N style="mso-spacerun: yes">
Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
Desenvolvendo projetos com ferramentas livres de UML
por Marcio Junior Vieira
A utilização da notação UML para desenvolvimento de projetos toma cada vez mais espaço no mercado corporativo. Nesta série de artigos vamos fazer uma união da UML, do software livre e é claro, a interação que podemos fazer entre a UML e as bases de dados SQL. Conheceremos três ferramentas livres de modelagem UML e sua aplicação no desenvolvimento de pequenos projetos. Veremos as suas funcionalidades, o suporte a UML, exemplos de diagramas, e a produtividade que podem gerar no decorrer do desenvolvimento de um software.
Nesta primeira parte do artigo vamos conhecer as ferramentas; na segunda, a geração de comandos SQL com base nos diagramas UML, a geração de código-fonte e a exportação para imagens, e na terceira e última parte, a engenharia reversa que podemos fazer com as ferramentas.
Umbrello UML Modeller
A primeira ferramenta que iremos conhecer é o Umbrello UML Modeller, que faz parte do projeto KDE. Liberado sob licença GPL, esta ferramenta está disponível para plataformas Linux, FreeBSD e Solaris. Com ela podemos desenhar e imprimir diagramas UML, gerar declarações de classes Java, PHP, javaScript, ActionScript, C++, SQL, Ada, IDL, XMLSchema, Python e Perl, executar engenharia reversa de classes a partir de fontes e gerar arquivos gráficos com os diagramas. Na Figura 1 podemos visualizar o ambiente de criação de diagramas do Umbrello. Temos quatro áreas básicas do software, o setor onde temos as visões hierárquicas, uma barra de tarefas com os componentes de notação UML, um espaço para documentação dos diagramas e a área de trabalho para construção dos diagramas. Nas visões dos diagramas UML, temos as subdivisões descritas na Listagem 1, assim como todos os diagramas possíveis de serem criados com o Umbrello.
Listagem 1. Visões dos diagramas UML.
Visão Lógica
– Diagramas de Classes.
– Diagramas de Colaboração.
– Diagramas de Estado.
– Diagramas de Atividades.
– Diagramas de Seqüência.
Visão Caso de Uso.
– Diagramas de Caso de Uso.
Visão do componente.
– Diagramas de Componentes.
...