o style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"> 

Neste artigo veremos

·                         Utilização de ferramentas para manipulação de bancos de dados;

·                Principais funcionalidades e facilidades do SQL Studio.

Qual a finalidade

·                Facilitar testes e manipulação de dados no dia-a-dia.

Quais situações utilizam esses recursos?

·                Podemos utilizar programas para manipulação de dados em todas as situações possíveis, incluindo testes de performance e do desenvolvedor.

 

Nota do DevMan

A intenção desse artigo é mostrar uma ferramenta super completa para utilização no dia-a-dia. Essa ferramenta pode ser utilizada para dar manutenção em vários bancos de dados. Veremos o SQL Studio.

 

Não é novidade empresas possuírem vários servidores de banco de dados para suas aplicações, por serem projetos legados ou por simples opção. Imagine uma empresa com um sistema com Firebird e outros com SQL Server, por exemplo.

Quando necessário você precisa dar manutenção no banco, e para isso utiliza, por exemplo, o IBExpert para Firebird e outra ferramenta para o SQL Server. A maioria das ferramentas são parecidas, mas cada uma tem sua características de funcionalidades, para exportação, importação, inserção de dados etc.

Mas, e se você utilizar uma ferramenta para vários tipos de servidores, mas com as mesmas características? No caso, não estamos falando de apenas uma ferramenta, mas sim uma para cada servidor, mas com as mesmas funcionalidades.

É isso que temos com as ferramentas da SQL Manager (www.sqlmanager.net), onde a mesma suporta: MySQL, SQL Server, PostegreSQL, InterBase/Firebird, Oracle, DB2 e DBISAM (Figura 1), onde as características das ferramentas são as mesmas, para criação de objetos, exportação, importação etc.

 

Figura 1. Suporte a vários tipos de servidores de banco de dados

 

Cada Studio como é apresentado, possui ferramentas auxiliares que podem ser baixadas ou adquiridas separadamente, como por exemplo, uma ferramenta apenas para importar/exportar dados, para extrair estrutura e dados do banco, migrar de um banco para outro (pump) entre outros (Figura 2).

 

Figura 2. Ferramentas do Studio

 

Temos ainda componentes para aplicar as funcionalidades das ferramentas dentro de projetos utilizando Delphi e C++, uma boa dica, mas que não será tratada nesse artigo. Na Figura 3 temos um exemplo da funcionalidade (gerador de planilhas do Excel) que podemos colocar em projetos.

 

Figura 3. Componentes VCL para criar funcionalidades da ferramenta

 

Instalação

Vamos mostrar a ferramenta para SQL Server (o SQL Studio for SQL Server), mas fique à vontade para utilizar outro. Você pode baixar uma versão trial ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo