Por que eu devo ler este artigo:Este artigo tem como objetivo esclarecer conceitos chaves sobre o autogerenciamento em equipes de Engenharia de Software. Baseando-se em pesquisas recentes que foram realizadas na área, será apresentado um conjunto de desafios para a utilização deste tipo de equipe no contexto empresarial. Este tema é útil para profissionais e empreendedores que desejam ou que já estão implantando o autogerenciamento, um dos princípios do manifesto ágil, em equipes de software.

O desenvolvimento de software é uma atividade intelectual que depende essencialmente de pessoas, que geralmente formam equipes, e trabalham juntas para entregar os softwares ou serviços contratados.

O conceito de equipes nasceu dos primeiros esportes coletivos, onde cada esportista tinha uma posição e uma responsabilidade específica e, apesar dessas habilidades dos jogadores serem importantes, a equipe dependia de como o conjunto das habilidades deles se combinavam.

Essas equipes são formadas por “um grupo de pessoas que trabalham na mesma tarefa, ou que unem os esforços com um mesmo propósito”. Uma equipe realmente existe quando um grupo de pessoas funciona como um todo, ou seja, seus objetivos finais são comuns (Figura 1a).

O trabalho em equipe se tornará ineficiente caso cada indivíduo apresente uma visão diferente do seu trabalho, como ilustrado na Figura 1b e os indivíduos se esforcem, mas não tenham um alinhamento de propósito comum, visão compartilhada e compreensão de como complementar os esforços uns dos outros.

Figura 1. Direcionamento da energia dos indivíduos em equipe (a) e isolados (b)

O conceito de equipes autogerenciadas surgiu na década de 50 a partir de estudos com equipes de minas de carvão que tinham trabalhadores responsáveis por gerenciar e monitorar seus próprios processos e executar suas tarefas.

No contexto da engenharia de software, apesar de já ser utilizado previamente, o conceito e utilização prática de equipes autogerenciadas foram fortemente difundidos após a divulgação e forte adoção das metodologias ágeis, em 2001. Com isso, este tipo de equipe recebe muita atenção tanto da indústria quanto da academia [1].

O Manifesto Ágil afirma que “as melhores arquiteturas, requisitos e projetos emergem de equipes autogerenciadas”. O autogerenciamento é, portanto, um dos 12 princípios das metodologias ágeis.

Alguns pesquisadores afirmam que o fator “equipes autogerenciadas” é preponderante para o sucesso do desenvolvimento de software ágil [5]. Assim, entender o que é o autogerenciamento de equipes e quais são os principais fatores que influenciam a efetividade destes tipos de equipes passa a ser de suma importância para quem já adota ou quem pretende adotar o uso de métodos ágeis, ou simplesmente o princípio do autogerenciamento de equipes no desenvolvimento de software.

Autogerenciamento e efetividade

Como nova alternativa, em contraponto ao gerenciamento tradicional e hierárquico, começou a surgir às iniciativas para o autogerenciamento. Propondo-se, assim, uma estrutura de equipe dif ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo