Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 8 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Métodos Ágeis

Planejamento Ágil de Projetos

 

De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos os principais problemas associados ao planejamento e à gestão de projetos de software. Em seguida, mostraremos como os planos são tratados por Metodologias Ágeis de desenvolvimento de software.

 

Para que serve:

O planejamento e o desenvolvimento de um software sob o paradigma ágil oferecem mais flexibilidade do que os modelos tradicionais para a condução de projetos de software que possuem incerteza ou instabilidade.

 

Em que situação o tema útil:

Além de ser um modelo que permite a criação de planos flexíveis, as técnicas ágeis evitam desperdícios de tempo e esforços, pois focam em alcançar rapidamente meios de validar as características do produto em desenvolvimento e de avaliar a evolução do projeto.

 

Nos últimos anos, o uso de métodos ágeis tem chamado a atenção da indústria de software em todo o mundo. Essas metodologias têm ganhado destaque e gerado muita discussão na comunidade de Engenharia de Software. Graças a isso, muitas empresas estão se interessando em entender como os métodos ágeis funcionam e se eles poderão ajudá-las a resolver seus problemas com desenvolvimento de software ou mesmo melhorar a sua produtividade.

Esta é a primeira parte de uma série sobre planejamento e gestão ágil de projetos. Ao longo da série repensaremos alguns dos conceitos largamente usados pela indústria de software e apresentaremos soluções baseadas em métodos ágeis que visam a melhorar o desempenho das equipes e simplificar o gerenciamento do projeto.

Neste artigo, veremos os impactos causados por estratégias e processos inadequados para o desenvolvimento de software e como as metodologias ágeis tratam o planejamento e os requisitos de um projeto de software.

Planos, Processos e Fracassos

Tradicionalmente, durante o planejamento de desenvolvimento de software, são definidos prazos, custos, recursos e o escopo do projeto. Esses dados são usados como base por outras áreas da empresa para, por exemplo, organizar e encadear ações comerciais e de marketing. Quando o desenvolvimento do software não cumpre o plano inicial, uma cadeia de eventos pode ser prejudicada e isso se torna motivo de estresse e pressão sobre a equipe de desenvolvimento. O clima tenso instaura-se e começa a busca por culpados. A posição mais cômoda é culpar a equipe de desenvolvimento pela falha no cumprimento do planejado. Outra possibilidade é assumir que o plano não era adequado, portanto inviável de ser cumprido. Certamente existem os dois casos, mas para entender mais sobre esse problema, vamos olhar para alguns números da indústria de software. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo