Artigo Java Magazine 58 - Desenvolvimento Web com Apache Wicket
Artigo da Revista Java Magazine - Edição 58.
ArtigosJavaArtigo Java Magazine 58 - Desenvolvimento Web com Apache Wicket
Por que eu devo ler este artigo:
O artigo apresenta do framework Apache Wicket para desenvolvimento de sistemas web na plataforma Java.
Para que serve:
É utilizado para o desenvolvimento de sistemas web. Diferentemente da maioria dos frameworks web em Java, o Wicket usa uma abordagem orientada a componentes, o que torna o desenvolvimento de tais sistemas parecido com o desenvolvimento de sistemas Desktop.
Em que situação o tema é útil:
O uso do Apache Wicket é interessante quando se deseja criar aplicações web utilizando componentes prontos, de forma a aumentar a produtividade no desenvolvimento. Tais componentes podem variar desde simples links a componentes mais complexos, que utilizam tecnologias como AJAX. Além disso, o Wicket possui mecanismos que resolvem alguns problemas comuns no desenvolvimento web, como o gerenciamento de estado ao clicar no botão voltar do browser.
Desenvolvimento Web com Apache Wicket - Resumo Devman:O Apache Wicket é um framework para o desenvolvimento de aplicações web com Java. Diferentemente da maioria dos outros frameworks web, que baseiam-se em interceptação de requisições HTTP e execução de ações, o Wicket é orientado a componentes e o seu estilo de programação é parecido com o de aplicações desktop. Nele, cada página é construída a partir de uma classe Java e um arquivo HTML. Os componentes da página são objetos adicionados à página e associados a tags HTML. A utilização de componentes torna bem simples a utilização de tecnologias como AJAX. Para se ter um link acionado por AJAX, por exemplo, basta substituir o componente padrão para links (o componente Link) por um componente de um tipo diferente (o AjaxFallbackLink). Tais características tornam o Wicket um framework bastante interessante e a sua adoção tem crescido consideravelmente nos últimos anos, desde que se tornou parte dos projetos da fundação Apache.
Programação Orientada a Componentes em ambientes web
Crie sistemas web com o mesmo estilo de programação dos sistemas desktop
Introdução
O Apache Wicket é um framework orientado a componentes para o desenvolvimento de aplicações web com Java. Essa característica o torna diferente da maioria dos outros frameworks como, por exemplo, Struts ou Spring MVC, que baseiam-se na interceptação de
requisições HTTP e a execução de ações associadas a essa requisição. No Wicket, uma ação é iniciada através de um evento enviado para determinado componente. Existem outros frameworks web orientados a componentes, por exemplo, Tapestry e JSF. A Figura
1 apresenta um gráfico que mostra, no eixo X, alguns modelos de programação em ambientes web, e, no eixo Y, o quão fácil é programar nesses modelos. É possível perceber ao longo do gráfico que no modelo de Servlets ou JSPs estamos programando sem
utilizar frameworks e, por isso, temos uma menor facilidade de desenvolvimento. Percebe-se também que o WebWork e o Struts são frameworks que se encaixam melhor no modelo MVC, enquanto que o Wicket e o JSF se encaixam no modelo de Componentes.
Figura 1. Modelo de Programação x Facilidade de Desenvolvimento[1]
Características
A configuração do Wicket não exige a criação/manipulação de XMLs;
O seu modelo de programação Orientado a Componentes torna o desenvolvimento de sistemas web parecido com o desenvolvimento de sistemas desktop com Swing. As páginas web e componentes do Wicket são objetos Java, que suportam encapsulamento, herança
e eventos;
O Wicket não mistura HTML com código Java nem faz uso de taglibs. Os arquivos HTML possuem apenas código HTML e são associados com classes Java através de atributos chamados Wicket ids, existentes nos elementos HTML. Como o Wicket trabalha com HTML
puro, os trabalhos do desenvolvedor e do web designer realmente podem ser independentes;
Validação de dados simples, flexível e fácl de estender;
É possível usar os recursos de localização em páginas HTML, imagens e vários outros recursos;
Capacidade de suportar o botão Voltar do navegador através do gerenciamento de versões das páginas. Quando um usuário submete um form ou clica em um link de uma página que foi acessada através do botão Voltar, o Wicket é capaz de identificar se a
aplicação ficou em um estado inválido e, nesse caso, redirecionar o usuário para um aviso de página expirada;
O Wicket possui componentes que são simples de usar e desenvolver;
Possibilidade de funcionamento em ambientes em cluster sem nenhuma configuração adicional. Como o Wicket faz uso de sessão para armazenar os estados dos componentes, pode ser necessário fazer ajustes no mecanismo de replicação do estado dos componentes;
O Wicket elimina a necessidade de gerenciar atributos em sessão manualmente. As páginas e componentes são transparentemente armazenados em sessão. Todos os objetos armazenados em sessão podem participar da replicação em um cluster;
Capacidade de gerar imagens dinamicamente simplesmente através da implementação de um método paint(), de forma parecida com o Swing;
O Wicket possui componentes para listagens de dados que são muito fáceis de usar. Alguns componentes fornecem também suporte a paginação de listas, com ou sem suporte a Ajax;
Facilidade de integração com outros frameworks, como Spring e Hibernate.
Observando as características apresentadas, percebemos que algumas das mesmas também estão presentes em outros frameworks, conforme exemplos listados na Tabela 1. Entretanto, o que torna o Apache Wicket diferente é a unificação dessas características
em um único framework, simples, eficiente e completo.
Característica
Framework
Desenvolvimento através de componentes
JavaServer Faces, Tapestry
Utilização de HTML para criação das Views
Tapestry
Configuração sem utilização de XML
Stripes
Tabela 1. Exemplos de características do Wicket presentes em outros frameworks de desenvolvimento web
Alguns conceitos importantes
Para facilitar o entendimento do Wicket é importante definir dois conceitos que serão bastante utilizados no processo de desenvolvimento de software com o mesmo: os componentes e os modelos.
Componentes
Um componente é um artefato reutilizável de software que implementa uma interface, que pode ser substituído por outro que implementa a mesma interface. No Wicket, componentes são coisas como links, text fields, formulários, etc. Os componentes do Wicket
são organizados de forma hierárquica, da mesma forma que componentes HTML são organizados. A Figura 2 mostra, em forma de árvore, um exemplo dessa essa estrutura hierárquica, na qual existe um componente Page que possui como filhos um ListView
(utilizado para listagens de dados) e um Form (que representa um formulário). O Form possui ainda três componentes filhos, um TextField (campo de texto com uma linha), uma TextArea (campo de texto com várias linhas) e um Button (botão).
Figura 2. Exemplo de organização hierárquica de componentes
Todos os componentes do Wicket foram desenvolvidos para serem estendidos. Essa extensão é realizada comumente através da utilização de classes anônimas, conforme será apresentado posteriormente na seção “Testando mais recursos”.
Modelos
Os componentes do Apache Wicket manipulam e exibem dados de um domínio específico. Uma possível forma de realizar essa manipulação ou exibição dos objetos do domínio seria passar esses objetos para os componentes. Entretanto, isso não seria conveniente,
pois o componente não saberia que atributos desses objetos ele deveria apresentar e/ou manipular em uma página web. Para essa apresentação e/ou manipulação, precisamos de uma abstração entre o componente e o objeto de domínio, que é fornecida no Wicket
através dos modelos. Esses modelos encapsulam objetos de domínio e fornecem aos componentes os mecanismos específicos para que eles saibam trabalhar com tais objetos. Um objeto encapsulado em um modelo é chamado de model object.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
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Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
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Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
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Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
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A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
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Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
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Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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