Por que eu devo ler este artigo:As técnicas de BI (Business Intelligence) estão sendo cada vez mais utilizadas por empresas com o intuito de possibilitar vantagens competitivas, auxiliando em particular nos processos de tomada de decisões estratégicas.

Nesse contexto, este artigo é útil para quem deseja oferecer aos seus clientes ferramentas para análise de dados, que poderão funcionar, por exemplo, como indicadores de desempenho, os quais podem mostrar de maneira rápida e visual – por meio de gráficos – como está a situação da empresa em um dado momento no que diz respeito ao cumprimento de metas.

Com o FastCube é possível apresentar dados multidimensionais na forma de gráficos intuitivos e simples de serem analisados.
Autores: Jones Granatyr, Edson Emílio Scalabrin, Fábio Alexandre Taffe e Alan Diego Darold

Conhecimento é um componente essencial para qualquer organização. Ele é o elemento chave e valioso para a tomada de uma decisão estratégica segura em uma empresa.

É por meio da correta utilização do conhecimento que uma empresa terá melhor condição de decidir sobre, por exemplo, quando realizar o lançamento de um novo produto, para que tipo de mercado o produto deve ser divulgado ou quais são as previsões de lucro dado que uma estratégia específica de marketing será executada.

Além disso, a disponibilidade de dados – em um esquema multidimensional – sobre situações passadas da empresa possibilita a descoberta de padrões de comportamentos por meio de algoritmos de aprendizagem de máquina.

Esses padrões podem possibilitar a realização de previsões futuras de como uma empresa estará nos próximos anos caso continue seguindo os padrões identificados. Desta forma, informações que aparentemente estejam perdidas em meio a milhares de dados podem ser recuperadas.

Em geral, empresas tanto do setor comercial quanto do setor industrial, ainda usam sistemas de informação transacionais para o processamento dos dados de seus negócios. Esses sistemas são assim chamados por tratarem das atividades do cotidiano da empresa.

Eles são voltados para operações de manutenção de dados, ou seja, inclusão, alteração, exclusão e consulta. Por exemplo, um software de hotelaria irá gerenciar os principais processos deste setor, bem como a entrada/saída de hóspedes, reserva de apartamentos e controle dos consumos do frigobar.

Por outro lado, um software para controle de folha de pagamento terá como principais funções o cadastro dos funcionários, a geração da folha de pagamento e os cálculos dos impostos a pagar.

Em geral, esses sistemas possibilitam a visualização de relatórios gerenciais, os quais apresentam informações sobre a operação da empresa. Uma listagem das reservas de apartamentos por data e uma listagem da folha de pagamento do mês são dois exemplos para esses cenários.

Na maioria das vezes, somente este tipo de informação não é suficiente para que a empresa possa efetivamente tomar uma decisão. Responder questões como: Qual o perfil do hóspede que o hotel recebe? São hóspedes que viajam a trabalho ou para turismo?

As respostas para essas questões podem gerar conhecimento, ou seja, com base no perfil dos hóspedes podem ser determinadas estratégias de marketing para a divulgação do hotel. Neste sentido, pode-se definir se a campanha de divulgação terá como público alvo empresas que possuem vendedores viajantes ou sites de turismo da cidade.

Com relação ao exemplo da folha de pagamento, ter o conhecimento de quantos funcionários a empresa poderá manter o salário nos próximos anos pode levar à tomada de decisão sobre a contração ou não de novos funcionários. Como pôde ser observado nesses dois exemplos, o conhecimento possui muito mais profundidade do que a informação, ou seja, enquanto a informação possui um caráter meramente informativo, o conhecimento auxilia nos processos de tomada de decisões estratégicas.

Dentro deste contexto surgem as técnicas de Business Intelligence (BI). Elas assumem formas de ferramentas computacionais que auxiliam a visualização, a análise e a interpretação das informações, com o intuito de que elas gerem conhecimento para as organizações. Baseado nisso, o objetivo deste artigo é abordar a ferramenta FastCube desenvolvida pela empresa Fast Reports. Tal ferramenta apresenta todas as características que possibilitam colocar em prática os processos de BI.

Será construído um exemplo completo em Delphi utilizando o sistema gerenciador de banco de dados SQL Server, no qual serão abordados os principais recursos do FastCube, tais como: construção de modelo de dados multidimensional; visualização na forma de um cubo; filtragem; agrupamento; ordenação; formatação condicional; e definição e análise de indicadores de desempenho.

As duas próximas seções apresentam os conceitos básicos que envolvem BI, bem como os termos OLAP (On-Line Analytical Processing) e modelagem multidimensional. O entendimento desses conceitos é fundamental para o entendimento do FastCube e dos exemplos práticos abordados posteriormente.

Business Intelligence

As tecnologias de BI foram concebidas para prover vantagens informacionais às empresas em suas operações e decisões. Isso é obtido por meio de uma apresentação singular da informação para subsidiar estratégias de tomadas de decisões gerenciais/executivas.

Em suma, um software de BI deve ser capaz de filtrar informações e transformá-las em conhecimento útil que possa caracterizar vantagens competitivas para as organizações.

Além disso, o BI visa a criação de relatórios gerenciais para todos os níveis da organização e para todos os tipos de pessoas que tomam decisões dentro das empresas. Neste contexto, existem basicamente três classes de relatórios, que são: (i) dashboard; (ii) produção; e (iii) analítico.

O dashboard é um relatório altamente sumarizado e formado por agregações, as quais podem apresentar informações gráficas do que está acontecendo na empresa. Em geral, esse tipo de relatório é utilizado em decisões estratégicas, como para decidir se é viável conceder um desconto para um determinado produto.

A segunda classe de relatório, por sua vez, é em geral fornecida pelo próprio sistema e um exemplo é uma simples listagem dos produtos mais vendidos. Por fim, os relatórios analíticos possibilitam a interação com o usuário, como a adição dinâmica de colunas e valores personalizados.

Desta forma, essa classe de relatório permite a utilização de ferramentas para mostrar cálculos complexos. Esse tipo de relatório fornece as informações mais valiosas para as organizações.

Em resumo, BI preocupa-se em transformar os dados em informação que as empresas possam utilizar em seus negócios, objetivando melhorar e facilitar seus processos gerenciais. Isso é obtido por meio da integração de diversas fontes de dados que podem existir em uma empresa, ou seja, bases de dados, arquivos de texto, planilhas eletrônicas, log de servidores, dentre outros. Essas fontes de dados podem ser agrupadas, e por meio desse agrupamento o gestor pode tirar conclusões sobre como a empresa encontrava-se em um determinado período, como encontra-se atualmente e também realizar previsões de como os negócios estarão no futuro. Por meio de BI, os gestores terão a capacidade de responder a uma série de questões relativas a determinadas áreas da empresa.

No contexto de BI existem quatro tecnologias fundamentais para sua operacionalização: (i) banco de dados, (ii) pacote de ferramentas de mineração de dados e estatísticas, (iii) OLAP e (iv) visualização. A primeira tecnologia são os bancos de dados, os quais necessitam estar preparados para a realização de análises.

O segundo item representa uma grand ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo