Introdução à manipulação via celular de dados de posicionamento global
Serviços relacionados à questão de posicionamento global são cada vez mais aplicados e importantes no dia-a-dia de empresas e até mesmo de pessoas, em geral. Imagine uma empresa no ramo de prestação de serviços em domicílio que deve gerenciar quais funcionários irão atender quais clientes. Isso deve levar em conta custos de combustível e de tempo. Esse último muito ligado à satisfação do usuário. Há, também, empresas no ramo de transporte de mercadorias que sentem necessidade de acompanhar seus caminhões ao longo do trajeto, garantindo assim, menos atrasos e maior segurança da carga.
Outro problema interessante, esse enfrentado não por empresas, mas por pessoas, é o gerenciamento de suas atividades durante sua jornada diária. Pais e mães podem, por exemplo, querer que seus filhos não saiam de determinado local na cidade, como a escola, ou o parque. Eles desejam serem avisados quando esse tipo de incidente ocorrer para tomar medidas imediatamente.
Baseando-se nesse contexto, este artigo propõe uma forma de solucionar problemas de posicionamento global, como os citados, usando um celular com MIDP 2.0 (mobile information device protocol 2.0) e CLDC 1.0 (connection limited device configuration 1.0). Alguns celulares já são equipados com módulos GPS onboard. Mas para quem não possui tal aparelho e não pretende trocar o seu, iremos utilizar também a JSR-082 (Java Specification Request–082), pacote Java para usar a interface Bluetooth de dispositivos móveis, e um módulo GPS externo com interface Bluetooth, facilmente encontrado no mercado. Existem várias soluções no mercado, e aqui pretendemos demonstrar uma simples para você entender o conceito e poder desenvolver suas próprias aplicações.
O sistema GPS
O GPS (global positioning system) consiste de três órbitas médias (aproximadamente 20.000 km) com oito satélites cada. As órbitas foram projetadas de forma que cada ponto da Terra seja capaz de “enxergar” pelo menos quatro satélites em qualquer instante do dia. O sistema também possui estações de controle terrestre que devem acompanhar cada satélite para prever sua órbita e corrigi-la caso necessário. Correções de órbita demandam gastos de combustível e, por isso, cada satélite possui um tempo de vida média. Após a qual, quando o tanque de combustível acaba, devem ser retirados de órbita e substituídos por novos satélites.
Usam-se freqüências da Banda L (1 GHz a 2 GHz) para os sinais de comunicação. Essa banda é utilizada por possuir características interessantes para o sistema de satélites:
·Baixa perda de potência ao se deslocar no espaço, o que permite que o sinal atravesse os 20.000 km que separam o satélite da Terra sem se deteriorar a ponto de se tornar imperceptível;
·Baixa atenuação devido à chuva, tornando o sistema próprio em virtualmente qualquer condição climática;
·Baixa absorção da atmosfera: o oxigênio e o vapor d’água na atmosfera não prejudicam o sinal de forma grave;
·Relativa capacidade de atravessar objetos: com um receptor GPS sensível, é possível até mesmo usar o sistema dentro de locais cobertos ou passar por baixo de árvores;
·Próprio para sistemas em linha de visada: baixas freqüências não são capazes de atravessar a ionosfera, isto é um problema sério para sistemas de satélite. Por isso, o uso de freqüências na banda L.
O funcionamento do sistema é bastante simples: cada satélite e usuário devem sincronizar seus relógios internos entre si. Esse relógio é conhecido como UTC (universal time, coordinated) e marca o horário no meridiano de Greenwich. O usuário deve se comunicar com pelo menos quatro satélites. O sinal transmitido carrega informações de posicionamento do satélite transmissor em relação ao sistema de coordenadas da Terra e o instante em que o sinal foi enviado. O usuário, após a recepção, verifica o tempo gasto na propagação e com isso calcula sua distância em relação à fonte do sinal.
O receptor sabe que, para cada satélite, ele se encontra na superfície de uma esfera imaginária centrada no próprio satélite e com raio igual à distância calculada. A intersecção de duas esferas forma um círculo. O usuário, então, está em algum ponto desse círculo. Se uma terceira esfera for usada, ela cortará o círculo em dois pontos. Logo, o usuário se encontra em algum desses dois pontos. Uma quarta esfera determina qual desses pontos é a posição correta em relação aos quatro satélites. Como dito antes, o sinal transmitido também possui a informação de posição do satélite em relação ao sistema de coordenadas da Terra. Assim, com essa informação em mãos e seu posicionamento em relação aos satélites, o usuário é capaz de, finalmente, calcular sua latitude e longitude. Outros dados como velocidade e direção do movimento são facilmente obtidos usando as posições em cada instante.
Formatando dos dados de posicionamento: o protocolo NMEA-0183
Uma vez obtidos os dados de posição, velocidade, direção do movimento e outros relativos à localização, o receptor GPS deve formatá-los em determinado padrão antes de ser transferido para um dispositivo Bluetooth. Dessa forma, os dados serão facilmente reconhecidos por aplicativos rodando no aparelho. A NMEA (national marines eletronic association), entidade norte-americana responsável por definir padrões de mensagens trocados entre aparelhos eletrônicos de navegação, definiu o protocolo NMEA-0183 para ser usado por aparelhos GPS.
Esse padrão define as características do sinal elétrico, os protocolos de transmissão de dados, a sincronização entre os dispositivos e os formatos específicos de mensagens em um canal de comunicação serial de 4800 bauds (símbolos por segundo), de acordo com sua página na Internet disponível em http://www.nmea.org/pub/0183/. Esse canal é facilmente simulado pelo perfil SPP (serial port profile) do Bluetooth, por isso a possibilidade de módulos GPS usarem interfaces desse tipo para transmitir seus dados.
As mensagens são formatadas observando a tabela ASCII (american standard code for information interchange). Cada sentença começa com o símbolo $ e termina com os caracteres CR (carriage return) e LF (line feed). Os dados são separados por vírgulas. Portanto, um dado não pode conter ele próprio uma vírgula, sob o risco de o protocolo considerar a vírgula como um marcador. Seguindo o $, tem-se o campo “aaccc”, em que “aa” identifica o dispositivo (GP para dispositivos GPS), e “ccc” identifica o tipo de mensagem daquele dispositivo. O sitehttp://www.gpsinformation.org/dale/nmea.htm apresenta uma série de formatos de mensagens. Aqui transcrevemos alguns desses formatos que serão importantes para o exemplo deste artigo.
·GGA (global positioning system fix data): fornece posição, hora, e outros dados relacionados ao receptor GPS;
·GSA (dop and active satellites): fornece os valores de diluição de precisão dos cálculos e identifica os satélites usados para o posicionamento (no máximo 12);
·GSV (satellites in view): fornece informações à cerca dos satélites avistados pelo receptor;
·RMC (recommended minimum specific GPS/transit data): descreve hora, data, posição curso e velocidade.
Esta última mensagem será usada na nossa aplicação, por isso vamos mais a fundo nela. Seu formato padrão é:
Oferta válida para todos os planos durante o mês de dezembro
+3 MESES
Grátis
Veja os resultado dos nossos alunos
Conquistas reais de quem está aplicando o método
<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Compartilhe esse conteúdo com um amigo!
Faça login para ganhar recompensas.
Ou
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.