rmal"> 

Neste artigo veremos

·         Introdução a multicamadas;

·         Criando aplicações servidoras COM+;

·         Criando aplicações cliente COM+.

Qual a finalidade

·         Permitir a construção de sistemas distribuídos.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Redes de computadores onde um único computador se encarrega de processar requisições clientes, ou, simplesmente, quando uma máquina precisa executar uma instrução remota na outra.

 

Resumo do DevMan

         Aplicações distribuídas são amplamente utilizadas em ambientes corporativos. Aqui você aprenderá a criar suas primeiras aplicações para este tipo de arquitetura.

 

Com certeza boa parte dos leitores que estão iniciando em programação já se deparou com o termo “multicamadas”, “computação distribuída”, ou ainda, “objetos distribuídos”. Confesso que quando comecei meus estudos em cima da tecnologia, ainda no Delphi 3, senti bastante dificuldade. São essas dificuldades, pelas quais passei, que pretendo esclarecer neste artigo.

No Delphi, a programação distribuída começou com o Delphi 3, como já comentei, mas foi a partir do Delphi 4 que ganhou forças. Na época, a tecnologia foi batizada de MIDAS (Multitier Distributed Application Services). Com a versão 3 do MIDAS, lançada no Delphi 6, a tecnologia passou a se chamar DataSnap. Hoje ambos os nomes são sinônimos.

Neste artigo, veremos um pouco de conceitos, e logo a seguir, vamos à prática para demonstrar como construir aplicações distribuídas no Delphi. Enganam-se aqueles que pensam que o DataSnap só pode ser utilizado para construção de aplicações de banco de dados distribuídos, tanto que nesta introdução, faremos uso de um exemplo simples, sem acesso a BD.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo