Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo abordaremos uma funcionalidade recentemente suportada pelo SQL Server a partir da versão 2014, o CSV (Cluster Shared Volume). Esta traz vários benefícios se comparada com um FCI (Failover Cluster Instance) com o armazenamento mais utilizado - Shared Storage. Um FCI faz parte das soluções de alta disponibilidade do SQL Server desde suas versões mais antigas. Esta solução pode tornar a utilização do armazenamento mais eficiente, por utilizar várias instâncias em uma mesma lun (logical unit number), eliminando a limitação de letras atribuídas às unidades lógicas.

Uma FCI (Failover Cluster Instance) faz parte do SQL Server Always On e é executada em um grupo de recursos do WSFC (Windows Server Failover Clustering) para prover alta disponibilidade em nível de instância e failover automático. Temos uma única instância do SQL Server instalada em nós do cluster, onde em caso de falha de um nó, o outro se torna proprietário do grupo de recursos e os serviços do SQL Server são iniciados. Isso permite manter o ambiente disponível, evitando a interrupção do serviço. No momento em que uma FCI é iniciada, um dos nós torna-se proprietário dos recursos e a instância de banco de dados se torna online.

A instalação dos binários do SQL Server é realizada em todos os nós envolvidos, porém, neste caso, os serviços serão gerenciados pelo cluster. Cada nó terá apenas os binários do SQL Server, uma vez que os recursos da instância estarão em propriedade do nó ativo. Com o armazenamento de Shared Storage, podemos instalar até 25 instâncias para cada WSFC. Esta limitação ocorre devido ao número de letras disponíveis no alfabeto para utilizarmos nas unidades. Com o CSV (Cluster Shared Volume) não temos esta limitação.

Para configuração de uma FCI, é necessário que os servidores envolvidos sejam executados em um cluster. Além disso, é necessário utilizar edições do SQL Server como Enterprise Edition, Business Inteligence ou Standard Edition. A edição Enterprise suporta até dezesseis nós de FCI, enquanto as versões Business Inteligence e Standard suportam até dois nós.

É necessário que o ambiente tenha um servidor DNS (Domain Name System) configurado, pois a instalação do SQL Server em cluster registra um nome virtual que referencia a interface de IP. A configuração de DNS deve permitir que os nós do cluster registrem um mapa de endereços de IP para o nome de rede. Caso não seja possível efetuar o registro, a instalação falhará.

Disco de Quórum

Determinamos se um cluster necessita de um disco de quórum dependendo da quantidade de elementos votantes de um cluster. Cada elemento do cluster tem um voto válido, um cluster se mantém ativo ou é iniciado se a maioria dos votos válidos estiver ativa.

Uma configuração de quórum adequada tem efeitos diretos na disponibilidade do cluster, assegurand ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo