Por que eu devo ler este artigo:Da ferramenta JBoss Tools em sua versão 3.0. JBoss Tools é um conjunto de plugins para o Eclipse para trabalhar com o servidor de aplicação e frameworks da JBoss, como Hibernate, Seam, jBPM, Drools, Richfaces, dentre outros. Serve para facilitar e promover uma maior produtividade em equipes que trabalham com as tecnologias para as quais ele provê ferramentas. Dentre as facilidades providas por ele encontram-se assistentes passo-a-passo, editores visuais, geradores de código e integração com o Eclipse.

Nos casos em que um ou mais frameworks aos quais o JBoss Tools provê suporte deve ser utilizado para a construção de uma aplicação. O JBoss Tools integra diversas ferramentas e tecnologias úteis para o desenvolvimento de aplicações, como o servidor de aplicações JBoss, Hibernate, JSF, Seam Framework, jBPM, etc.

O JBoss Tools pode auxiliar equipes de desenvolvimento na criação de aplicações que utilizam o servidor de aplicação JBoss ou outras tecnologias desta empresa, como Hibernate, Seam, jBPM, Drools, Richfaces, etc. Neste artigo mostramos como instalar os softwares necessários, integrar o JBoss AS à IDE (Figura 1), criar um novo projeto Seam usando o assistente passo-a-passo (Figuras 2 a 5) e implementar uma aplicação simples dentro da ferramenta (Listagens 2 a 8) utilizando várias das funcionalidades presentes neste conjunto de plugins (Figuras 6 a 11). Neste artigo focamos nas ferramentas para o servidor de aplicações, Seam, JSF, Hibernate e Drools.

A produtividade de um time de desenvolvimento de software depende em grande parte das ferramentas utilizadas. É raro encontrar um desenvolvedor Java que não utilize uma IDE (ou ao menos uma ferramenta de build), mais ainda dentro do contexto de uma empresa de desenvolvimento de software. A cada nova versão, as IDEs procuram automatizar cada vez mais tarefas tediosas e às vezes complicadas, facilitando o trabalho intelectual do programador que é a criação dos algoritmos.

Seguindo a linha de outras empresas como IBM (com seu Rational Application Developer) e Oracle (com o JDeveloper e o Enterprise Pack for Eclipse), a JBoss lançou o JBoss Developer Studio, um conjunto de ferramentas de desenvolvimento baseadas na IDE Eclipse e pré-configuradas para a plataforma JBoss Enterprise Middleware.

Tais ferramentas são específicas para o desenvolvimento de aplicações enterprise em uma determinada plataforma. Porém, compensam esta desvantagem com a automatização de diversas funções, como criação dos arquivos de configuração e implantação (deploy) no servidor. Outro atrativo são as interfaces gráficas para criação de novos projetos, configuração, criação de páginas web, etc.

O JBoss Developer Studio é um produto comercial da RedHat, porém os plugins integrados e configurados na IDE são desenvolvidos em um projeto open source chamado JBoss Tools. Este projeto inclui ferramentas para o servidor de aplicações JBoss, Drools, Hibernate, JBoss Portal, JBPM, JSF, Seam, Smooks, Struts 1, dentre outras.

Este artigo apresenta a instalação e as principais funções de algumas ferramentas do JBoss Tools no contexto de um projeto de uma aplicação web bastante simples.

Instalação

O JBoss Tools é um conjunto de plugins para o Eclipse e em sua versão mais recente, 3.0 (lançada dia 14/03/2009), deve ser utilizado com o Eclipse Ganymede (versão for Java EE Developers). Para instalação, você vai precisar dos arquivos de instalação do Eclipse – eclipse-jee-ganymede-SR2-SO.tar.gz (ou .zip) – e do JBoss Tools – JBossTools-ALL-SO-3.0.0.GA-R200903141626-H5.zip (veja Links). Substitua SO pelo seu sistema operacional. Existem versões para Linux, MacOS X e Windows.

Em nossos exemplos utilizaremos também o servidor de aplicação JBoss, o framework JBoss Seam e o banco de dados HSQLDB. Faça o download também dos seguintes arquivos (veja Links): jboss-5.0.1.GA.zip (ou jboss-5.0.1.GA-jdk6.zip se você utilizar o JDK 6), jboss-seam-2.1.1.GA.tar.gz (ou .zip) e hsqldb_1_8_0_10.zip. Estas são as versões estáveis mais recentes destas ferramentas no momento da escrita do artigo e atualizações minor não devem alterar as instruções aqui contidas.

Assumiremos que o Java Development Kit (versão 5 ou superior) já está instalado em seu computador. Escolha uma pasta qualquer do seu computador (que você tenha acesso) para servir de base para os softwares que serão instalados. Quando utilizarmos a variável $BASE, estaremos nos referindo a esta pasta.

Descompacte o Eclipse Ganymede em $BASE, criando a sub-pasta eclipse. Extraindo também o JBossTools em $BASE, seus arquivos serão adicionados dentro da pasta eclipse. Se você preferir manter sua instalação do Eclipse separada do JBoss Tools, pode instalá-lo como um drop-in, fazendo o seguinte:

  1. Crie a pasta $BASE/jboss-tools;
  2. Descompacte o JBoss Tools dentro desta pasta (criando $BASE/jboss-tools/eclipse);
  3. Crie o arquivo $BASE/eclipse/dropins/jbosstools.link com o conteúdo da Listagem 1, substituindo $BASE pelo nome da pasta que escolheu anteriormente.

  path=$BASE/jboss-tools
Listagem 1. Conteúdo do arquivo jbosstools.link

Qualquer que seja a forma de instalação, recomenda-se iniciar o Eclipse com o comando eclipse -clean na primeira execução após este procedimento. Escolha uma pasta de sua preferência como workspace (ex.: $BASE/workspace) e verifique se a instalação foi feita com sucesso clicando no menu Window > Open Perspective > Other... e observando se a perspectiva Seam, que é uma das novas perspectivas do JBoss Tools, está presente na lista.

A instalação do servidor de aplicação JBoss consiste em apenas descompactar o arquivo ZIP copiado dentro de $BASE, criando a pasta jboss-5.0.1.GA. Para integrar o JBoss Tools com o servidor de aplicação, clique em Window ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo