alt=capaSQL12.JPG hspace=0 src="/loja/img/Capa_SQL42_G.gif" border=0>
Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
Criação de uma aplicação em PHP e MySQL no ambiente Dreamweaver
Um dos fatores que aumenta a produtividade de qualquer profissional durante o desenvolvimento de um software é o ambiente no qual a aplicação está sendo desenvolvida. Utilizar ambientes que simplificam o desenvolvimento de software de acordo com o perfil e necessidades de suas aplicações é fundamental para a simplicidade e qualidade nessa tarefa.
O objetivo deste artigo é apresentar a construção de uma aplicação através de um ambiente de desenvolvimento de software simples de ser configurado e que pode ser utilizado por qualquer pessoa devido à sua simplicidade.
Esta aplicação terá as funções básicas de um banco de dados, como inserção, consulta, atualização e exclusão, e possibilitará um maior conhecimento sobre como utilizar o Macromedia Dreamweaver 8 em conjunto com o MySQL e a linguagem PHP.
Mostraremos como usar o recurso Servers Behaviors, que permite a criação de conexões com uma base de dados, criação de logins, páginas de acesso restrito e várias outras funcionalidades sem a necessidade de manipulação do código, e contribui para a redução no esforço de construção de páginas dinâmicas em diferentes linguagens de programação.
Conhecendo o ambiente de desenvolvimento
Para desenvolvermos a aplicação sugerida, iremos utilizar algumas tecnologias. Dentre elas, o Apache, PHP, MySQL, PHPMyAdmin e Dreamweaver. Para que possamos desenvolver perfeitamente o projeto proposto pelo artigo, todos os itens que citamos devem estar instalados e configurados, pois o propósito do artigo é mostrar o seu uso, não a instalação. Essas tecnologias são todas bastante conhecidas, de forma que não entraremos em detalhes sobre elas:
· Apache: servidor web mais utilizado no mundo (http://www.apache.org);
· PHP: linguagem de programação de computadores interpretada gratuita, com diversos recursos e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na web. Pode ser usada em ambientes Windows, Linux, Mac OS, OS/2, AS/400, Novell Netware, RISC OS, IRIX e Solaris (http://www.php.net);
· MySQL: um dos SGBDs mais populares, com mais de quatro milhões de instalações pelo mundo. Possui fácil integração com PHP, e disponibiliza em suas novas versões (a partir da 4.X) suporte a diversas novas características que antes limitavam seu uso, como integridade referencial e views , triggers e stored procedures (http://www.mysql.com);
· PhpMyAdmin: ferramenta gratuita que permite gerenciarmos bases de dados MySQL de forma bastante simples e intuitiva através de uma interface web (www.phpmyadmin.net).
A tecnologia que merece um pouco mais de destaque, até porque é o foco desse artigo, é a ferramenta Dreamweaver, como veremos a seguir.
Macromedia Dreamweaver
O Dreamweaver é uma ferramenta de desenvolvimento para a web que já está na versão 8, tendo versões para Windows e Mac OS. Versões iniciais do Dreamweaver funcionavam apenas como um simples editor HTML, porém versões mais recentes incorporaram inúmeras funções e notável suporte para tecnologias web, tais como XHTML, CSS, JavaScript e XML.
O Dreamweaver possui recursos que simplificam a criação de páginas e web sites por pessoas não-especialistas. No entanto, com o advento da versão MX, a Macromedia também passou a incorporar ferramentas de criação de conteúdo dinâmico ao Dreamweaver. Com isso, a ferramenta passa a permitir que usuários se conectem a bancos de dados (como MySQL e Microsoft Access) para filtrar e mostrar conteúdo usando tecnologias de script tais como PHP, ColdFusion, ASP e ASP.NET, sem nenhuma ou pouca experiência em programação. É esse recurso que iremos utilizar. Além disso, o painel de comportamentos (behaviors) também permite a criação de JavaScript sem qualquer conhecimento prévio da estrutura da linguagem e sua codificação.
Com as ferramentas chamadas Server Behaviors, o Dreamweaver permite a adição de comportamentos a um projeto, como um sistema de login, conexão com uma base de dados, enfim uma serie de outras funcionalidades que podem ser criadas por linguagens de script (PHP, ASP.NET, Coldfusion , JSP). O Dreamweaver é um software pago, porém pode-se baixar uma versão trial e 100% funcional no site do seu fabricante. Maiores informações acessem: http://www.adobe.com/products/dreamweaver/.
Estrutura do sistema
O objetivo do sistema será criar uma interface para gerenciar uma base de dados MySQL e terá as funções básicas de um banco de dados: inserção, consulta, atualização e exclusão em uma tabela.
O banco de dados irá conter uma tabela chamada “cadastro” e esta tabela possuirá sete campos, que serão descritos no decorrer do artigo.
Abaixo segue a função de cada uma das páginas da aplicação:
· Artigo_sql.php: responsável pela conexão com a banco de dados;
· Inserir.php: página que contém o formulário e o script para inclusão dos dados na tabela “cadastro”;
· Atualizar.php: página que contém o formulário e o script para atualização dos dados na tabela “cadastro”;
· Exclusao.html: página responsável pela entrada de dados para realização da exclusão do registro;
· Excluir.php: script responsável pela exclusão dos dados da tabela “cadastro”;
· Ok_excluir.php: página de confirmação da exclusão do registro;
· Busca.html: página responsável pela entrada de dados para realização da consulta;
· Resultado.php: página que exibe o resultado da consulta realizada na tabela “cadastro”;
· Detalhe.php: página que exibe os detalhes de um registro consultado;
· Index.htm: página que contem os links para cada função do sistema.
Agora iremos descrever a construção da aplicação, desde a criação de seu banco de dados até a construção de suas páginas.
Criação do banco de dados
Para criarmos e gerenciarmos o banco de dados MySQL, utilizaremos a ferramenta gráfica phpMyAdmin. Criaremos um banco de dados com uma tabela, como proposto no item anterior. Para tanto, utilizaremos o phpMyAdmin, mas esse processo também poderia ser feito de forma manual. Na tela inicial do phpMyAdmin, crie um banco de dados com o nome “artigo_sql_mag”, como mostrado na Figura 1.

Figura 1. Criação do banco de dados no phpMyAdmin.
Feita a criação do banco de dados, criaremos a tabela “cadastro” que terá sete campos. Na opção criar nova tabela no banco de dados, informe o nome da tabela (cadastro) e a quantidade de campos (7). Em seguida informamos os atributos da tabela “cadastro” (Figura 2).