Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 20. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler este artigo em PDFimagem_pdf.jpgna; mso-fareast-font-family: Times; mso-fareast-language: EN-US"> 

De que se trata o artigo:

Este artigo aborda o desenvolvimento de aplicações Java utilizando componentes AJAX incluídos no framework JWL como mecanismo para simplificar o desenvolvimento destas aplicações e principalmente contribuir para o melhor desempenho dessas aplicações.

Para que serve:

Ao utilizar a tecnologia AJAX evitamos que a cada requisição feita a um servidor toda página seja carregada, o que pode representar um alto custo de processamento em um servidor. Adotando-se um framework já conhecido para esta tarefa, que é o caso do framework JWL, o processo de desenvolvimento de tais aplicações torna-se mais simples.

Em que situação o tema é útil:

O conteúdo deste artigo é bastante útil para aqueles que desenvolvem aplicações Web utilizando a linguagem Java de forma integrada à tecnologia Ajax e que já adotam ou desejam adotar o framework JWL para apoiar o desenvolvimento destas aplicações, pois são apresentados os componentes Ajax incluídos no framework JWL além de mecanismos que ensinam como utilizá-los no desenvolvimento de aplicações reais.

 

Em 2005, a IBM apresentou o JWL (JavaServer Faces Widget Library). Essa biblioteca incrementou o JSP e páginas HTML com um rico conjunto de componentes de entrada, saída e navegação. Se você não estiver familiarizado com JWL e deseja saber mais sobre ele, você pode usar os seguintes artigos na página da IBM para que você tenha uma idéia do que o JWL pode oferecer:

1. Desenvolvendo uma aplicação com o DataGrid do JWL usando Rational Application Developer: http://www.ibm.com/developerworks/rational/library/06/0117_gallagher/;

2. O Componente Tree do JWL: http://www.ibm.com/developerworks/rational/library/05/1220_coffey/;

 

Com a publicação da versão 6.0 do RAD (Rational Application Developer), a IBM introduziu um sistema de apoio muito melhorado para componentes AJAX do JWL. Neste artigo, você conhecerá sobre esses componentes e iremos ver isso na prática com três exercícios ensinando como usá-los. Você também encontrará exemplos de códigos fonte que você pode utilizar em seus trabalhos.

 

JWL (JavaServer Faces Widget Library)

JWL (JavaServer Faces Widget Library) é uma biblioteca de widget da Web criada pela IBM que é baseada no IBM JSF que integra widgets de várias origens.

A biblioteca JWL inclui os componentes JSF do Rational Application Developer, com exceção daqueles componentes básicos do JSF que já estão incluídos e disponíveis no Servidor de Aplicativos. Isso inclui os componentes JSF estendidos da IBM e os componentes estendidos de Odyssey. A JWL também estende o JSF com recursos do lado do cliente baseadas no browser na forma da OBF (Odyssey Browser Framework).

Além do JWL possibilitar a criação de páginas JSP e HTML com um conjunto mais rico de componentes de entrada, saída e navegação, ele também inclui apoio para interações de páginas baseadas em Ajax de forma que componentes mais complexos possam ser incluídos nas páginas. Isto possibilita uma interação mais flexível com o servidor Web, não requerendo que uma página submetida ao servidor seja recarregada totalmente a cada interação (comportamento característico da tecnologia AJAX, que recarrega somente partes requeridas de uma tela), o que resultaria em maior custo de processamento e conseqüentemente afetaria a performance da aplicação.

Entre os exemplos de widgets incluídos na biblioteca JWL, estão um componente de seção, um componente de barra de menu, um componente de árvore (tree), um componente de calendário, um componente de controle de tempo, um assistente de entrada caractere a caractere, gerenciamento de menu por contexto, dentre outros.

O JWL consiste de duas partes:

1.      A biblioteca de tags JSF que incorpora as tags JSF estendidas pela IBM. Widgets de UI podem ser colocados em uma página através das operações de arrastar e soltar a partir de uma paleta de componentes (como veremos neste artigo).

2.      Um JavaScript stand-alone que implementa em tempo de execução os componentes JWL em uma página HTML.

 

A JWL é empacotada em dois arquivos JAR: odc-jsf.jar e jsf-ibm.jar, localizados no diretório ${WAS_HOME}\optionalLibraries\IBM\jwl\2.0.

 

JWL e Ajax

Uma tag do AJAX pode ser definida como uma tag “filha” de qualquer uma das tags panel do JWL. A tag do AJAX define um conteúdo alternativo para o panel. Uma tag do AJAX faz uma requisição ao servidor quando o panel que contém a tag do AJAX é invocada. O servidor processa a requisição e retorna o controle para o panel.

Existem três componentes do AJAX presentes na biblioteca do JWL. Eles serão discutidos em detalhes nas subseções seguintes.

Obtendo Contéudo

A tag permite que o conteúdo de uma mesma página JSF seja substituído assincronamente com a tag “pai”. O conteúdo é recuperado através do uso da requisição HTTP GET. Esta tag é usada quando você não necessita passar muitas informações ao servidor ou quando você está interessado em apenas um número limitado de parâmetros ao invés de passar todos eles.

Os seguintes passos descrevem como esta tag pode ser usada (todos os exercícios são feitos usando RAD 6.1 e Eclipse como IDE):

1.          Crie uma nova página JSF ajaxRefreshRequestExample.jsp clicando nas opções File à New à Other à Web à Web Page (ver Figura 1).

 

Figura 1. Criando uma nova página JSP AjaxRefreshRequestExample.jsp

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo