Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 18 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


Qualidade de Software

Modelo de Avaliação de Interfaces

Avaliação de interfaces através de checklist

 

 

De que trata o artigo?

Avaliação de usabilidade em sistemas interativos. Este artigo descreve a avaliação de usabilidade, utilizando o modelo de checklist para efetuar este processo.

 

Para que serve?

A obtenção da qualidade de interação nos sistemas computacionais pode ser conseguida através de avaliações precisas e do uso de ferramentas adequadas. Neste contexto, observa-se a necessidade de estudar outros modelos de ferramentas que apóiam o projetista durante o processo de desenvolvimento e avaliação para que ele possa adequar as suas necessidades sem perda na qualidade do processo.

 

Em que situação o tema é útil?

Nos processos de desenvolvimento de sistemas interativos podem ser utilizados checklists como ferramentas que norteiam a concepção do sistema e alicerçam o processo avaliativo de forma econômica e eficaz para obter uma interface de qualidade.

 

 

A qualidade em sistemas interativos está intimamente relacionada ao conceito de usabilidade. Alguns autores definem a usabilidade como um processo de elaboração e design de sistemas interativos que objetiva prover a facilidade de aprendizado e de uso, e proporcionar satisfação aos seus usuários.

Para que os usuários possam realizar suas atividades de forma satisfatória, é necessário que os projetistas se empenhem em aperfeiçoar a interação entre os usuários e os sistemas da melhor forma possível. Para isto, deve-se ter como diretriz o projeto centrado no usuário utilizando-se métodos específicos para alcançar estes objetivos.

Para analisar a usabilidade de um sistema, determinando e resolvendo os problemas de interação, é necessário estabelecer uma bateria de avaliações e testes a serem aplicadas como parte integrante do projeto.

As avaliações devem ter o seu planejamento bem estruturado de forma que, ao se iniciar o projeto, se inicie também a bateria de avaliações. Isto reflete na obtenção da qualidade do sistema e evita agregar maior custo ao projeto.

A necessidade de efetuar esta bateria de testes pode ser evidenciada pela quantidade de sistemas que apresentam um grau de interação deficiente. Isto ocorre devido a um projeto debilitado que não seguiu corretamente os métodos e as diretrizes que o estudo da Interação Humano Computador (IHC) propõe, como por exemplo, a falta do processo avaliativo durante o desenvolvimento do sistema ou uma aplicação deficiente destes métodos.

Avaliação de interfaces

A avaliação da interface tem como objetivos gerais validar a eficácia e a eficiência da usabilidade, conforme as tarefas que são realizadas pelos usuários e os recursos empregados tais como tempo, quantidade de erros, passos desnecessários, busca de ajuda, etc.

Dependendo da fase do projeto, a avaliação pode ser formativa (ou construtiva), que pode ser efetuada ao longo de todo o processo de design usando cenários, storyboards e protótipos do sistema, ou pode ser somativa (ou conclusiva), normalmente feita nas etapas finais de cada ciclo do desenvolvimento, usando o produto (ou protótipo intermediário ou final) funcionando.

Assim, o processo de avaliação não deve ser entendido como uma atividade isolada a ser efetuada somente ao final do projeto de interação. Ele deve ocorrer durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento do sistema, avaliando os resultados e fornecendo sustentação à equipe, de forma a agregar melhorias gradativas à interface, como pode ser observado na Figura 1.

 

Figura 1. ...

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