Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 46. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Opções de acesso ao IB/FB

Uma visão geral de componentes e tecnologia

 

Lembram daquele velho ditado que diz: “Quanto mais, melhor”? Pois é, em algumas situações poderíamos transformá-lo em “Quanto maior a quantidade, mais difícil a escolha”! Quando se trata de componentes de acesso ao IB/FB, a fartura de opções disponíveis pode se tornar um problema na escolha de que pacote utilizar.

Na tentativa de ajudar o leitor nessa decisão, apresento os principais componentes de acesso AP IB/FB. Note que, apesar de não ter experiência prática com todos os componentes mostrados, fiz uma análise baseada na documentação e em exemplos disponíveis. Além disso, os autores de alguns pacotes foram contatados para que mostrassem os principais aspectos de cada conjunto de componentes.

 

Tipos de acesso

Antes de falarmos sobre os componentes em si, é preciso saber que existem basicamente dois tipos de acesso a servidores IB/FB. O primeiro é através de uma camada intermediária, entre a aplicação e a API do banco de dados. É o caso da tecnologia dbExpress, do falecido BDE, DO ODBC, etc. O segundo método é o acesso direto através da API do banco de dados; em geral é este o que garante maior eficiência no acesso e na recuperação das informações.

No geral recomendo sempre o uso de componentes que forneçam acesso nativo ao banco, mas há situações nas quais isso não é viável, ou mesmo desejado, como por exemplo, nas que precisam conectar-se a diverso9s tipos de SGBDs. 

 

IB Objects (IBO)

O IBO é o pacote mais completo para acesso ao IB/FB e único que fornece componentes nativos que não descendem da classe TDataSet. Por esse motivo, o IBO possui seus próprios controles de edição de dados, como Grids, Edits, Combos etc. (Veja a Figura 1), desenvolvidos especificamente para trabalhar com seus componentes de acesso. Como eles não têm ligação nem herança com a classe TDataSet, podem ser utilizados até mesmo nas versões Personal/Standard do Delphi (que por padrão não trazem tecnologias de acesso a BD). Um inconveniente desse modelo é que os componentes não são compatíveis com a maioria dos pacotes de terceiros que se ligam a TDataSets, como por exemplo geradores de relatórios e bibliotecas como TeeChart, InfoPower, RxLib, etc.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo