maneira de se trabalhar com os dados em memória (localmente) economizando o tráfego das informações na rede.

Desta vez, veremos como utilizar esses recursos quando temos uma instrução SQL que utiliza de joins com tabelas.

 

O que é um Join

 

Apenas para clarear as idéias, join é a junção de duas ou mais tabelas numa mesma instrução SQL. Quando precisamos obter informações que se encontram em diversas tabelas de uma única vez, criamos um join.

Vamos imaginar, por exemplo, três tabelas. A primeira com o nome Pessoas, que conterá algumas informações básicas das pessoas; a segunda com o nome de Clientes, que trará as informações dos clientes; e a terceira intitulada Funcionários,contendo as informações dos funcionários. Veja a figura abaixo:

 

Observamos pela figura acima que se trata de uma especialização.

 

Se quiséssemos obter todas as informações dos clientes, teríamos a seguinte instrução SQL:

 

SELECT * FROM PESSOAS a, CLIENTES c

WHERE a.COD_PESSOA = c.COD_PESSOA

 

Agora nosso join já está pronto para ser usado. Por não haver necessidade de explicações mais detalhadas sobre joins, deixaremos este assunto para outra oportunidade.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo