O modelo relacional representa um modelo de dados utilizado em Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais (SGBDRS). Estes se baseiam no princípio de que todos os dados estão guardados em tabelas (ou, matematicamente falando, relações). Toda sua definição é teórica e baseada na lógica de predicados e na teoria dos conjuntos.

O conceito foi criado por Edgar Frank Codd em 1970, sendo descrito no artigo "Relational Model of Data for Large Shared Data Banks". Na verdade, o modelo relacional foi o primeiro modelo de dados descrito teoricamente.

Historicamente, o modelo relacional é o sucessor do modelo hierárquico e do modelo em rede. Estas arquiteturas antigas são até hoje utilizadas em alguns data centers com alto volume de dados, onde a migração é inviabilizada pelo custo que ela demandaria. Existem ainda os novos modelos baseados em conceitos da orientação a objetos que na maior parte das vezes são encontrados como evolução dos SGBDs relacionais, ao invés de um novo tipo de SGBD voltado apenas para estes conceitos.

Baseado nos conceitos definidos por Edgar Frank Codd em 1970, o modelo relacional foi inventado por Dr. Ted Codd e subseqüentemente mantido e aprimorado por Chris Date e Hugh Darwen. No Terceiro Manifesto (1995) eles mostraram como o modelo relacional pode ser estendido com características de orientação a objetos sem comprometer seus princípios fundamentais.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo