Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre boas práticas.
Backup e restauração no SQL Server
Backup e restauração de backups de banco de dados são as funcionalidades disponíveis no SQL Server para que o administrador de banco de dados mantenha sempre uma ou mais cópias de segurança do banco de dados para que em caso de desastre com o servidor, seja possível voltar o banco de dados ao estado que o mesmo se encontrava minutos ou segundos antes da corrupção dos dados.

Este artigo traz um resumo referente às funcionalidades de backup e restauração de um banco de dados SQL Server. Serão apresentadas informações sobre como escolher a melhor estratégia de backup para cada ambiente de banco de dados, bem como informações sobre a automatização dos serviços de backup de um banco de dados. Informações sobre como restaurar um banco de dados utilizando tanto as ferramentas gráficas quanto via código SQL serão apresentadas aos usuários.

Em que situação o artigo será útil
Este artigo será útil para os administradores de banco de dados (DBA) no entendimento referente ao funcionamento de backups de banco de dados bem como o mecanismo de restauração. As informações contidas neste artigo também serão úteis para apresentar como automatizar as rotinas de backup utilizando a ferramenta de plano de manutenção e o SQL Server Agent.

Proteger o banco de dados é uma das mais importantes tarefas que o administrador de banco de dados precisa realizar, pois assim como todo equipamento, o servidor onde o banco de dados está armazenado poderá sofrer danos no seu hardware como perda do disco. Problemas externos também podem atingir o servidor como descargas elétricas, desastres naturais ou até mesmo erros por parte dos usuários que acessam o banco, fazendo uma exclusão acidental de um registro.

Para que o banco de dados esteja sempre protegido, é tarefa do administrador de banco de dados estudar, planejar, implementar, gerenciar e testar uma estratégia de backup adequada a empresa pelo qual trabalha ou presta consultoria. Esta tarefa consiste no armazenamento das informações do banco de dados em um ou mais lugares fora do servidor como, por exemplo, fitas de backup, storages, discos externos, entre outros dispositivos.

Ao longo deste artigo será dada ao administrador de banco de dados uma explicação abrangente de como planejar a melhor estratégia de backup, entender melhor todos os tipos de backup disponíveis no SQL Server, e saber quais passos deverão ser executados para proceder uma restauração completa de banco de dados perdendo o mínimo ou nenhum dado.

Estratégias de backup

A melhor estratégia de backup é aquela que consiga atender da melhor forma a necessidade de uma empresa, fazendo com que nenhum dado (ou o mínimo possível deles) seja perdido durante uma possível falha do hardware ou erro por parte do usuário (exclusão acidental de registro). Dependendo do caso, pode ser que uma estratégia de backup com uma execução diária apenas de backup completo atenda as necessidades da empresa, mas também podem ocorrer casos (na verdade a grande maioria deles) em que uma estratégia um pouco mais robusta, com execuções de backup completo diariamente ou nos finais de semana, execuções de backups diferenciais e de log de transação atenda a expectativa de segurança dos dados, fazendo com que seja oferecida uma maior segurança e nenhum dado seja perdido.

Para que este artigo possa auxiliar o administrador de banco de dados na escolha da melhor estratégia de backup, as próximas seções exemplificarão os tipos de backup disponíveis no SQL Server.

Tipos de backup

O SQL Server disponibiliza para os administradores de banco de dados algumas opções de backups, de forma que o banco de dados em questão não perca nenhuma informação, ou o mínimo possível delas em caso de falha de hardware ou em caso de falha causada pelo usuário (como, por exemplo, exclusão acidental de registros).

Os tipos disponíveis são o backup completo (também conhecido como backup full), backup diferencial (também conhecido como backup differential), backup do log de transação (também conhecido como backup do transaction log ou backup incremental), backup do grupo de arquivos (também conhecido como backup do filegroup) e backup parcial. O único tipo de backup obrigatório em qualquer estratégia de backup é o backup completo, pois é a partir dele que uma restauração de banco de dados se inicia e também é pré-requisito para a restauração de qualquer outro tipo de backup. Sem um backup completo não é possível realizar um backup diferencial ou do log de transação, por exemplo, retornando um erro para o administrador de banco de dados.

Backup completo

O backup completo (também chamado de backup full) é aquele onde o administrador de banco de dados irá armazenar em um disco, fita ou outro dispositivo, todos os dados do banco de dados. Este tipo de backup é obrigatório em qualquer estratégia de backup, pois é o primeiro backup requerido no processo de restauração.

O backup completo captura todas as páginas de dados que contem dados, desprezando todas as outras páginas que não têm dados, fazendo com que um backup completo de banco de dados seja de um tamanho menor do que o próprio banco de dados. A operação de backup completo (aliás, qualquer operação de backup) pode ser executada com o banco de dados em operação. Quando o comando para que o banco de dados inicie o processo de backup é executado, o SQL Server executa os seguintes passos:

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo