Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 55. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ILY: Verdana">Na edição de número 54 desta revista tratamos a primeira parte do artigo sobre a linguagem SQL (Structured Query Language), onde abordamos os comandos para criação de bancos de dados e tabelas. Nesta edição, iremos dar seqüência no estudo dos comandos da linguagem de definição de dados (DDL – Data Definition Language), que fazem parte da SQL. Na terceira parte deste artigo, que será publicada nas próximas edições da revista, trataremos os primeiros tópicos da linguagem de manipulação de dados (DML – Data Manipulation Language).

Desta forma, espera-se com este artigo que o leitor consiga criar e alterar estruturas de armazenamento nos bancos de dados, que são de grande importância para as organizações de uma forma geral.

Assim como no primeiro artigo da série, iremos utilizar o SGBD PostgreSQL para aplicarmos os conceitos apresentados. Optamos por este SGBD por ser um software gratuito e bastante fácil de utilizar.

No artigo, abordaremos os comandos SQL para alteração e exclusão de tabelas de um determinado modelo de dados, que estaremos apresentando no decorrer deste artigo. Na Figura 1, verificamos a tabela Pessoa, que iremos utilizar para apresentação de parte dos exemplos. Esta tabela possui os seguintes atributos:

·         Psid: armazena o código da pessoa, que será a chave primária;

·         Pscnpjcpf: armazena o CNPJ ou o CPF de uma pessoa, dependendo se ela é física ou jurídica;

·         Psnome: armazena o nome da pessoa;

·         Pspessoafisjur: armazena um caractere para informar se a referida pessoa é física ou jurídica;

·         psEmail: armazena o e-mail da pessoa;

·         psrg: armazena o RG da pessoa;

·         psinscricaoestadual: armazena a inscrição estadual da pessoa;

·         psDataNasc: armazena a data de nascimento da pessoa.

 

Figura 1. Tabela Pessoa

 

Linguagem de Definição de Dados (DDL) - Continuação

No artigo anterior, abordamos inicialmente o comando CREATE DATABASE e posteriormente definimos o comando CREATE TABLE, que é responsável por criar tabelas dentro de um determinado banco de dados. O comando SQL para criação da tabela Pessoa está apresentado na Listagem 1.

 

Listagem 1. Criação da Tabela Pessoa

 

CREATE TABLE pessoa (

  Psid integer not null,

  Pscnpjcpf varchar(20),

  Psnome varchar(60),

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo