Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 28. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Depuração desvendada

Conheça a fundo o depurador integrado do Delphi

Apresentarei neste artigo um assunto de extrema importância no desenvolvimento de sistemas de qualquer tipo – a depuração. Depurar um aplicativo é tão fundamental que a maioria dos gerentes de projeto incluem os testes e a depuração de sistemas como uma fase do ciclo de vida de um software. Veja neste artigo uma visão detalhada dos principais recursos do depurador do Delphi.

O que é e por que depurar?

O termo depurar é uma tradução livre do inglês debug ("remover bugs"). Quem nunca ouviu ou usou a frase “Meu sistema está com bug”? Neste caso, o bug é uma falha do sistema, um erro, um cálculo mal feito, operações com resultados incorretos, e assim por diante.

É neste ponto que entra o Debugger (Depurador) – para localizar e eliminar bugs dos códigos. Além de simplificar a localização de erros, o depurador pode prevenir que futuros erros venham a acontecer, simulando situações pelas quais seu usuário final passaria. Você pode ainda utilizá-lo para simplificar e otimizar seus sistemas.

Um software bem depurado é um software mais confiável, com menos probabilidade de erros, mais rápido e seguro, e certamente trará mais satisfação para você e seu cliente.

O depurador integrado do Delphi

Desde os tempos do Turbo Pascal – precursor do Delphi – o depurador já era uma ferramenta extremamente poderosa. O Delphi trabalha exatamente da mesma forma que o Pascal, com uso de breakpoints, watches etc. e introduz muitos outros recursos. Se você sabia depurar em Pascal, pode facilmente depurar no Delphi.

Tanto o Turbo Pascal como o Delphi sempre tiveram o depurador integrado à IDE. Não é necessário que você saia do Delphi e abra outro software exclusivamente para depurar o executável, obrigando-o a usar endereços de memória e comandos especiais de depuração.

O Delphi nos dá uma visão completa de tudo o que está acontecendo dentro do processo executável ou DLL – podemos inspecionar variáveis, fluxos de mensagens, executar código passo a passo, examinar threads e mais, tudo dentro da própria IDE.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo