Em ambientes multi-usuários existem operações que precisam ser serializadas, ou seja, colocadas em fila para que sejam executadas “uma a uma”, não permitindo tarefas em paralelo. Essas operações são amparadas por um conceito muito forte em bancos de dados relacionais denominado Transação,cujo objetivo é agrupar uma seqüência de comandos que precisam ser tratados como um bloco único e indivisível, para que se mantenham a integridade e a consistência dos dados. Veja o código abaixo:
UPDATE clientes
SET UF=’MG’,
Cidade=’Belo Horizonte’
WHERE codigo=1
Neste exemplo, desejamos que as colunas Cidade e UF sejam alteradas ao mesmo tempo. Caso algum erro aconteça, nenhum dos campos será modificado. A transação age da mesma forma, com a diferença de conter várias instruções SQL. Se um dos comandos não for executado, todo o bloco envolvido na transação será cancelado.
Um exemplo é uma operação bancária de transferência de fundos, onde movimenta-se dinheiro de uma conta corrente para uma conta poupança. As duas operações devem ser garantidas como uma só. Se o depósito na poupança falhar, o saque na conta corrente deve ser desconsiderado, garantindo a integridade do processo.
A transação inclui o conceito de bloqueio (lock). No momento em que ela é executada, os dados alterados permanecem visíveis somente para o usuário que a originou, ficando bloqueados para as outras conexões. Sua liberação, ou seja, a possibilidade desses dados tornarem-se novamente visíveis para outros usuários, ocorre com o término da transação. É possível determinar mecanismos de bloqueios mais avançados, como veremos mais adiante.
NOTA: O comportamento padrão de bloqueios estabelece que comandos de alteração de dados (INSERT/UPDATE/DELETE) obtêm bloqueios exclusivos, sendo liberados com o término da transação. Já comandos SELECT possuem bloqueios que terminam com a execução do próprio comando, não aguardando o desfecho da transação.
No SQL Server, existem três classes de transação:
Transação Auto-Comitada: é padrão no banco de dados da Microsoft. Define que os comandos SQL de manipulação representam transações individuais que são automaticamente efetivadas após sua execução. Veja um exemplo na listagem 1. Na maior parte dos casos esse modelo é falho por não considerar os dois passos como um bloco único.
Listagem 1: Transação auto-comitada
Update conta_cc
Set saldo_cc = saldo_cc - @movto
Where conta_cc_id = 1579
Transação – 1
Update conta_poup
Set saldo_poup = saldo_poup + @movto
Where conta_poup_id = 4994
Transação – 2
Transação Explícita: o início e o fim da transação devem ser claramente delimitados. O início é determinado através do comando begin tran. A finalização é efetuada com o comando commit, para confirmar as alterações, ou com o comando rollback, para cancelar todo o bloco. A listagem 2 contém uma transação explícita envolvendo o débito na conta corrente e o crédito na conta poupança.
Listagem 2.Transação Explícita
BEGIN TRAN
Update conta_cc
Set saldo_cc = saldo_cc - @movto
Where conta_cc_id=1579
Update conta_poup
Set saldo_poup = saldo_poup +@movto
Where conta_poup=4994
COMMIT
Transação 1
Transação Implícita: Nesse modelo uma transação é iniciada automaticamente, sem o uso do comando begin tran. No entanto, o fim do bloco precisa de um commit ou rollback. A transação implícita está disponível apenas para um conjunto restrito de comandos, listados na tabela 1. Observe que as instruções SQL são agrupadas na mesma transação até que um commit ou rollback seja encontrado. Por não se tratar do modelo padrão no SQL Server, o modo implícito deve ser ativado através do comando Set Implicit_Transactions ON. A listagem 3 exemplifica uma transação implícita.
Tabela 1.Comandos que abrem transações quando implicit_transactions está ligado
ALTER TABLE
FETCH
REVOKE
CREATE
GRANT
SELECT
DELETE
INSERT
TRUNCATE TABLE
DROP
OPEN
UPDATE
Listagem 3. Transação implícita
SET IMPLICIT_TRANSACTIONS ON
Update conta_cc
Set saldo_cc = saldo_cc - @movto
Where conta_cc_id=1579
Update conta_poup
Set saldo_poup = saldo_poup + @movto
Where conta_poup_id=4994
COMMIT
Transação 1
Aninhamento de Transações
Transações podem ser incluídas uma dentro da outra. Por exemplo, uma transação pode conter uma chamada a um procedimento armazenado que abre uma nova transação. Nesse caso, teremos dois blocos de comandos que precisarão ser comitados para concluir corretamente o processo.
Para verificar se existem transações pendentes em uma sessão, utilize a variável de ambiente @@Trancount. Sempre que uma transação é aberta, essa variável, cujo escopo é local na sessão, é incrementada em uma unidade. Quando a transação é fechada seu valor é decrementado em um. Um valor igual a zero significa ausência de transações abertas, já um valor igual a dois indica duas transações pendentes na mesma sessão.
À medida que transações são aninhadas, a complexidade do código aumenta. Como as transações mais internas dependem das mais externas para serem efetivadas, em determinadas situações pode-se perder o controle de quantos commits devem ser aplicados para efetivar a transação principal. Portanto, é recomendável manter até dois níveis de aninhamento (@@Trancount=2).
Vejamos algumas regras gerais no uso de transações aninhadas:
1 ) Todo comando begin tran deve ser finalizado com um commit ou rollback;
2 ) O commit/rollback mais externo prevalece sobre os internos. Um rollback na camada mais externa gera um efeito de cascata, invalidando os commits anteriormente efetuados; já um commit mais xterno confirma também os commits internos;
3 ) Um rollback em uma transação aninhada zera @@Trancount, ou seja, age na transação atual e nas de nível superior (listagem 4).
Listagem 4.rollback
Comando
@@Trancount
Observação
0
Sem transações abertas, o valor de trancount é igual a zero.
BEGIN TRAN
1
O valor de @@Trancount é incremen-tado na abertura da transação.
>
Insert tab-X …
>
1
>
Insert não altera @@Trancount.
BEGIN TRAN
2
O valor de @@Trancount é incremen-tado na abertura da transação.
Insert tab-Y …
2
Insert não altera @@Trancount.
ROLLBACK
0
Zera @@Trancount, efetuando rollback em todas as transações abertas, anulando insert tab-X e insert tab-Y.
COMMIT
0
Não tem efeito, pois não existem transações abertas. A execução desse comando gera uma exceção #3902. Uma forma de evitar essa inconsistência é substituir a linha por:
If @@Trancount > 0 Commit
4 ) Um commit em uma transação aninhada depende do commit mais externo para que seja realmente efetivado. De fato, o commit mais interno apenas decrementa @@Trancount (listagem 5).
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Compartilhe esse conteúdo com um amigo!
Faça login para ganhar recompensas.
Ou
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.