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Conhecendo os detalhes da UML – Parte 3
Rodrigo Oliveira Spínola
Leitura Obrigatória: SQL Magazine 13, artigo Projeto de software utilizando UML
Leitura Obrigatória: SQL Magazine 16, artigo Conhecendo os detalhes da UML Parte 1
Leitura Obrigatória: SQL Magazine 17, artigo Conhecendo os detalhes da UML Parte 2
Na SQL Magazine 13 tivemos um artigo apresentando uma visão geral dos diagramas da UML. Foi uma matéria bastante interessante onde apresentei de forma prática como elaborar os diagramas da UML mais utilizados, entre eles o diagrama de classes que foi o foco principal do artigo. Foram abordados dois tipos de diagramas: estruturais e comportamentais. Para aqueles que não tenham lido ou não se recordam, aconselho a leitura da Nota 1.
Seguindo está série de artigos, tivemos mais duas matérias detalhando a notação que a UML fornece para a construção de diagramas de classes nas edições 16 e 17. Você pôde perceber claramente a evolução dos diagramas considerando aspectos de implementação. Analise as Figuras 1 e 2 para perceber as transformações efetuadas e o quanto evoluímos até aqui (a descrição do estudo de caso encontra-se na Listagem 1).
Nota 1. Diagramas estruturais e comportamentais
Vamos definir aqui rapidamente o que são diagramas estruturais e comportamentais:
· Diagramas estruturais modelam aspectos estáticos do software focando nas entidades participantes e seus relacionamentos. Eles não representam como os objetos se comportam quando você os coloca para funcionar. Os diagramas deste conjunto são: diagrama de classes, objetos, componentes e implementação.
· Diagramas comportamentais modelam aspectos dinâmicos do software considerando a forma como as entidades interagem para prover uma determinada funcionalidade para o usuário. Eles podem representar como o sistema responde às ações do usuário, como os objetos são criados e manipulados, dentre outras coisas. Os diagramas deste conjunto são: diagrama de casos de uso, seqüência, colaboração, estados e atividades.
Uma locadora de veículos deseja um sistema para facilitar o atendimento a seus clientes. O processo de aluguel de carros atual é confuso e está gerando insatisfação entre os clientes. A locadora é formada basicamente pelos seus clientes e carros para aluguel. Os carros estão divididos em diversos tipos: popular, luxo e utilitário. As informações importantes sobre os carros a serem armazenadas são: código (placa do carro), tipo, modelo, ano, cor, chassis, quilometragem e valor do aluguel (diária).
Os funcionários serão responsáveis pelo cadastro dos clientes e dos carros adquiridos pela locadora, por efetuar o aluguel de um carro para o cliente e dar baixa no aluguel. Existem clientes especiais e clientes comuns. Os especiais possuem uma taxa de desconto e um valor de quilometragem extra para seus aluguéis. Qualquer cliente é identificado por RG, nome, CPF, telefone, endereço, contato.
Listagem 1. Descrição do estudo de caso.
Como os comportamentos do sistema podem ser grandes ou complexos, os diagramas comportamentais costumam refletir partes pequenas do sistema. São os conhecidos cenários de utilização do sistema. Como o próprio nome já diz, um cenário de uso reflete os passos desempenhados pelo sistema durante a interação com o usuário para disponibilizar um caso de uso para ele. Uma observação importante é a seguinte: nem todos os cenários de utilização do sistema são modelados pelo fato de nem todos os comportamentos serem complexos a ponto de tornarem necessária sua modelagem. Ainda assim, os diagramas de classes e interação (principalmente diagrama de seqüência) são os mais utilizados, pois eles revelam mais aproximadamente os recursos específicos exigidos para gerar o código.
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