Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 25. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

COM+ e DataSnap no Delphi 6

Parte II – Clientes

O COM+ e o DataSnap permitem a criação de aplicações três-camadas, distribuídas e escaláveis no Delphi 6, com  suporte a balanceamento de carga, gerenciamento de transações e pooling de objetos

Na parte I deste artigo (edição anterior), conhecemos os fundamentos da arquitetura COM+/DataSnap no Delphi 6 e como construir um servidor COM+ usando um Transactional Data Module. Nesta segunda parte do artigo, veremos como construir uma aplicação cliente que acessa um servidor remoto por meio de uma conexão DataSnap. No final, mostro como criar um provedor universal de dados, chamado assim por ser capaz de publicar todas as tabelas de uma conexão por meio de objetos DataSetProvider.

Criação do cliente

Na construção da aplicação cliente, usaremos vários componentes da aplicação COM+ e o versátil componente ClientDataset. Comece fazendo o seguinte:

1. No Delphi 6, crie uma aplicação com File | New > Application.

2. Salve a unit criada como "uCliente" e o projeto como "Cliente".

3. Coloque no Form os seguintes componentes e faça as configurações indicadas:

 

 SimpleObjectBroker (Paleta DataSnap)

LoadBalanced: True

Servers: clique duas vezes nesta propriedade para abrir um editor de lista de servidores (Figura 1); depois adicione o computador que irá conter o objeto servidor. Se você possuir uma grande rede com vários clientes, poderá fazer o balanceamento de carga (load balancing) adicionando mais servidores COM+ redundantes, com acesso a um único banco SQL. Com isso, se um servidor de aplicações cai, o outro entra em ação.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo