Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 24. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Firebird

Nasce forte o InterBase independente

 

Para muitos um nome totalmente desconhecido, para outros um sonho que está prestes a se concretizar - esse é o Firebird, a mais nova encarnação do banco de dados InterBase.

 

 

Um pouco de história

Quando a Borland anunciou a abertura do código fonte do InterBase, a notícia foi muito bem recebida pela comunidade Open Source, que estava ganhando um banco de dados mundialmente reconhecido pela sua eficiência e simplicidade de instalação/manutenção. Após alguns meses de muita ansiedade, decepções e inseguranças, o fato finalmente aconteceu (em 25 de Julho de 2000) e todos puderam ter acesso ao código do InterBase.

         Naquele instante, alguns usuários do InterBase (entre eles alguns ex-funcionários da própria Borland que participaram no seu desenvolvimento) decidiram criar uma versão bifucarda do IB que tivesse o apoio e a participação ativa da comunidade no seu desenvolvimento. Nesse momento nasceu o Firebird.

         De lá para cá muita coisa tem sido feita. Pessoas que antes eram apenas usuários passaram a conhecer e se aprofundar no  IB, dedicando grande parte do seu tempo ao estudo e limpeza do seu código.

         Muitos bugs foram detectados e corrigidos, incluindo aí uma grande falha de segurança (backdoor) encontrada no código do IB que permitia que qualquer usuário conhecedor do login/senha do backdoor tivesse acesso completo a qualquer banco de dados em qualquer servidor InterBase.

         Para a surpresa de muitos, a mesma empresa que abriu o código do IB anunciou que continuaria vendendo uma versão certificada do InterBase que, segundo a Borland, contém algumas diferenças da versão Open Source. Isso infelizmente acabou por dificultar ainda mais o entrosamento e a troca de informações entre os dois grupos, assim criando uma divisão clara dos códigos. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo