De que se trata o artigo:

Uma visão das retrospectivas ágeis, seus objetivos e aplicações, apresentando técnicas para realização e facilitação de retrospectivas.


Para que serve:

Reuniões de retrospectiva são excelentes ferramentas para realização do ciclo de melhoria contínua proposto pelos métodos ágeis, proporcionando a evolução das habilidades técnicas e não técnicas de equipes de desenvolvimento de software.


Em que situação o tema é útil:

O tema é útil para profissionais de desenvolvimento de software que possuam interesse em melhor compreender, participar e facilitar reuniões de retrospectivas. O tema é útil também na aplicação de técnicas que auxiliam equipes a organizarem seus pensamentos, a trabalhar coletivamente para encontrar pontos que podem ser melhorados e planejar ações para alcançar as melhorias desejadas.

Retrospectivas Ágeis:

Retrospectivas são reuniões realizadas por equipes de desenvolvimento de software para que seus integrantes pensem no trabalho que estão realizando e questionem o que pode ser melhorado. Muito difundida pela metodologia ágil Scrum, as reuniões de retrospectiva têm se tornado uma prática cada vez mais comum em equipes de desenvolvimento de software.

Retrospectivas ágeis são reuniões que acontecem ao final de cada iteração durante o desenvolvimento de software. Assim que a equipe entrega algum incremento para o produto que está sendo desenvolvido, deve-se refletir sobre o trabalho realizado, inspecionar e adaptar o processo com o objetivo de evoluí-lo para que alcance melhores resultados a cada iteração.

As retrospectivas, além de tratar de questões voltadas ao lado técnico do desenvolvimento de software, tratam também do lado humano e do relacionamento entre as pessoas envolvidas no projeto. De acordo com Esther Derby e Diana Larser, duas das maiores especialistas em retrospectivas do planeta, as questões humanas são tão desafiadoras ou até mais desafiadoras do que as técnicas.

Nenhum processo é prefeito! Além disso, sua equipe é única e provavelmente está sempre enfrentando desafios diferentes. Por isso, o processo deve ser adaptado e melhorado continuamente para atender de forma eficiente às necessidades da equipe. É exatamente nisso que as retrospectivas podem ajudar uma equipe de desenvolvimento de software.

Através das retrospectivas é possível que se reflita e identifique mudanças e melhorias que poderão aumentar a qualidade do software e aprimorar o dia-a-dia de trabalho da equipe. Retrospectivas são naturais em métodos ágeis que focam em adaptação e respostas rápidas a mudanças, porém, podem também ser realizadas em equipes que utilizam métodos tradicionais.

A principal influência das retrospectivas é o ciclo de Demming, ou ciclo PDCA (Figura 1). PDCA é o modelo de melhoria contínua de Edwards Demming que propõe que quatro atividades sejam executadas continuamente para alcançar melhorias: Planejamento, Execução, Verificação e Ação.

Figura 1. Ciclo de Demming (ou PDCA).

1. Planejamento: Consiste em desenvolver um plano para melhoria do processo. Envolve definir e priorizar métodos e ferramentas para que determinado objetivo seja alcançado;

2. Execução: Nesta segunda etapa deve-se executar o plano anteriormente elaborado exercitando os métodos definidos e coletar dados para verificação;

3. Verificação: Compreende analisar os resultados da execução e verificar se foram eficientes, ou seja, se os objetivos foram alcançados. É preciso concluir se o plano deve ser mantido ou ajustado;

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo