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Planejamento

Maturidade em Gerenciamento de Projetos: Uma Visão Analítica

De que se trata o artigo:

Apresentação de uma visão geral sobre Maturidade em Gerenciamento de Projetos.

Para que serve:

Fornecer uma visão geral sobre maturidade às organizações que desejam melhorar o gerenciamento de projetos.

Em que situação o tema é útil:

Maturidade em gerenciamento de projetos é um assunto que vem sendo bastante explorado. Assim, este artigo esclarece alguns pontos a respeito do tema no sentido de auxiliar organizações na escolha de um modelo que avalie seu nível de maturidade e apresentar um conhecimento inicial para profissionais na área de gerenciamento e interessados.

 

Nos dias atuais, a execução de projetos está se tornando comum e remete ao desafio de gerenciar projetos com eficiência. O uso efetivo de tecnologias durante esta atividade pode determinar o sucesso de qualquer negócio e satisfazer as expectativas dos clientes. Contudo, em busca do sucesso, o uso adequado destas tecnologias é crucial. É possível observar uma crescente busca por melhoria de processos relacionados, principalmente, à gerência de projetos e à engenharia de software em várias organizações de Tecnologia da Informação (TI).

Segundo diversos autores, o conceito de sucesso encontra-se atrelado ao de maturidade, podendo-se observar que os fatores determinantes para o sucesso de um projeto estão ligados ao grau de maturidade da organização em que ele é desenvolvido.

Dentro deste contexto, este artigo tem o objetivo de apresentar os fatores que levam ao sucesso de projetos, conceitos básicos da área de maturidade em gerenciamento de projetos e uma visão comparativa de alguns dos modelos que estão em evidência.

Fatores que Levam ao Sucesso de um Projeto

Diversos autores definem sucesso e fracasso para melhor entender o desempenho de projetos. Uma definição simplista diz que o sucesso ocorre quando se atingem as metas originais de custo, prazo e qualidade. Mas é fato que existem outros fatores que o influenciam, por exemplo, a percepção que os stakeholders têm do desempenho do projeto.

Neste contexto, podemos visualizar uma sutil distinção entre sucesso do projeto e sucesso da gestão de projetos. O sucesso do projeto está relacionado à aceitação do produto por parte do mercado e o sucesso da gestão de projetos se caracteriza por aspectos clássicos: custo, prazos, qualidade e satisfação do cliente.

Existe uma definição de sucesso que considera na sua concepção aspectos externos e internos, onde os primeiros estão mais próximos do gerente e equipe, os últimos estão mais ligados ao comportamento dos clientes. Esses aspectos internos são: custo, prazo e qualidade e os aspectos externos: uso, satisfação e eficácia. Com base nesta definição, é possível dizer que o sucesso da gestão de projetos tende a influenciar positivamente o sucesso do produto.

Outra linha de pensamento acredita que não existe esta distinção de sucesso, mas que ele possui características multidimensionais e que cada uma destas dimensões pode variar com o tempo, sendo algumas delas: eficiência do projeto, impacto no consumidor, cumprimento de metas do projeto, satisfação com a qualidade técnica do produto, e sucesso do negócio, entre outras. Mas apesar dos fatores apresentados, convém lembrar que, para que o gerente e sua equipe possam tratar adequadamente os fatores condicionantes de sucesso, é necessário que haja um consenso sobre os critérios de sucesso utilizados no projeto e que estes critérios estejam bem definidos.

Algumas empresas definem sucesso em termos de fatores críticos (CSFs – Critical Success Factors) e de indicadores-chave de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators) [Kerzner 2000]. Os CSFs atendem às necessidades dos clientes e medem o resultado final do projeto. Dentre os mais utilizados podem ser citados: cumprimento do cronograma, atendimento do orçamento, concretização da qualidade, conveniência e oportunidade da assinatura do contrato, cumprimento do processo de controle de mudança e aditivos do contrato. A qualidade do processo interno utilizado para alcançar os resultados finais dos projetos é medida através dos indicadores internos, os KPIs. Estes indicadores podem ser revisitados periodicamente ao longo do ciclo de vida do projeto, e incluem utilização da metodologia de gestão de projetos, estabelecimento dos processos de controle, uso de indicadores interinos, qualidade de recursos aplicados versus planejados e envolvimento do cliente.

Prado e Archibald (2007), de acordo com pesquisa realizada em 2006, indicam alguns fatores determinantes do sucesso de projetos de TI: (i) Complexidade dos projetos (dificuldades intrínsecas da carteira de projetos); (ii) Motivação da equipe; (iii) Nível de competência técnica da equipe para as necessidades da carteira de projetos; (iv) Cenário de clientes/concorrência/pressão dos negócios/fatores externos; (v) Nível de maturidade em gerenciamento de projetos do setor. Ainda dentro da mesma pesquisa, os autores afirmam que, para uma amostra suficientemente ampla de empresas, a soma dos quatro primeiros fatores (fatores de contingência) tem a mesma contribuição média apesar de apresentarem uma forte dispersão. E concluem que, caso o terceiro fator esteja incluído no quinto, é possível supor uma correlação positiva entre sucesso e maturidade. ...

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