Será desenvolvida uma comparação de desempenho entre as linguagens para a melhor escolha num ambiente de produção. As linguagens tratadas no estudo são C, PL/Perl, PL/pgSQL e SQL. Elas podem ser usadas em ambientes Linux, Windows e até mesmo outras plataformas. A teoria computacional envolvida em índices reversos, bem como a motivação para sua utilização, é explorada no artigo. Ao final, serão realizados testes de desempenho indicando quais as melhores opções de linguagens quando precisamos realizar consultas, inserções e atualizações utilizando índices inversos em bases com grandes volumes de dados.

Introdução

Os índices reversos, extremamente úteis nos casos de busca por padrões no final do texto em bancos de dados relacionais (ver Nota 1), nem sempre consistem de soluções out-of-box. Desde sua versão 8i, o Oracle implementa índices reversos nativamente. No caso do SGBD PostgreSQL, precisamos implementá-lo manualmente. Este será o tema do estudo a seguir: uma proposição dos índices reversos no PostgreSQL equivalente ao existente no Oracle.

Nota 1. Índice Reverso

Um índice reverso, comparado a um índice convencional, inverte os bytes da chave a ser indexada. Ele é particularmente interessante no caso de uma coluna de tabela conter valores de texto que comumente apresentam um longo prefixo.

Por exemplo, em uma tabela destinada a armazenar Ordens de Serviço, a coluna chave pode possuir uma forma padronizada com 12 caracteres. O primeiro documento do ano 2008 é indicado com “OS-200800001”, o segundo com “OS-200800002”, e assim por diante. Até a tabela atingir alguns milhões de registros, os primeiros sete caracteres serão redundantes e não trarão muita contribuição às buscas indexadas. Um índice reverso armazenaria estes códigos na ordem inversa, isto é, como “100008002-SO”, “200008002-SO”, “300008002-SO”, e assim por diante. Com isso, ele permite que o último caractere da chave, mais altamente variável, espalhe os valores entre as estruturas de dados do índice. Tal procedimento aumenta consideravelmente o desempenho no momento da busca.

Os índices reversos permitem acelerar as buscas SQL do tipo “WHERE coluna LIKE "%texto"”. Neste caso, por padrão o SGBD realiza uma varredura seqüencial (também conhecida como “sequential scan” – ver Nota DevMan 1) na tabela em questão, o que compromete seriamente o desempenho de uma aplicação. Para resolver isso, podemos emular um índice reverso através de uma função de inversão de textos (ou strings) aliada a um índice sobre esta mesma função.

1. Varredura de Tabela Seqüencial – Sequential Table Scan.

Uma varredura de tabela seqüencial, ou apenas varredura seqüencial, é um processo que lê todas as linhas em todas as páginas de uma tabela que estão armazenadas em um banco de dados.

Varreduras seqüenciais surgem no plano curto e longo como correlation_name <seq>, onde correlation_name é o nome da correlação especificado na cláusula FROM, ou então o nome da tabela caso nenhum nome tenha sido especificado.

Este tipo de varredura é usado quando o banco de dados “acredita” que a maioria das páginas da tabela possui uma linha que atinja às condições de busca definida na query ou então quando um índex adequado não está definido.

Apesar de a varredura seqüencial poder ler mais páginas que varredura por índice, a carga de I/O no disco pode ser substancialmente menor, pois as páginas são lidas a partir de blocos contínuos provenientes do disco (esta melhoria de desempenho só é melhor se o arquivo com o banco de dados não está fragmentado no disco). I/O seqüencial minimiza a sobrecarga devido à latência do movimento rotacional do cabeçote do disco. Para tabelas com grande volume de dados, varredura seqüencial também lê grupos de muitas páginas ao mesmo tempo. Isto reduz ainda mais o custo de varreduras seqüenciais em relação à varredura por índices.

Apesar de varreduras seqüenciais poderem levar menos tempo que varredura por índice que encontra muitas linhas, elas também podem explorar a cache de forma tão eficiente quanto a varredura por índice caso a varredura seja executada muitas vezes. Visto que varreduras por índice acessam provavelmente uma quantidade menor de páginas, é mais provável que as páginas estejam disponíveis em cache, o que resultará em um acesso mais rápido. Por causa disto, é muito melhor ter uma varredura por índice para acessos de tabelas que são repetidos, tais como direito de um JOIN recursivo já armazenado em cache.

No artigo “Garantindo desempenho com o operador LIKE”, publicado na edição 52 da SQL Magazine, foi proposta a função reverse() em linguagem PL/Perl com o objetivo de inverter uma cadeia de caracteres (string) especificada.

Tal implementação, apesar de completamente funcional, tinha o principal defeito de ser lenta, penalizando assim gravemente o desempenho durante as gravações (INSERT e UPDATE) na tabela. Além disso, a cada atualização é necessária uma chamada a essa função para que o índice funcional seja devidamente atualizado. Isso é observado particularmente durante a criação do índice.

Sempre soubemos que códigos binários escritos na linguagem C tendem a ser muito mais rápidos do que outras linguagens, especialmente se estas últimas forem interpretadas (como Perl ou Python) ou pseudo-interpretadas (como Java). Na seção seguinte, construiremos uma função em linguagem C para ser utilizada no PostgreSQL para podermos efetuar os estudos comparativos.

Implementando em linguagem C

Por que enfrentar o terrível e cruel mundo da linguagem C para escrever uma simples função procedural no PostgreSQL, quando podemos fazer a mesma coisa em uma linguagem bem mais simples e segura como a PL/pgSQL?

Existem diversas respostas para essa questão:

  • Uma função em linguagem C permite proteger o código-fonte. Lembre-se de que não existem, até a versão 8.3 do PostgreSQL, meios de se criptografar o código do corpo de uma função em PL/pgSQL.
  • Se houver necessidade de se criar de um tipo de dados próprio, a utilização de funções escritas em C é obrigatória.
  • A satisfação de se conhecer um pouco melhor o funcionamento interno do SGBD PostgreSQL e poder tirar proveito disso em outras ocasiões.
  • O problema da velocidade geralmente é o fator determinante para a reescrita de uma função codificada em linguagem procedural interpretada em linguagem compilada.

Não espere um ganho significativo de velocidade para as requisições SQL de seleção (SELECT) utilizando a nova função. Por outro lado, as operações de gravação (sobretudo INSERT e UPDATE) podem ser fortemente auxiliadas. Ainda assim, isso ainda não se tornará evidente para uma operação unitária, mas durante operações de escrita em massa, como carga massiva de dados, alterações de muitas linhas ao mesmo tempo ou pela simples criação do índice funcional.

Portanto, neste último caso a opção de se reescrever em linguagem C torna-se altamente aconselhável.

A extensibilidade do PostgreSQL apóia-se sobre seus mecanismos de carregamento dinâmico de bibliotecas do sistema operacional. Tratam-se de Dynamic Link Libraries (DLLs) no Windows e Shared Objects (SOs) no Linux e UNIX. A interface de programação é relativamente simples, bastando apenas conhecer determinados pontos-chaves.

No presente estudo utilizaremos o PostgreSQL versão 8.3 hospedado no sistema operacional Debian GNU/Linux. Para dar andamento, baixe o código-fonte do PostgreSQL através do endereço FTP http://www.postgresql.org/ftp/source/v8.3.3/.

Após fazer download do arquivo BZ2, extraia os diretórios e arquivos do código-fonte para o diretório /usr/src e conceda as devidas permissões ao seu usuário conforme exibido na Listagem 1. Note que isso precisa ser feito com o super-usuário (root).

Listagem 1. Extração dos arquivos do código-fonte do PostgreSQL.

$ su

# tar xvjf postgresql-8.3.3.tar.bz2 –C /usr/src

# chown –R postgres: /usr/src/postgresql/src

Em seguida, crie um diretório para o projeto e utilize-o para armazenar os arquivos a serem criados na seqüência, conforme ilustrado na Listagem 2.

Listagem 2. Criação do diretório e arquivos para a função em C.

$ cd /usr/src/postgresql/src

$ mkdir reverse

$ cd reverse

$ touch Makefile reverse.sql.in unreverse.sql reverse.c

Os arquivos recém-criados devem ser modificados conforme as listagens a seguir com o editor de texto de sua preferência. O primeiro deles, o Makefile, tem a função de definir as regras para a compilação e linkagem da biblioteca SO referente ao módulo externo a ser criado, além da geração automática de arquivos de script SQL para instalação e desinstalação da função no banco de dados. A Listagem 3 traz o conteúdo do Makefile.

Listagem 3. Conteúdo do arquivo Makefile.

MODULES = reverse

DATA_built = reverse.sql

DATA = unreverse.sql

PGXS := $(shell pg_config pgxs)

include $(PGXS)

O segundo arquivo, reverse.sql.in, serve apenas de modelo (ou template) para a criação do arquivo reverse.sql que conterá o script final para a instalação do módulo num banco de dados do PostgreSQL. Esse script é gerado a partir do template com a substituição da string MODULE_PATHNAME pelo caminho completo do arquivo objeto compilado. O conteúdo do arquivo reverse.sql.in está ilustrado na Listagem 4.

Listagem 4. Conteúdo do arquivo reverse.sql.in.

SET search_path = public;

 

CREATE OR REPLACE FUNCTION reverse(varchar)

RETURNS varchar AS "MODULE_PATHNAME", "reverse"

LANGUAGE "C" IMMUTABLE STRICT;

Note que o script reverse.sql poderá apenas ser executado por um usuário do PostgreSQL com direitos de administrador, pois funções C são consideradas não-confiáveis e sendo assim são de responsabilidade de um administrador.

O arquivo referente ao script de desinstalação do módulo, unreverse.sql, é o mais simples de todos. Ele apenas exclui a função reverse() do banco de dados e tem o conteúdo exibido na Listagem 5.

Listagem 5. Conteúdo do arquivo unreverse.sql.

SET search_path = public;

 

DROP FUNCTION reverse(varchar);

Lembre-se de que uma função pode apenas ser excluída do banco de dados caso ela não esteja associada a nenhum outro objeto, como um índice funcional ou constraints de uma tabela.

Finalmente, vamos ao código-fonte em linguagem C da função reverse(). A Listagem 6 ilustra o conteúdo do arquivo reverse.c.

Listagem 6. Conteúdo do arquivo reverse.c.

// cabeçalhos necessários

#include "pg_config.h"

#include "postgres.h"

#include "fmgr.h"

#include "mb/pg_wchar.h"

#include "utils/elog.h"

 

// definição da assinatura mágica

#ifdef PG_MODULE_MAGIC

PG_MODULE_MAGIC;

#endif

 

// definição da função reverse()

Datum reverse(PG_FUNCTION_ARGS);

 

#ifndef SET_VARSIZE

#define SET_VARSIZE(n,s) VARATT_SIZEP(n) = s;

#endif

 

// corpo da função reverse()

PG_FUNCTION_INFO_V1(reverse);

Datum reverse(PG_FUNCTION_ARGS)

{

int len, pos = 0;

VarChar *str_out, *str_in;

 

// obter endereço do argumento

str_in = PG_GETARG_VARCHAR_P_COPY(0);

 

// calcular o tamanho da string em bytes

len = (int) (VARSIZE(str_in) VARHDRSZ);

 

// criar uma string vazia de mesmo tamanho

str_out = (VarChar *) palloc(VARSIZE(str_in));

 

// a resultante terá o mesmo comprimento

SET_VARSIZE(str_out, VARSIZE(str_in));

 

// verificar se a codificação da string no

// argumento concorda com a codificação do BD

pg_verifymbstr(VARDATA(str_in), len, false);

 

// copiar a string do modo inverso

while (pos < len)

{

int charlen = pg_mblen(VARDATA(str_in) + pos);

int i = charlen;

while (i--)

*(VARDATA(str_out) + len - charlen + i - pos) = *(VARDATA(str_in) + i + pos);

pos = pos + charlen;

}

PG_FREE_IF_COPY(str_in, 0);

 

// retorna a cópia (resultante)

PG_RETURN_VARCHAR_P(str_out);

}

Para maiores detalhes sobre a implementação da função reverse() e para conhecer outras funcionalidades ao se utilizar a linguagem C, recomenda-se a leitura da documentação “Funções em Linguagem C” (http://developer.postgresql.org/pgdocs/postgres/xfunc-c.html). A leitura dos arquivos de cabeçalho (extensões .h) utilizados no código-fonte também permite uma melhor compreensão suplementar sobre as estruturas de dados utilizadas.

A seguir, iremos dar início à construção do módulo no PostgreSQL através do utilitário make (por isso é necessária a criação do arquivo Makefile). Execute os comandos exibidos na Listagem 7.

Listagem 7. Construção do módulo através do comando make.

$ cd /usr/src/postgresql/src

$ make

Note que nesta última operação o compilador C da GNU (gcc) é invocado com inúmeros argumentos e ao final do processo um arquivo com a extensão .SO é gerado. Este é o produto final: o módulo do PostgreSQL contendo o binário para a execução da função reverse().

Resta ainda copiar estes arquivos criados automaticamente para o diretório de instalação do PostgreSQL. Para fazer isso, simplesmente execute os comandos ilustrados na Listagem 8. Note que é preciso ter direitos de super-usuário para copiar os arquivos para os locais definitivos.

Listagem 8. Instalação do módulo através do comando make install.

$ cd /usr/src/postgresql/src

$ su

# make install

Veja que esta última operação não é obrigatória, mas apenas recomendada. Podemos, durante a instalação de um módulo no PostgreSQL, definir o caminho absoluto onde o arquivo .SO se encontra no sistema de arquivos, desde que o usuário postgres (geralmente o dono do serviço no Linux) tenha direitos de acesso a este local alternativo. Sendo assim, basta indicar no script de instalação reverse.sql a localização da biblioteca reverse.so.

Para testar o funcionamento da biblioteca, crie um banco de dados no PostgreSQL através da instrução CREATE DATABASE e em seguida execute o script de instalação reverse.sql nele. As respectivas instruções estão contidas na Listagem 9. Observe que estes comandos precisam ser executados pelo super-usuário do banco de dados, normalmente chamado postgres no sistema operacional.

Listagem 9. Criação de banco de dados e instalação do módulo nele.

$ su – postgres

$ createdb sqlmag8

$ psql sqlmag8 –i reverse.sql

Feito isso, inicie a ferramenta PgAdmin III e selecione o banco de dados recém-criado. Abra a janela Query Analyzer e execute a instrução SQL contida na Listagem 10.

Listagem 10. Teste de utilização da função reverse( ) escrita em linguagem C.

SELECT reverse("Funções em C são mais rápidas");

----

>> sadipár siam oãs C me seõçnuF

Se quiséssemos desinstalar o módulo do banco de dados, bastaria executar o script unreverse.sql, tal como exemplificado na Listagem 11. Observe que estes comandos precisam ser executados pelo super-usuário do banco de dados, normalmente chamado postgres no sistema operacional.

Listagem 11. Desinstalação do módulo no banco de dados.

$ su – postgres

$ psql sqlmag8 –i unreverse.sql

Pronto! Conseguimos atingir o primeiro objetivo do estudo: criar uma função procedural em linguagem C para ser utilizada como uma extensão do PostgreSQL. Resta ainda efetuar os testes comparativos de desempenho com outras linguagens, especialmente as interpretadas. Este será o tema da seção a seguir.

As outras implementações

Para os testes comparativos, criaremos cinco funções idênticas à reverse(), mas que sigam diferentes abordagens utilizando as seguintes linguagens procedurais no PostgreSQL: PL/Perl, PL/Python, PL/pgSQL e SQL.

Antes de qualquer coisa, devemos habilitar a criação de funções com essas linguagens no banco de dados. Isso é feito através da instrução CREATE LANGUAGE e somente pode ser executado pelo super-usuário do banco de dados, pois algumas dessas linguagens são consideradas não-confiáveis (untrusted). A Listagem 12 contém os comandos para as instalações, respectivas, das linguagens PL/pgSQL, PL/Perl e PL/Python.

Listagem 12. Instalação das linguagens procedurais no banco de dados.

CREATE LANGUAGE plpgsql;

CREATE LANGUAGE plperl;

CREATE LANGUAGE plpython;

No PgAdmin III, clique com o botão direito no banco de dados, e em seguida na opção Refresh. Abra o nó Linguagens e confira se as linguagens foram habilitadas com sucesso.

Em seguida, vamos criar as funções para os testes. Na primeira abordagem, utilizaremos a linguagem procedural PL/Perl, que possui a sintaxe da linguagem interpretada Perl, muito difundida durante o surgimento das aplicações para a Internet aliada à tecnologia CGI (Common Gateway Interface). Veja na Listagem 13 a instrução SQL para a criação dessa nova função, a ser chamada de reverse2(). Repare como o corpo da função, ou seja, o código-fonte essencial fica extremamente enxuto na linguagem Perl.

Veja na documentação oficial do PostgreSQL maiores detalhes em como escrever funções usando a PL/Perl.

Listagem 13. Criação da função reverse2() utilizando a linguagem PL/Perl.

CREATE OR REPLACE FUNCTION reverse2(varchar)

RETURNS varchar AS $$

return reverse $_[0];

$$ LANGUAGE plperl IMMUTABLE STRICT;

Após isso, partiremos para outra linguagem interpretada muito conhecida por usuários Linux: o Python. A linguagem procedural correspondente no PostgreSQL é a PL/Python. Execute as instruções contidas na Listagem 14 para a criação da função reverse3() em linguagem PL/Python.

Tal como em Perl, a função reverse() escrita em Python fica ligeiramente simples. Veja na documentação oficial do PostgreSQL maiores detalhes em como escrever funções usando a PL/Python.

Listagem 14. Criação da função reverse3() utilizando a linguagem PL/Python.

CREATE OR REPLACE FUNCTION reverse3(varchar)

RETURNS varchar AS $$

return args[0][::-1];

$$ LANGUAGE plpython IMMUTABLE STRICT;

A seguir, escolheremos a linguagem procedural default do PostgreSQL: a PL/pgSQL (equivalente à PL/SQL do Oracle ou à TransactSQL no SQL Server). Desta vez seguiremos duas abordagens distintas com essa mesma linguagem. A primeira abordagem, a função reverse4(), é apresentada na Listagem 15 e trata-se de um laço de repetição FOR invertido para a montagem do texto de retorno.

Listagem 15. Criação da função reverse4() utilizando a linguagem PL/pgSQL.

CREATE OR REPLACE FUNCTION reverse4(varchar)

RETURNS varchar AS $$

DECLARE

len int := length($1);

ret varchar := "";

BEGIN

FOR ii IN REVERSE len..1 LOOP

ret = ret || substring($1 FOR 1 FROM ii);

END LOOP;

RETURN ret;

END

$$ LANGUAGE plpgsql IMMUTABLE STRICT;

Já na segunda versão, chamada de reverse5(), o conceito de recursividade é explorado na linguagem PL/pgSQL. A Listagem 16 traz o os comandos para a criação desta outra função. Note que, apesar de parecer mais enxuta e econômica que a reverse4(), a função reverse5() traz consigo a complexidade de um procedimento recursivo. Veja na documentação oficial do PostgreSQL maiores detalhes em como escrever funções usando a PL/pgSQL.

Listagem 16. Criação da função reverse5() utilizando a linguagem PL/pgSQL.

CREATE OR REPLACE FUNCTION reverse5(varchar)

RETURNS varchar AS $$

BEGIN

IF length($1) > 1 THEN

RETURN reverse5(substr($1,2)) || substr($1,1,1);

ELSE

RETURN $1;

END IF;

END

$$ LANGUAGE plpgsql IMMUTABLE STRICT;

Para finalizar, escreveremos uma última função utilizando a simples linguagem SQL. Através do conceito de manipulação de arrays no PostgreSQL e com a ajuda das respectivas funções de suporte, criaremos a função reverse6(). O código-fonte desta última está ilustrado na Listagem 17. Veja na da documentação oficial do PostgreSQL maiores detalhes em como escrever funções usando a SQL.

Listagem 17. Criação da função reverse6() utilizando a linguagem SQL.

CREATE OR REPLACE FUNCTION reverse6(varchar)

RETURNS varchar AS $$

SELECT array_to_string(array(

  SELECT substring($1, s.i, 1)

  FROM generate_series(length($1),1,1) AS s(i) ),"");

$$ LANGUAGE sql IMMUTABLE STRICT;

Podemos agora testar a execução de todas as funções recém-criadas de uma só vez através da instrução SQL contida na Listagem 18. O resultado da execução de todas as funções deve ser o mesmo: a string inversa “fed cba”.

Listagem 18. Teste de execução de todas as função do tipo reverse().

SELECT reverse("abc def"), reverse2("abc def"), reverse3("abc def"), reverse4("abc def"),

reverse5("abc def"), reverse6("abc def");

 

>> fed cba, fed cba, fed cba, fed cba, fed cba, fed cba,

Agora que possuímos a função reverse() em linguagens procedurais distintas, podemos iniciar os testes de desempenho para analisarmos quais as abordagens mais adequadas para usarmos em situações onde a velocidade de atualização é um fator crítico no banco de dados. Este será o tema da seção a seguir.

Benchmark das linguagens procedurais

O primeiro passo para se realizar o benchmark das linguagens procedurais é criar o ambiente de testes. Quanto maior o porte deste ambiente, mais precisos serão os resultados comparativos. Isto é, se a base de dados utilizada para os testes for muito pequena, poderemos não perceber as diferenças no desempenho de cada uma das funções.

Uma sugestão é criar um banco de dados contendo a lista de palavras de um dicionário. No Linux, podemos extrair as palavras de um verificador ortográfico como o myspell. Primeiramente, execute uma instrução de busca como find ou locate para descobrir a localização exata do arquivo DIC. Cada linha deste arquivo, que é do formato texto, contém uma palavra válida para o dicionário em questão. A Listagem 19 traz um exemplo de utilização do pacote mlocate para a busca do arquivo de dicionário. Observe que o primeiro comando, updatedb, precisa ser executado por um usuário com poderes de administrador, geralmente o root.

Listagem 19. Busca do arquivo de dicionário no Linux.

# updatedb

$ locate .dic | grep spell

Na distribuição de Linux usada no estudo, um dos arquivos foi encontrado no endereço /usr/share/myspell/dicts/pt-BR.dic. Ele possuía cerca de 5 MB de tamanho e mais de 300 mil linhas. Trata-se do dicionário em língua portuguesa do Brasil usado em correções ortográficas em editores de texto. Arquivos desse tipo são facilmente encontrados na Internet e geralmente acompanham aplicações como editores de texto em suítes de escritório.

O que faremos na seqüência é importar todas as linhas desse arquivo de texto para o banco de dados PostgreSQL, na forma de registros de uma tabela. Antes disso, precisamos tratar os dados. Abra o arquivo pt-BR.dic num editor de textos qualquer do Linux, como vi ou Kwrite. Veja o resultado na Figura 1.

Conteúdo do arquivo pt-BR.dic
Figura 1. Conteúdo do arquivo pt-BR.dic.

Analisando o seu conteúdo, percebemos que a primeira linha do arquivo de texto contém a quantidade de palavras no próprio arquivo. Além disso, podemos notar que geralmente cada linha do arquivo contém uma palavra do dicionário seguida de uma barra e uma determinada codificação, que não nos interessa nesse estudo. Execute então a instrução contida na Listagem 20 para tratar o arquivo texto para ser importado futuramente.

Listagem 20. Tratamento dos dados a serem importados no Linux.

$ sed –e "1d" –e "s/\r//" –e "s/^\(.*\)\/.*/\1/" \ /usr/share/myspell/dicts/pt-BR.dic > dict.dat

O comando que acabamos de executar através do utilitário SED cria um outro arquivo de texto chamado dict.dat. Este novo arquivo conterá todas as linhas do arquivo pt-BR.dic, excetuando-se a primeira, e em cada linha só haverá a palavra sem os códigos adicionais. Quebras de linha do tipo Windows, CR+LF, serão substituídas por apenas LF, o padrão do Linux. Verifique com um editor de textos o resultado obtido neste arquivo. Veja na Figura 2 o resultado.

Conteúdo gerado para o arquivo dict.dat
Figura 2. Conteúdo gerado para o arquivo dict.dat.

Vamos agora criar a tabela no banco de dados para armazenar a lista de palavras do dicionário. No pgAdmin III, execute a instrução SQL contida na Listagem 21. O tipo de dados serial em PostgreSQL é na verdade um alias para um inteiro (int ou int4) vinculado a uma seqüência, ou seja, o campo id será um auto-incremento.

Listagem 21. Criação da tabela DICT para armazenar palavras do dicionário.

CREATE TABLE dict (

id serial PRIMARY KEY,

word varchar

);

Em seguida, através da linha de comando do Linux, execute as instruções da Listagem 22. Isso fará com que as palavras presentes no arquivo de texto dict.dat sejam definitivamente importadas para a tabela DICT que acabamos de criar no PostgreSQL. No exemplo, sqlmag8 refere-se ao nome do banco de dados utilizado nos testes (criado na Listagem 9).

Listagem 22. Importação dos dados do arquivo de texto dict.dat para a tabela DICT no PostgreSQL.

$ (echo "copy dict (word) from stdin;"; cat dict.dat) |\ psql sqlmag8

Verifique o conteúdo da tabela DICT através das instruções SQL da Listagem 23. A primeira executa a contagem de registros na tabela e a segunda exibe as primeiras 100 linhas desta, que devem ser coincidentes com o arquivo de texto dict.dat. O resultado é ilustrado na Figura 3.

Listagem 23. Verificando o conteúdo da tabela DICT.

--contagem total das linhas

SELECT count(1) FROM dict;

 

--verificação do conteúdo da tabela

SELECT id, word FROM dict LIMIT 100;
Resultado da segunda consulta apresentada na Listagem 23
Figura 3. Resultado da segunda consulta apresentada na Listagem 23.

Agora que possuímos uma tabela com um volume razoável, com um pouco mais de 300 mil registros, podemos realizar o benchmark das linguagens procedurais.

Através das instruções SQL contidas na Listagem 24 criaremos os índices reversos vinculados a cada uma das funções do tipo reverse().

Listagem 24. Criação dos índices reversos da tabela DICT.

-- linguagem C

CREATE INDEX dict_ix1 ON dict (

reverse(word) varchar_pattern_ops);

 

-- linguagem PL/Perl

CREATE INDEX dict_ix2 ON dict (

reverse2(word) varchar_pattern_ops);

 

-- linguagem PL/Python

CREATE INDEX dict_ix3 ON dict (

reverse3(word) varchar_pattern_ops);

 

-- linguagem PL/pgSQL

CREATE INDEX dict_ix4 ON dict (

reverse4(word) varchar_pattern_ops);

 

-- linguagem PL/pgSQL

CREATE INDEX dict_ix5 ON dict (

reverse5(word) varchar_pattern_ops);

 

-- linguagem SQL

CREATE INDEX dict_ix6 ON dict (

reverse6(word) varchar_pattern_ops);

Para testar o funcionamento do índice que utiliza a função reverse(), escrita em linguagem C, basta executar a instrução SQL da Listagem 25. Com esta requisição são retornadas rapidamente as palavras do dicionário que sejam finalizadas pelo texto “escola”. Sem o índice, o tempo de resposta poderia ser efetivamente desastroso para o servidor de banco de dados.

Listagem 25. Utilização da função reverse() em índice da tabela DICT.

SELECT *

FROM dict

WHERE reverse(word) LIKE reverse("%escola")

ORDER BY id;

Veja na Figura 4 o resultado obtido com a instrução SQL. Observe que a função reverse() está presente em ambos os lados do operador LIKE. Podemos fazer o teste com as demais funções com a simples substituição no texto da instrução SQL pelos nomes reverse2, reverse3, e assim por diante. Com isso, teremos uma idéia da diferença no desempenho entre as diferentes linguagens procedurais.

Utilizando a função reverse()
Figura 4. Utilizando a função reverse().

Agora que os índices reversos foram definidos na tabela DICT, podemos forçar a recriação de cada um deles através da instrução de DDL contida na Listagem 26. Execute os comandos REINDEX individualmente, e em cada invocação observe a duração do processo. Este tempo definirá quão otimizada a função em questão é, uma vez que ela será chamada neste teste pelo menos 300 mil vezes durante a recriação do índice.

Listagem 26. Recriação dos índices reversos da tabela DICT.

-- linguagem C

REINDEX INDEX dict_ix1;

 

-- linguagem PL/Perl

REINDEX INDEX dict_ix2;

 

-- linguagem PL/Python

REINDEX INDEX dict_ix3;

 

-- linguagem PL/pgSQL

REINDEX INDEX dict_ix4;

 

-- linguagem PL/pgSQL

REINDEX INDEX dict_ix5;

 

-- linguagem SQL

REINDEX INDEX dict_ix6;

No melhor caso, como esperado, o índice baseado na função em linguagem C foi recriado em 3,5s. Em PL/Perl levou 6,4s e em PL/Python 5,5s. Os piores casos foram registrados com as linguagens PL/pgSQL, com 10 s (com loop) e 18 s (recursiva), e na linguagem SQL com 14s.

Apesar de termos tido uma boa idéia sobre o desempenho das funções em cada linguagem, podemos estar fazendo aproximações grosseiras devido a outros fatores envolvidos no sistema gerenciador de banco de dados.

Uma das fundamentais diferenças reside num conceito extremamente importante no SGBD: o cache das informações. A tabela DICT usada previamente nos testes, apesar de conter mais de 300 mil linhas, possui apenas 13 MB de tamanho em disco. Seus índices, por sua vez, ocupam apenas 47 MB (vide Figura 5). Com isso, bastam 60 MB de espaço para armazenar todas estas estruturas completamente em memória. Lembre-se também que a cláusula IMMUTABLE na criação das funções faz com que os resultados das chamadas a elas sejam também sujeitos a algoritmos de caching.

Informações sobre a tabela usada como exemplo
Figura 5. Informações sobre a tabela usada como exemplo.

Por estas razões, é preciso aplicar os procedimentos de criação de índices reversos em uma tabela com maior volume de dados num servidor PostgreSQL otimizado e num ambiente próximo ao de produção para mensurar as reais diferenças entre as abordagens.

Esse teste foi realizado com uma tabela contendo cerca de 10,5 milhões de linhas de uma base de dados real de um cadastro de pessoas. Os índices reversos foram criados no campo contendo o nome completo de cada indivíduo. Uma poderosa aplicação deste conceito é que com instruções SQL semelhantes à da Listagem 25 podemos efetuar buscas de pessoas pelo sobrenome. E como agora o volume da tabela e índices passa a ser de grande porte (cerca de 2,5 GB ao total), a influência do mecanismo de cache é minimizada consideravelmente.

A Tabela 1 foi montada com base em médias de medições de tempo em sucessivas execuções da instrução REINDEX em cada uma das funções do tipo reverse() nessa base de dados de pessoas.

Linguagem Função Tempo Decorrido (segundos) Relação com a Linguagem C (em %)
C reverse() 11,37s -
Perl reverse2() 85,97s 756% acima
PL/Python reverse3() 58,89s 518% acima
PL/pgSQL reverse4() 218,18s 1919% acima
PL/pgSQL reverse5() 546,62s 4807% acima
SQL reverse6() 311,77s 2742% acima
Tabela 1. Tempos de resposta obtidos em cada função.

As mesmas informações são apresentadas no formato de gráfico, em unidade de segundos, na Figura 6.

Comparação dos tempos decorridos em segundos em cada abordagem
Figura 6. Comparação dos tempos decorridos em segundos em cada abordagem.

A abordagem em linguagem C foi simplesmente esmagadora: chegou a ser de 5 a 48 vezes mais rápida que as demais. As funções em linguagens PL/pgSQL e SQL revelaram-se as piores no quesito desempenho, especialmente a reverse5(), que implementa a recursividade. As linguagens interpretadas Perl e Python ficaram mais próximas do resultado ideal com a linguagem C.

Conclusões

Neste artigo foram apresentadas técnicas de otimizações em consultas usando o SGBD PostgreSQL usando índices reversos. Vimos que uma função customizada responsável pela inversão de strings pode ser desenvolvida de inúmeras maneiras e utilizando as várias linguagens procedurais disponíveis no PostgreSQL, tendo o mesmo resultado final. Quando a performance é um fator decisivo, percebemos a partir de testes realizados que as linguagens C (principalmente), PL/Phyton e PL/Perl são as que apresentam, respectivamente, os melhores desempenho em consultas e criações de índices, o que nos dá um bom indicador para quando precisamos levar em consideração o desempenho final da aplicação.

Quando olhamos para a simplicidade de codificação de cada uma das linguagens utilizadas, exclusivamente no caso da função reverse(), as linguagens PL/PERL e PL/Phyton foram as funções mais simples de serem implementadas, o que pode ser observado pela complexidade dos códigos descritos nas Listagens 13 e 14. A complexidade da linguagem SQL (Listagem 17) também é baixa, comparada com as demais linguagens utilizada. Assim, é necessário fazer uma análise a respeito de “desempenho x complexidade” quando formos construir uma função a ser utilizada pelo PostgreSQL. Como a implementação da função é realizada em um único momento, enquanto que a sua execução é feita milhares de vezes, acredita-se que possa valer a pena investir um pouco mais de esforço na codificação da função com o propósito de usufruir de um melhor desempenho do banco de dados.