Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 24. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

WebSnap na Prática

Programação Web no Delphi 6, dos conceitos à ação

 

Como você pode conferir no artigo de Guinther Pauli, nesta edição, o WebSnap é um novo paradigma para o desenvolvimento Internet/Intranet com o Delphi 6 e o Kylix 2. Até o Delphi 5, o conjunto de componentes que encapsulava toda a dificuldade para a criação de aplicativos Web se chamava WebBroker.

         Ao contrário do DataSnap, que apenas é uma evolução do framework MIDAS, o WebSnap representa um conceito totalmente novo. Isso não quer dizer que o WebBroker está obsoleto. É possível combinar os recursos de ambas tecnologias. Entretanto, aplicações escritas em WebBroker não são portáveis para o WebSnap- teriam que passar por uma forte reestruturação, ou até mesmo - serem reescritas.

         E o desenvolvedor WebBroker? Não precisa se preocupar. O Delphi 6 e o Kylix 2 continuam suportando o WebBroker e segundo a própria Borland as próximas versões o continuarão fazendo. O WebBroker está ultrapassado? Depende do ponto de vista. Se você desenvolve aplicações que envolvem muita manipulação de dados, como formulários de cadastro, estudar WebSnap vai lhe trazer muitos benefícios. Para aplicações que são mais preocupadas com a estética e a flexibilidade e necessitam de uma complexidade menor use WebBroker.

         O Gráfico 1 ilustra as opções em que WebSnap ou WebBroker melhor se encaixam. Além disso, não podemos nos esquecer que desenvolver em WebSnap ainda é a solução mais cara de todas, já que está presente apenas na versões Enterprise do Delphi e do Kylix.

Bancos de dados

No que diz respeito a bancos de dados, o WebSnap traz inovações incomparáveis. Neste aspecto, a diferença entre WebBroker e WebSnap é gigantesca. O tempo de desenvolvimento através do WebSnap pode ser drasticamente reduzido neste cenário.

         Isso pode chamar a atenção de quem está na metade de um projeto com WebBroker. O fato é que a característica fragmentada da Internet diminui essa dificuldade. Digamos, por exemplo, que você está com 40% do site (ou do software para Intranet) no ar e estava utilizando WebBroker, mas não quer perder mais tempo e decide migrar logo paro WebSnap. Basta que os novos links apontem para CGI/ISAPIs construídas em WebSnap, ao invés de em WebBroker. É claro que a facilidade na manutenção, a organização e o nível de padronização vão cair se esse recurso for utilizado. Todavia, dependendo da situação, pode valer a pena. Com um pouco de sorte, é provável que os módulos desenvolvidos em WebBroker nunca precisem ser modificados.

 

Páginas Complexas

Neste tipo de página a complexidade estética é o item mais importante. Neste caso, o aplicativo fará muito mais leitura do banco de dados do que escrita. A WebBroker pode trazer melhores resultados.

 

Páginas de Cadastro

Em páginas de intenso cadastro e manutenção de dados, a estetica possui uma relevancia menor. Neste caso, a WebSnap traz uma diferença brutal de produtividade.

 

Como usar o WebSnap?

O foco deste artigo é a prática. Aqui, veremos aplicações simples, voltadas mais para o objetivo didático do que para sua utilidade em si. Então vamos botar a mão na massa!

 

O espetacular Hello Word

Apesar de ser um alvo inevitável de piadas, não tem nada mais prático para explicar alguma coisa em desenvolvimento de software do que construir um Hello World. Portanto, construiremos um poderosíssimo Hello World, todo feito em WebSnap!

         Comece abrindo o Delphi 6. Em seguida, iniciar uma aplicação WebSnap. Clique no menu File, New, Other, para abrir o Object Repository e selecione a guia WebSnap (Figura 1).

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo