De que se trata o artigo

Apresenta user experience (ou experiência do usuário) como fator determinante para o projeto e avaliação da usabilidade de interface de usuário de produtos que fazem uso de interface touch screen.


Para que serve

Orientar como proceder a avaliação da usabilidade de produtos que fazem uso de interface touch screen considerando a experiência do usuário como norteador do processo de avaliação.


Em que situação o tema é útil

Na avaliação da usabilidade da interface touch screen de produtos que visam identificar se a interface de usuário é intuitiva e permite ao usuário utilizá-la de maneira mais efetiva. Também é útil quando se deseja combinar a avaliação com testes de usabilidade.

Usabilidade tem sido um dos fatores utilizados por empresas para conquistar novos usuários (consumidores). Este artigo trata da usabilidade de produtos. De acordo com a Norma 9241-11 da ISO (International Organization for Standardization), a usabilidade é definida como “o alcance para o qual um produto pode ser utilizado por determinados usuários para atingirem metas específicas com efetividade, eficiência e satisfação dentro de um contexto específico”. Perceba que esses objetivos compreendem a base do que é denominado “user experience”. Mas, o que é user experience? Trata-se da experiência do usuário quando interage com produtos ou serviços. Aqui, produto pode ser qualquer coisa como, por exemplo, um notebook, um aparelho celular ou smartphone, um painel de automóvel ou software. Qualquer desses produtos ou até serviços (como oferecidos em web sites), têm a usabilidade como atributo determinante da qualidade perceptível aos usuários.

Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir e explorar experiência e percepção do usuário no uso e adoção de novas tecnologias. O artigo destaca como a Apple tem inovado em seus produtos provendo usabilidade levando em consideração a experiência do usuário.

Foco na Usabilidade

Projetar novos produtos requer preocupação constante com o usuário final e a maneira através da qual ele interage com o produto. Trata-se da experiência do usuário. Ghandhi expressou bem isso dizendo:

“Em nossas premissas, um cliente é o ator mais importante. Ele não depende de nós; Nós dependemos dele. Ele não perturba nosso trabalho; Ele é a razão de nosso trabalho. Ele não é um estranho em nosso negócio; Ele é parte dele. Nós não estamos fazendo-lhe qualquer generosidade ao servi-lo; Ele, sim, está nos fazendo uma generosidade ao nos dar oportunidade de fazer isso.” Mahatma Gandhi.

O sucesso de novos produtos não depende apenas dos esforços das equipes de propaganda e marketing, mas da inovação que as empresas colocam em seus produtos. E essa inovação vem de quanto as empresas estão preocupadas com seus usuários (clientes) e, principalmente, pela maneira através da qual vêem os produtos. Aqui, a experiência do usuário no uso produto ou serviço é essencial. Nesse sentido, como destacado por Gandhi, o usuário (cliente) é a parte mais importante do negócio. Dentro desse contexto, este artigo visa discutir e explorar experiência e percepção do usuário no uso e adoção de novas tecnologias. E esses aspectos estão diretamente relacionados com a usabilidade.

A usabilidade é uma característica de um produto ou serviço que informa quão fácil de usar e aprender esse produto (ou serviço) é. Em outras palavras, serve como um indicador de quão intuitivo é utilizar aquele produto (ou serviço). Essa característica influencia diretamente o interesse do usuário em utilizar ou não um produto ou serviço. No entanto, em diversos produtos, assim como em sistemas de software, a usabilidade deve ser avaliada não apenas quando o produto está pronto, mas também durante todo o processo de desenvolvimento, visando assegurar o nível desejado de usabilidade. Isso é o que preconiza o ...

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