Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 12. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

jm12_capa.gif

rincipal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">Java.net na Prática

Parte 1: Associação e Projetos

Conheça e participe do portal que mais cresce da comunidade Java mundial: do cadastro e login à criação e aprovação de projetos

Começamos um novo ano e 2004 chega com perspectivas de muitas melhoras, especialmente na área de TI (sou um otimista: isso é mais um desejo do que uma previsão). É nessa época do ano que costumamos olhar para o futuro, e o futuro imediato dentro da tecnologia Java é promissor. Vem aí o JDK 1.5 (a primeira versão alfa já está disponível, e o novo Java "Tiger" é o assunto de capa desta edição); teremos um processo ainda mais aberto de evolução da tecnologia (o JCP 2.6 foi aprovado); e estão em andamento no Brasil grandes projetos em Java, de grande visibilidade.

Início de ano é também época de planejamento. Você já deve ter feito os seus planos para 2004. E como desenvolvedor que gosta de escrever código e de ser reconhecido pelo código que escreve, aposto que na sua lista de "resoluções de ano novo" tem um item que diz "participar de um projeto open source", ou talvez “lançar meu projeto”. Ao invés de desejar que seus sonhos se realizem, vou fazer diferente. Vou ajudá-los pelo menos nesses dois objetivos: lançar o próprio projeto, e participar de um projeto livre.

Dois novos endereços Java

Durante o JavaOne 2003, a Sun anunciou dois novos endereços para a tecnologia Java: o java.com e o java.net. O java.com foi criado para ser um portal de marketing, não sendo voltado ao desenvolvedor e sim ao usuário leigo. É um bom lugar para você conhecer usos reais da tecnologia Java e ficar sabendo sobre os grandes projetos que estão acontecendo ao redor do mundo, para acompanhar a expansão de Java na área de telefonia celular e nos smart cards, ou instalar Java no seu computador.

Comunidade de comunidades

Mas o que nos interessa mesmo é o outro portal, voltado para nós desenvolvedores Java. O java.net é o seu espaço como desenvolvedor, onde você pode trocar experiências, compartilhar código e idéias, e participar de projetos e comunidades. É aqui que você pode ter o seu próprio espaço de trabalho e usá-lo como ponto de partida para colaborar com milhares de outros desenvolvedores.

Ao acessar um projeto no java.net, a primeira impressão é que o portal é apenas um repositório de projetos relacionados à tecnologia Java – divididos em diversas categorias, cada projeto tem sua própria área de downloads, listas de e-mails, fóruns e código fonte. Mas essas facilidades não são as mesmas que oferecem tantos outros repositórios, como o Sourceforge e o Freshmeat? Qual então a diferença?

Basta acessar a página principal do java.net para começar a ver que o portal é muito mais que um mero repositório. Projects & Communities é o primeiro cabeçalho: comunidades. Logo abaixo você vê Weblogs: pessoas. Clique em Community Homepage e você será levado uma lista das comunidades presentes no java.net e suas últimas notícias (Figura 1): mais comunidades. Do lado direito, outros weblogs: mais pessoas. Logo abaixo, eventos e encontros: comunidades e pessoas.  O java.net é muito mais que um repositório de projetos, é um ponto de encontro de pessoas – desenvolvedores como você. Uma comunidade de comunidades.

 

Figura 1. Página de comunidades (community.java.net): aqui você encontra a lista de todas as comunidades que fazem parte do java.net

Diferentemente dos sites que são meros repositórios, o java.net foi concebido com a noção de que por trás de cada projeto existe um grupo de desenvolvedores vivo e atuante, e que cada projeto é parte de uma comunidade maior, que engloba assuntos mais amplos, como jogos, aplicações desktop, web services ou ferramentas. O site é estruturado de forma a incentivar a colaboração e fortalecer cada um das comunidades.

Organização: fortalecendo comunidades

Um dos principais benefícios do java.net é oferecer uma organização mais ampla do que meramente um agrupamento de projetos. As comunidades são auto-geridas e supervisionadas por um comitê de especialistas. Cada uma é formada por dezenas de projetos relacionados e também pode agrupar outros sites e comunidades existentes fora do java.net. Um Community Manager é responsável por organizar e acompanhar projetos da comunidade, colaborando com seus proprietários para facilitar a integração e a cooperação entre os participantes.

Além do acompanhamento e liderança fornecidos pelos Community Managers, o java.net mantém uma estrutura concentrada em divulgar os projetos existentes. Mais visibilidade ajuda a aumentar o número de usuários e desenvolvedores envolvidos nos projetos, e através do trabalho editorial mantido pela Editora O'Reilly (um dos pilares do portal java.net), projetos de destaque são apresentados para a comunidade nas páginas mais acessadas do site. Alguns são escolhidos (por uma equipe multidisciplinar de Community Managers, editores e funcionários da Sun) para apresentação à mídia e a empresas interessadas. Além disso, cada comunidade tem uma página própria (veja exemplos na ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo